Uma das maiores dúvidas dos brasileiros hoje em dia é com relação ao Cadastro Positivo para negativados, visto que se trata de um recurso que permite mostrar como é a sua reputação como consumidor no mercado, ou seja, se é um bom ou mau pagador.

Mas, o que você deve entender é que não é porque você está endividado e com o nome sujo, que não pagará mais nenhuma conta, até mesmo porque existem despesas básicas, como conta de luz e água que precisam ser pagas todos os meses.

Apenas mantendo um bom histórico de pagamentos e registrando tudo isso no Cadastro Positivo você consegue melhorar seu score de crédito. Inclusive, a nova pontuação do Serasa Experian agora leva mais em conta os bons hábitos do que as dívidas em seu nome.

Por isso, se você quer saber como recuperar a confiança das empresas no mercado novamente, continue a leitura conosco que vamos te mostrar como o Cadastro Positivo para negativados pode ser uma boa ideia! Vamos lá?!

Afinal, o Cadastro Positivo para negativados é bom?

Por incrível que pareça, sim! Registrar o pagamento de suas contas, mesmo estando com dívidas e o nome negativado junto aos birôs de crédito pode ser vantajoso para criar um bom histórico financeiro.

Isso porque a vida não precisa ser vivida ao extremo, ou seja, você não precisa ter a mentalidade de que já está com o nome sujo então não vai fazer diferença em seu score ativar o Cadastro Positivo

Até mesmo porque, nem sempre deixamos de pagar nossas contas por vontade própria, como no caso, por exemplo, de uma pessoa perder o emprego, sua principal fonte de renda.

Então, saiba que vale a pena sim, o Cadastro Positivo é bom para negativados e pode ser a melhor solução para você voltar a ter crédito no mercado.

O que é Cadastro Positivo?

Para você entender a importância de ter seu Cadastro Positivo ativo, é preciso primeiro saber o que é esse recurso.

Trata-se de um banco de dados em que várias instituições financeiras têm acesso e quando você autoriza a ativação do seu cadastro Consumidor Positivo, que pode ser do SPC Brasil, Serasa, Quod ou Boa Vista, automaticamente, essas empresas podem ver o seu histórico financeiro.

Quando falamos em histórico, quer dizer que é possível ver o seu comportamento como consumidor e pagador, ou seja, se paga todas as suas contas, se costuma atrasar pagamentos, o que está pendente, que tipo de crédito você utiliza, enfim.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Cadastro Positivo é nosso aliado, visto que ele ajuda as empresas a perceberem que você continua pagando suas contas, mesmo estando negativado.

Contas que podem ser cadastradas no Cadastro Positivo

Com relação às contas que podem entrar no seu cadastro, podem ser as mais variadas, tais como: conta de água e luz, televisão por assinatura, internet, telefone, crediário, cartão de crédito, financiamento, consórcio e etc.

Dessa forma, as empresas percebem que mesmo tendo atrasado o pagamento de algumas contas e ter criado dívidas, ainda assim você continua responsável por seus outros compromissos financeiros.

Como funciona o Cadastro Positivo?

Agora que você já sabe o que é o Cadastro Positivo, é importante entender como esse sistema funciona na prática.

Bom, estamos falando de um serviço totalmente gratuito e seguro e sendo assim, pode ficar tranquilo para criar e compartilhar suas informações.

Além disso, somente os bancos e empresas tem acesso aos seus dados pessoais e de pagamento, isto é, outras pessoas não podem ver a sua situação financeira, fique tranquilo(a).

Então, como o Cadastro Positivo é bom para negativados?

Ter seu cadastro ativo é uma forma mais justa das empresas avaliarem você na hora de uma análise de crédito, por exemplo.

Isso porque a instituição não vai levar em conta somente a sua pontuação de crédito do Serasa, que se você está com o nome sujo, é bem provável que seu score esteja baixo.

Além do mais, os negativados que usam o Cadastro Positivo têm muito mais chances de negociar suas dívidas com melhores condições, como menores taxas de juros e maior prazo de parcelamento do débito.

E, por fim, o cadastro também facilita que você consiga crédito novamente, visto que as empresas podem lhe conceder empréstimos, cartões de crédito e etc. avaliando o seu histórico como bom pagador!