Ser Microempreendedor Individual tem muitas vantagens e, infelizmente, a grande maioria dos empreendedores não as conhece. Uma delas é a possibilidade de comprar um carro com 30% de desconto sendo MEI.

É isso mesmo que você leu! Se você for um profissional autônomo registrado, com CNPJ, mesmo que MEI, pode adquirir seu carro próprio com um ótimo desconto.

Essa possibilidade é devido ao benefício que as montadoras de automóveis oferecem a quem é pessoa jurídica (empresa) e o desconto é gerado porque se reduz os impostos IPI e ICMS.

Então, se você é MEI e está precisando de um carro para o seu negócio ou até mesmo em benefício próprio, continue conosco que vamos te mostrar como comprar o seu por um valor bem mais baixo que o praticado no mercado!

Quais são as regras para conseguir comprar um carro com desconto para MEI?

Quem é MEI e tem o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativo pode adquirir um automóvel zero quilômetro com um valor bem abaixo da tabela FIPE, no qual o desconto varia entre 2,5% e 30%, dependendo do modelo e marca.

Contudo, para aproveitar dessa oportunidade única, é preciso seguir algumas condições exigidas, como:

  • O Microempreendedor precisa estar com sua inscrição estadual ativa
  • É necessário que a empresa esteja em atividade há pelo menos 6 meses
  • O valor do automóvel precisa ser compatível ao faturamento da sua empresa
  • É preciso comprovar renda, seja através do extrato da sua conta PJ, declaração do imposto de renda ou notas fiscais emitidas
  • O veículo precisa ser novo, nada de semi-novo ou usado
  • Só é possível vendê-lo após 12 meses da compra
  • É fundamental pagar os impostos do automóvel em dia, como IPVA, pois caso contrário sua empresa ficará negativada e dificilmente conseguirá aprovar crédito no mercado, como empréstimos para MEI, por exemplo

Vale lembrar que se você não tiver o valor total para o pagamento à vista, é possível financiar a compra do automóvel escolhido, com taxas de juros a partir de 3%.

Quais carros têm desconto para MEI?

Basicamente, é possível comprar qualquer modelo de carro com o desconto MEI. Entretanto, os mais procurados são os automóveis de marcas populares, devido ao preço ser mais acessível.

Dentre os veículos mais adquiridos por meio desse benefício para MEI, destacamos os seguintes:

  • Chevrolet Onix
  • Volkswagen Gol
  • Picape Fiat Strada

Inclusive, é importante que você saiba que os carros que oferecem mais descontos, geralmente os 30%, são aqueles com modelos de trabalho mesmo, como caminhonetes e furgões.

Como comprar um carro com desconto para MEI?

Se você é MEI e se interessou em comprar um automóvel com até 30% de desconto, saiba que o processo é bem simples, embora um pouco burocrático em questão de tempo.

O Microempreendedor pode ter que esperar mais de 30 dias para que consiga a aprovação da compra e até 60 dias para a entrega do veículo.

Mas, voltando à compra, basta que você solicite a compra do veículo com desconto de CNPJ na concessionária escolhida ou na própria indústria do automóvel.

Com isso, alguns documentos podem ser exigidos para que a compra se concretize. Normalmente é solicitado:

  • Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica
  • Contrato social da empresa
  • Inscrição estadual vigente

Mas, o que acontece caso você encerre suas atividades como MEI?

Bom, se você decidir fechar a sua empresa antes do prazo de 1 ano, não será mais pessoa jurídica, entretanto, é possível fazer a transferência para você enquanto pessoa física, ou seja, não é necessário devolver ou vender o carro.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe como comprar um carro com desconto para MEI, certo? Saiba que essa é uma excelente oportunidade para você adquirir seu veículo 0Km por um preço bem mais baixo.

Assim, você consegue ter um veículo novo à sua disposição economizando entre R$50 e R$300 na parcela, caso opte pelo financiamento.