Buscando Cartão

0%

Se você faz uso do cartão como forma de pagamento em seu dia-a-dia, com certeza já deve ter se perguntado o que significa o “BRL na fatura do cartão de crédito”, não é mesmo?

Essa sigla costuma aparecer nas faturas mensais e deixa muitos usuários de cartão de crédito com a “pulga atrás da orelha”, questionando-se o que quer dizer aquele termo e para o que serve.

Por isso, para acabar com as dúvidas, preparamos este conteúdo rápido e direto sobre o que é a sigla BRL e porque ela vem discriminada na fatura do seu cartão! Aproveite!

O que é BRL na fatura do cartão de crédito?

BRL é uma sigla que aparece apenas nas faturas de cartões de crédito internacionais, ou seja, cartões com bandeiras em que você pode usar fora do Brasil, seja para saques ou compras, em lojas físicas ou online.

Basicamente, BRL representa o valor do Real, a moeda brasileira. Assim, quando você usa seu cartão de crédito em um site importado, por exemplo, sua compra é feita em dólar, mas você paga em Real.

Por isso, o BRL aparece na fatura, que é um meio dos emissores de cartões gerarem uma estimativa do quanto a sua compra em outra moeda custou na moeda brasileira.

Inclusive, é importante saber que existem diferentes formas de cobrança durante o uso do seu cartão fora do Brasil

cartões que travam o valor do dólar no momento da compra, como é o caso do Nubank, e há cartões que determinam o valor da compra somente dias depois.

Cartão de Crédito

Nubank

  •  Sem anuidade
  •   Limite alto
VER COMO SOLICITAR

Diferença entre BRL e Real

Agora que você sabe o que é esse tal de BRL na fatura do cartão de crédito, deve ter ficado na dúvida se é a mesma coisa que Real, certo?

Bom, saiba que BRL e Real são coisas diferentes, ou seja, o BRL é usado para estimar o preço de um produto em Reais, mas não é propriamente o Real em si.

Isso porque como mencionamos, cada site ou banco emissor de cartão tem a liberdade para precificar uma compra internacional.

Na prática, quando você realiza uma compra com seu cartão, seja ela à vista ou parcelada, o comerciante tem até sete dias para processar a transação.

Somente após o processamento da compra que você saberá exatamente o valor que pagará em determinada compra.

Taxas em compras internacionais com o cartão de crédito

Se você usou seu cartão e a compra foi realizada em outra moeda, como o dólar, por exemplo, saiba que podem haver taxas extras no valor final, diferente de uma compra feita dentro do país, em Real.

Por isso, para não levar um susto quando a fatura do seu cartão chegar, é fundamental ficar de olho nas cobranças extras em compras internacionais, como:

  • IOF: esse é um imposto obrigatório no Brasil, no qual é cobrado em todas as compras no crédito feitas no exterior. Atualmente, a taxa é de 6,38% do valor total da compra
  • Taxa de operação: os emissores e operadoras de cartão de crédito também costumam cobrar custos adicionais nas compras em outras moedas, principalmente em casos de parcelamento

Cuidados a tomar com o BRL na sua fatura

Separamos algumas dicas úteis que podem fazer toda a diferença no valor da sua fatura, caso você costume comprar em outras moedas, confira!

Evite as compras com cartão no exterior

Poder comprar naquele site de roupa importado é ótimo, mas se você for pagar com o cartão de crédito pode ser que o valor final não compense, pois como mostramos, há variação no valor do dólar, tem taxa de IOF e outras.

Compare o preço na moeda nacional

Comparar preços é sempre uma boa dica financeira e no caso do uso do cartão no exterior é ainda mais necessário.

Por isso, sempre que possível olhe o preço do produto tanto no valor em Real quanto na moeda que está realizando a compra, para saber se vale a pena.

Não pague no automático

A tecnologia pode facilitar bastante a vida moderna, mas isso nem sempre significa economia, principalmente quando falamos em uso do cartão de crédito.

Sendo assim, se você for realizar uma compra com seu cartão em um site internacional, não compre com a página traduzida.

Isso porque quando o seu navegador traduz a página, automaticamente também está fazendo a conversão para outra moeda. Dê preferência à visualização no valor original.

Prontinho, agora você já pode dizer que entende o que é o BRL na fatura do cartão de crédito e como mostramos, nem é algo tão complicado, concorda?!