As bandeiras de cartão de crédito são as principais responsáveis por definir que benefícios o seu cartão vai ter, como, por exemplo, se terá cobertura internacional ou não, ou seja, se você poderá comprar em sites e lojas no exterior. Além disso, as bandeiras também definem onde o cartão será aceito.

E, se você usa um cartão de crédito ou débito, com certeza já reparou que cada cartão tem uma só bandeira, certo? Mas, você sabe qual a diferença de um Visa para um Mastercard? Será que um tem mais vantagens do que o outro?

Bom, essas são dúvidas comuns da maioria dos usuários de cartão, ou seja, você não está sozinho. Por isso, para esclarecer de uma vez por todas essas questões, nós do Site Portal Finança preparamos este guia exclusivo para você!

Veja a seguir mais detalhes sobre o que é uma bandeira de cartão de crédito, como identificar a do seu cartão, os benefícios exclusivos que cada uma oferece, qual a melhor e muito mais! Vamos lá?!

O que são bandeiras de cartão de crédito?

De modo geral, as bandeiras de cartão (crédito ou débito) são empresas financeiras responsáveis por mediar a operação de venda entre o estabelecimento comercial e a operadora do cartão.

Resumidamente, podemos dizer que as bandeiras são quem validam a compra, através das informações necessárias, como o valor da compra e o número de parcelas, por exemplo, bem como determinam onde o cartão será aceito.

Como identificar a bandeira no cartão?

Aqui no Brasil, as bandeiras de cartão são identificadas pela logo sempre no canto inferior direito, na frente do cartão, seja ele de débito ou crédito.

Na parte traseira do cartão fica descrito o nome da bandeira e os números de contato, caso você precise tirar dúvidas ou resolver problemas.

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

Com relação ao funcionamento das bandeiras de cartões de crédito é muito simples. Basicamente, elas têm duas funções principais:

  • Padronizar como os adquirentes (empresas que alugam ou vendem as maquininhas, como Stone, a Cielo e a Rede, por exemplo) precisam processar a compra e venda quando o pagamento for via cartão
  • Precificar (colocar preço) os diferentes tipos de estabelecimentos comerciais

A bandeira trabalha diretamente em conjunto com a operadora do cartão de crédito. A operadora é responsável pela parte bancária, isto é, qual o limite será disponibilizado ao cliente, quais serão as taxas do cartão e etc.

Assim, bandeira e operadora de cartão de crédito trabalham para que a comunicação entre o banco e a aprovação da compra na maquininha seja feita em segundos.

Qual a importância das bandeiras nos cartões de crédito?

Se a sua dúvida é para que serve a bandeira no cartão de crédito, saiba que ela é essencial, visto que é a responsável por fazer essa comunicação entre o local de compra credenciado e a operadora.

Mas, além disso, são as bandeiras também as responsáveis por:

  • Gerenciar as maquininhas de cartão de crédito
  • Aceitar ou não a transação solicitar (aprovar ou não a compra)
  • Cobrar da loja um percentual de cada compra realizada com o cartão
  • Analisar o perfil de consumo dos clientes
  • Credenciar estabelecimentos onde a bandeira poderá ser aceita

Por essa razão, saber escolher a bandeira do seu cartão é tão importante, principalmente com relação aos benefícios e onde você poderá comprar, visto que existem bandeiras com maior cobertura do que outras.

Quantas bandeiras de cartão de crédito existem?

Hoje em dia temos uma grande diversidade de bandeiras de cartão no mercado, fazendo com que fique muito mais fácil para o usuário escolher aquela que melhor lhe atende.

Assim, aqui no Brasil, temos basicamente seis bandeiras dominantes, que somadas possuem cerca de 97% de todas as transações feitas, sendo elas:

  • Mastercard
  • Visa
  • Elo
  • Hipercard
  • American Express
  • Diners Club

Dentre essas, de acordo com um levantamento feito pelo Banco Central no final do ano passado, as bandeiras de cartão de crédito mais comuns são Mastercard e Visa.

