O 13° salário é conhecido como uma “gratificação de natal”, visto que se trata de um bônus salarial em dinheiro dado nesta época do ano. Mas, entender mais sobre o 13° salário o que é pode ser libertador para sua vida financeira. 

Estamos falando de um salário extra que é concedido a aposentados, pensionistas do INSS e trabalhadores que possuem carteira assinada. Na prática, o 13° salário tem desconto (INSS, FGTS e IR) e é pago em duas parcelas, normalmente, entre os meses de fevereiro e novembro. 

Contudo, com a atual pandemia, o 13° salário INSS 2020 foi antecipado (pago entre abril e junho), o que causou um certo alívio no orçamento familiar de muitos brasileiros… 

Já o 13° salário CLT, continuou na data prevista, sendo a primeira parcela para o dia 30 de novembro e a segunda para 20 de dezembro.

Com isso, milhares de pessoas ainda estão indecisas sobre como utilizar seu décimo terceiro salário, considerando que as demandas são muitas…

Será que é mais vantajoso pagar as dívidas? Ou vale mais a pena antecipar o pagamento de contas como IPTU e IPVA? Ou quem sabe se usa para comprar os presentes de natal à vista?

Bom, o 13° salário valor já está na conta e você precisa se decidir o quanto antes, afinal, dinheiro parado é dinheiro mal usado, concorda? Por isso, preparamos este guia com 5 dicas de como usar o seu décimo de maneira inteligente! Vamos nessa?!

1- Use o 13° salário como reserva financeira

Ao contrário do que muitos pensam, o décimo pode e deve ser utilizado como recurso para futuros contratempos financeiros. 

Ao receber esse bônus, a primeira coisa que pensamos é usar para quitar contas ou até mesmo gastar. 

Porém, saiba que, ao menos uma parte do valor, é necessário reservar. Inclusive, você pode pensar em fazer investimentos com a quantia poupada.

Dessa maneira, além de ter um fundo de emergência caso precise, também poderá render lucros para seu futuro.

2- Antecipe contas com seu 13° salário

O 13° salário tem desconto, mas ainda assim o valor final pode ser bem útil para antecipar algumas contas que o ano novo traz. 

E são muitas as despesas… IPTU, IPVA, IR, matrícula e compra de material escolar, contas referentes às compras de final de ano, seguros, entre outras…

Por essa razão, uma das nossas dicas de como usar seu décimo de maneira sábia é segurar o valor no final de ano para quitar essas despesas.

Assim, você entra o novo ano com uma folga em seu orçamento, visto que terá mais controle sobre seu dinheiro.

Além disso, utilizar seu 13° salário pagamento para antecipar tais contas é bom para seu bolso no sentido de economia, pois pode conseguir descontos. 

3- Utilize o décimo terceiro salário para quitar débitos

Outra forma de usar bem o dinheiro recebido com o décimo é para pagar as contas em atraso. 

Os brasileiros, devido a pouca educação financeira, são especialistas em se endividar…

Por isso, se você está com débitos pendentes em seu CPF, esse é o momento de quitá-los.

Mas, você não precisa usar o valor integral para pagar tais contas. 

O ideal é reservar cerca de 30% para investir ou criar um fundo de emergência e os 70% restantes utilizar com outros fins.

Além disso, dê prioridade a débitos com o cartão de crédito e cheque especial, visto que essas possuem taxas de juros mais altas e devem ser quitadas o quanto antes.

Isso dará um alívio em seu orçamento familiar e permitirá que comece o ano renovado, ou seja, podendo planejar suas finanças de forma mais tranquila.

4- Invista parte do 13° salário

Caso você não tenha débitos pendentes, certamente que boa parte do seu décimo sobrará.

Mas, antes de pensar em fazer compras para o natal e ano novo, cogite a ideia de investir.

Aproveite essa época e renove seus sonhos e objetivos e a melhor forma de realizá-los é poupando e investindo.

Por isso, separe uma parte do valor do décimo terceiro para fazer investimentos. Veja aqui como investir passo a passo.

Inclusive, talvez essa seja a maneira mais inteligente de lidar com seu dinheiro, visto que essa aplicação lhe renderá frutos ao longo do ano, não somente nessa época.

5- Utilize o décimo o planejamento financeiro

Por fim, nossa última dica de como fazer bom uso do seu décimo terceiro é aproveitando-o como suporte para o planejamento financeiro do ano que se inicia.

Pensando em curto prazo, faça uma lista com todas as suas despesas extras que terá nos próximos 12 meses.

Nessa lista entram presentes para aniversários e datas comemorativas, cursos que queira fazer, manutenção do carro, enfim.

Assim, divida o valor do 13° salário entre essas despesas, sendo uma forma de complementar o orçamento e evitar contrair dívidas.

No mais, você já sabe o que NÃO fazer, certo? Jamais utilize essa renda para fazer novas contas!

Então, agora que você já sabe mais sobre o 13° salário o que é e como funciona, não há desculpas para botar seu dinheiro fora, certo?

Use das dicas mencionadas neste material e tenha um maior controle financeiro em sua vida!