Foi aprovada neste fim do mês de julho a PEC Kamikaze, que liberou verba da União para aumentar o valor do Auxílio Brasil para 600 reais, duplicar o valor do atual vale-gás e custear o pagamento do Auxílio caminhoneiro.

O vale combustível para motoristas de caminhão regulamentados foi aprovado e começa a ser pago agora no mês de agosto, em seis parcelas de mil reais, conforme divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Por isso, preparamos este guia com mais informações sobre o vale caminhoneiro, para saber quem pode receber e os dias de pagamento atualizados. Confira!

O que é o Auxílio caminhoneiro?

O Auxílio caminhoneiro é um benefício pago no valor de R$1.000,00 a transportadores autônomos de cargas, no qual contemplará mais de 900 mil trabalhadores do setor.

Também conhecido como Benefício Emergencial aos Transportadores de Carga (Bem Caminhoneiro), o auxílio financeiro faz parte de um pacote de benefícios da PEC Kamikaze, aprovada no último dia 14 de julho.

Na prática, o auxílio será uma medida para minimizar o impacto do aumento no preço dos combustíveis nos últimos meses.

Quem tem direito ao Auxílio caminhoneiro?

Pode receber o Auxílio caminhoneiro de mil reais todos os transportadores de carga devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até a data de 31 de maio de 2022.

Vale reforçar que não será necessário apresentar comprovantes de compra de óleo diesel para ter acesso ao benefício. Mas, para ter direito, é preciso estar com a CNH e CPF em dia.

Será a Dataprev a responsável pela análise e processamento dos dados recebidos, classificando os profissionais elegíveis ao recebimento do Auxílio caminhoneiro.

Como será pago o benefício emergencial dos caminhoneiros?

Como mencionado acima, serão pagas seis parcelas do Auxílio caminhoneiro, cada uma delas no valor de R$1 mil, independentemente da quantidade de veículos que os transportadores possuem.

Calendário de pagamento do Auxílio dos caminhoneiros

Confira a seguir as datas em que será pago o benefício aos caminhoneiros o auxílio financeiro:

  • 1ª e 2ª parcela: dia 9 de agosto
  • 3ª parcela: dia 24 de setembro
  • 4ª parcela: dia 22 de outubro
  • 5ª parcela: dia 26 de novembro
  • 6ª parcela: dia 17 de dezembro

E aí, gostou de saber mais sobre esse benefício? Se você trabalha com o transporte rodoviário ou conhece alguém, compartilhe para salvar o calendário de pagamento atualizado!