Dos 123 milhões de cartões de crédito ativos no Brasil, mais de 66 milhões são da bandeira Mastercard e mais de 37 milhões da bandeira Visa. O terceiro lugar é ocupado pela bandeira Elo, que representa cerca de 7 milhões de cartões.

Além disso, o levantamento também mostrou que dentre essas três bandeiras, a taxa de anuidade mais cara é a da Visa (R$134,62), e a mais barata é da Elo (R$72,70), em valores médios.

Como funcionam as principais bandeiras de cartão?

Sabendo quais existem e quais são mais usadas aqui no Brasil, chegou o momento de falarmos um pouquinho mais sobre cada uma dessas bandeiras. Confira!

Mastercard

Atualmente, a Mastercard é a líder no mercado brasileiro, dominando mais de 58% de todas as compras feitas no crédito.

Essa bandeira norte-americana foi criada em 1947 e hoje em dia é aceita em 210 países ao redor do mundo, em mais de 32 milhões de estabelecimentos credenciados.

Por isso a bandeira de cartão Mastercard é a preferida quando pensamos em cobertura internacional, já que é a que mais aceita no planeta, ou seja, é praticamente impossível você achar um local que não a aceite.

Além disso, a bandeira Mastercard também possui versões para cartões de débito e cartão pré-pago.

Níveis da bandeira Mastercard

A Mastercard emite quatro tipos de cartão, com diferentes coberturas e privilégios, sendo eles:

  • Standard: cartão básico da Mastercard, perfeito para quem a recém está se familiarizando com o cartão, para quem o utiliza nas compras do cotidiano e procura menores taxas, pois, normalmente, o Standard não cobra anuidade
  • Gold: cartão um pouco mais completo que o Standard, oferecendo aos usuários mais benefícios, como o serviço de proteção de preço e compra
  • Platinum: cartão da Mastercard aceito em todo o mundo, no qual possui vários serviços e benefícios exclusivos, perfeito para quem gosta de viajar
  • Black: cartão de alto padrão da Mastercard, visto que oferece um alto poder de compra e claro, muitos benefícios especiais, como seguros, facilidades em viagens, serviço de concierge e ofertas especiais

Visa

A bandeira de cartão de crédito Visa é a segunda mais utilizada aqui no Brasil, representando pouco mais de 33% das transações no mercado.

Essa também é uma bandeira norte-americana, fundada em 1958, sendo considerada a que mais emitiu cartões até hoje. Apesar disso, é aceita em apenas 200 países e em mais de 24 milhões de estabelecimentos no mundo.

Sua maior atratividade é com relação às facilidades que oferece, visto que além de estar presente em praticamente qualquer estabelecimento, também conta com parcerias exclusivas, possibilitando que ofereça a seus clientes benefícios e descontos especiais.

Níveis da bandeira Visa

Assim como a Mastercard, a Visa também possui quatro tipos de cartões, sendo eles:

  • Classic: cartão básico da bandeira Visa, no qual serve tanto para as compras no Brasil quanto no exterior. Tipo de cartão perfeito para quem quer economizar nas taxas e usa o cartão mais para as compras do dia-a-dia
  • Gold: conta com um pouco mais de benefícios que o nível Classic, visto que concede ao usuário um maior poder de consumo
  • Platinum: cartão Visa que oferece ao cliente um maior limite de crédito, bem como benefícios especiais durante viagens e serviços exclusivos
  • Infinite: cartão alto padrão da Visa, considerado como sendo um cartão de luxo, visto que tem maior poder de compra e oferece exclusividades incríveis aos clientes

Elo

A Elo é uma bandeira de cartão de crédito 100% brasileira, formada pela união dos Bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, em 2010.

Apesar de ter pouco tempo no mercado, em comparação a Mastercard e Visa, seu sucesso é enorme, tendo mais de 132 milhões de cartões emitidos, nas funções de débito, crédito e pré-pago.

