Carregando

0%

Você já ouviu falar sobre o Cadastro Positivo? Bom, provavelmente não ou se já, ainda tem dúvidas sobre o assunto, não é mesmo? Mas, saiba que assim como você, milhares de brasileiros não entendem o que é e como funciona esse cadastro criado para os consumidores.

No entanto, gostando ou não, tenha em mente que esse cadastro pode lhe ajudar e muito em sua vida financeira, principalmente porque ele serve para mostrar às empresas o seu bom comportamento quanto pagador

Assim, fica muito mais fácil conseguir crédito no mercado e com juros menores, afinal, quanto mais endividado você está, menos são as opções de cartões, empréstimos e financiamentos e maiores as taxas cobradas para lhe conceder crédito.

Então, nós do Portal Finança preparamos este conteúdo exclusivo e completo sobre o assunto, para que você se beneficie ainda mais dessa ferramenta na hora de solicitar crédito no mercado! Vamos lá?!

Afinal, o que é o Cadastro Positivo?

Não sabe o que significa Cadastro Positivo? Bom, trata-se de um banco de dados que reúne informações sobre os pagamentos de um determinado consumidor, tanto os que já fez quanto os que ainda estão pendentes.

Esse cadastro foi criado no ano de 2013, com o objetivo de auxiliar as empresas a oferecer crédito justo, isto é, com menor risco de levar o famoso “calote”.

Mas, além disso, também foi pensado para facilitar que os brasileiros de menor renda tenham acesso a produtos financeiros com juros mais baixos, considerando que essa parcela da população tem mais dificuldade em aprovar crédito no mercado.

Então, na prática, conforme você vai pagando suas contas, vai criando um histórico como pagador, que representa o seu comportamento financeiro

Assim, quanto mais você quitar suas dívidas e pagar suas contas em dia, melhor sua reputação para as empresas.

Ah, e lembrando que o cadastro vale tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica (empresa).

Entendendo o funcionamento do Cadastro Positivo

Se a sua dúvida é sobre como funciona o Cadastro Positivo, saiba que é bem simples e fácil.

Basicamente, conforme você vai pagando suas contas todos os meses, um “ok” é dado na sua lista de dívidas.

Esse histórico de pagamentos vai criando o seu comportamento como consumidor, mostrando se você é um bom ou mau pagador

Assim, quando você solicitar crédito no mercado, seja um novo cartão de crédito, um empréstimo pessoal ou até mesmo tentar parcelar uma compra no carnê da loja, a empresa irá consultar o seu Cadastro Positivo e ver como está sua situação financeira. 

O mais legal disso tudo é que tendo o Cadastro Positivo você não se limita se estiver com o nome sujo.

Muitas empresas liberam linhas de crédito até mesmo para quem está negativado, justamente porque através do seu histórico de pagamentos percebem que você está honrando com suas contas, pagando-as em dia. 

E com isso, a tendência é que tanto a burocracia quanto os juros diminuam na hora da contratação do crédito.

Isso porque você não precisa ficar apresentando dezenas de documentos para comprar sua renda e sua situação financeira, já que tudo que as empresas precisam está lá no seu Cadastro Positivo.

Ativar o Cadastro Positivo é seguro?

Muitos brasileiros têm receio de criar o Cadastro Positivo, por acreditarem que seus dados serão divulgados na internet e assim podem vir a sofrer golpes financeiros

No entanto, todos os dados ficam armazenados em um banco totalmente seguro, no qual é administrado pelo SPC Brasil.

O SPC é uma das instituições de proteção ao crédito mais renomadas no mercado, sendo inclusive autorizada pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo.

Por isso, pode ficar tranquilo, pois suas informações pessoais e financeiras não serão compartilhadas aleatoriamente com terceiros. 

Quais são as informações que podem ser compartilhadas entre uma empresa e o SPC?

É responsabilidade do SPC proteger as informações que você incluir em seu Cadastro Positivo. 

Contudo, as empresas podem ter acesso a alguns de seus dados, desde que seja para avaliar seu histórico como pagador(a).

Assim, toda vez que você fizer uma nova compra em seu CPF, automaticamente, o seu cadastro será atualizado. 

Mas, quais informações são compartilhadas neste momento? Bom, o Cadastro Positivo terá acesso aos seguintes dados:

  • Seus dados pessoais, como número de RG, CPF, endereço, enfim
  • Valor total da compra
  • Número de parcelas assumidas e o valor de cada uma
  • Data de vencimento das parcelas 
  • Pagamentos realizados em relação à essa compra 

Nada além disso o SPC Brasil tem acesso durante a sua compra. Só é registrado o que realmente importa para fazer a avaliação do seu perfil como consumidor e pagador.

Que contas são registradas?

Ao ativar o Cadastro Positivo, você permite que em seu histórico sejam registradas as informações de pagamentos de:

  • Assistência médica e odontológica
  • Compras a prazo em geral
  • Contas referente a moradia, como despesa com água, luz, gás e telefone
  • Financiamentos e empréstimos
  • Mensalidade escolar
  • Serviços de internet e TV

Quais os benefícios do Cadastro Positivo?

Saiba que o Cadastro Positivo é bom principalmente para você, uma vez que essa é uma ferramenta que lhe ajuda a ter crédito no mercado, com mais praticidade e menos taxas.

Separamos alguns dos benefícios do Cadastro Positivo para você conferir:

  • Diminuição da inadimplência 
  • Facilidade para acompanhar seu score de crédito 
  • Maior facilidade para obter crédito junto a bancos, instituições financeiras e empresas do mercado nacional
  • Mais confiança entre os lojistas e você
  • Poder de compra com menores taxas de juros
  • Praticidade para acompanhar os pagamentos das suas contas

Como fazer o Cadastro Positivo?

Se você gostou dos benefícios do Cadastro Positivo, então, chegou o momento de começar a criar o seu bom histórico como pagador. 

Para isso é muito simples, considerando que você pode ativar e consultar o Cadastro Positivo pela internet mesmo, sem precisar sair de casa.

Assim, o primeiro passo é criar o seu cadastro e autorizar a divulgação e inclusão dessas informações no banco de dados do SPC.

Então, acesse o site do Portal Positivo e complete seu cadastro em questão de minutos.

Após isso, é só acessar a página com seu login e senha criados, para poder ver todas as suas informações.

Além disso, nessa plataforma é possível também conferir seu histórico de pagamentos na função débito e como está a sua pontuação de crédito do Serasa.

No caso de querer saber como fazer o Cadastro Positivo para a sua empresa, é preciso ir até uma agência de atendimento da Boa Vista SCPC, portando documentos como RG e CPF, contrato social e o seu CNPJ.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe o que é, como funciona, quais as vantagens e como fazer o Cadastro Positivo para você ou sua empresa, certo?

Embora ainda seja uma ferramenta desconhecida para muitos brasileiros, saiba que pode ser de grande valia para você conseguir crédito mais barato no mercado!