Além disso, os cartões da bandeira Elo são aceitos em mais de 200 países e territórios.

Seu diferencial de mercado é que possui baixas tarifas, oferecendo os mesmos benefícios ou até mais interessantes que as bandeiras concorrentes.

Níveis da bandeira Elo

A Elo também disponibiliza quatro tipos de cartões diferentes para seus clientes, sendo eles:

  • Básico: cartão de crédito mais simples da bandeira Elo, sendo perfeito para as compras do dia-a-dia, visto que não oferece tantos benefícios, mas tem cobertura internacional
  • Elo Mais: cartão da Elo mais completo que o citado acima, no qual oferece benefícios especiais para casa, carro, durante viagem e compras e muito mais
  • Grafite: cartão da bandeira Elo que oferece mais praticidade e comodidade, bem como benefícios exclusivos
  • Nanquim: cartão de alto padrão da Elo, sendo o mais completo de todos, justamente por conta com um padrão de luxo e benefícios ainda mais exclusivos

Qual a diferença entre uma bandeira e outra?

Bom, agora que você já conheceu um pouco mais sobre cada bandeira de cartão de crédito, deve estar se perguntando sobre quais são as diferenças, não é mesmo?

Saiba que, de modo geral, o que diferencia a bandeira Mastercard da Elo ou da Visa, por exemplo, basicamente, é:

  • Cobertura: países e estabelecimentos em que é aceita
  • Programa de benefícios: programas de fidelidade exclusivos, como o Mastercard Surpreenda, Vai de Visa e Elo Flex
  • Taxas cobradas: valores de anuidade, tarifas para saque no exterior, taxas de parcelamento e etc.

Por isso, entenda que sim, é importante conhecer mais sobre as bandeiras, para poder escolher a que oferece melhores condições e benefícios para você.

Então, qual a melhor bandeira de cartão de crédito do mercado?

Não existe a melhor bandeira de cartão, mas sim aquela que melhor se encaixa em seu perfil.
Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que gosta de comprar em sites estrangeiros ou até mesmo vive viajando, a Mastercard é aceita em mais países.

Se você está querendo um cartão que lhe ofereça mais facilidades, as bandeiras Visa, Mastercard e Elo são perfeitas, pois contam com benefícios diferenciados.

Já se você é o tipo de pessoa que tem um maior poder aquisitivo e busca um cartão de crédito de luxo, a bandeira Amex (American Express) é a melhor.

Enfim, essa escolha da melhor bandeira de cartão depende do seu perfil financeiro e do que você espera de um cartão de crédito, visto que cada uma atende a públicos diferentes.

Posso escolher a bandeira do meu cartão?

A resposta é: Depende! Alguns cartões de crédito e débito são emitidos apenas em uma bandeira específica, ou seja, se você optar por esse cartão, não poderá escolher.

No entanto, hoje em dia, a maioria dos emissores disponibilizam os cartões em mais de uma opção de bandeira, para que o cliente decida a que mais lhe agrada.

Normalmente, quando você vai realizar o pedido do cartão no próprio banco ou via site ou aplicativo, se houver a opção de escolha de bandeira, você será informado.

Pode trocar a bandeira do cartão?

Se por acaso você pediu um cartão de crédito da bandeira X e após algum tempo de experiência viu que as taxas, cobertura e benefícios não são tão interessantes para o seu bolso, saiba que dá para trocar para a bandeira Y.

No entanto, a troca de bandeira de cartão só pode acontecer quando o emissor disponibilizar mais de uma bandeira. Para isso, é só entrar em contato com o emissor e solicitar o outro cartão.

Conclusão

Prontinho, chegamos ao fim do nosso guia especial sobre bandeiras de cartão de crédito. Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre o assunto, afinal, a bandeira é um dos elementos mais importantes do seu cartão, principalmente com relação à taxas, onde você poderá comprar e benefícios que terá direito, tais como milhas aéreas e acúmulo de pontos!