Buscando Cartão

Os cartões são considerados atualmente o segundo meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros. Mas, à medida que mais pessoas usam, infelizmente, mais golpistas tentam “se dar bem” e um dos maiores problemas é ter o cartão de crédito clonado.

De acordo com uma pesquisa feita pela ACI Worldwide, somos o 5º país no ranking global que mais sofre com a clonagem de cartão. Aproximadamente 33% dos consumidores brasileiros já tiveram esse tipo de problema no passado.

Inclusive, em grande parte dos casos, somos nós mesmos os responsáveis pela fraude, pois em momentos de desespero ou falta de conhecimento, passamos nossos dados a terceiros, sem nem checar a fonte.

Mas, muito pior do que o prejuízo financeiro levado no golpe do cartão de crédito clonado, temos que arcar com as consequências futuras, como ter nosso dados pessoais e bancários circulando por aí, podendo ser vítimas de novos golpes.

Então, nós do Portal Finança preparamos este guia completo sobre a clonagem de cartão de crédito, para você saber exatamente o que fazer, quais são os seus direitos e como evitar esse tipo de problema. Vamos lá?!

Como saber se meu cartão de crédito foi clonado?

Com certeza você já escutou aquela música: “O golpe tá aí, cai quem quer…”, não é mesmo? Infelizmente, muitas pessoas acabam caindo não por falta de instrução, mas por inocência mesmo.

Todo mundo que tem um cartão de crédito sabe do risco de ter seu cartão clonado. No entanto, muitas vezes caímos em fraudes sem nem perceber.

A maioria dos casos só é relatada após a chegada da fatura mensal, que é quando o cliente percebe que na descrição de gastos estão sendo cobradas contas que não fez.

Mas, para não ter esse susto repentino, você pode ficar atento a alguns detalhes, como:

  • Mantenha seus dados sempre atualizados, principalmente número de telefone e endereço, pois assim é mais fácil do emissor do cartão entrar em contato com você caso perceba uma movimentação estranha
  • Deixe ativada as notificações do aplicativo do seu cartão, já que assim terá controle em tempo real de todas as compras feitas ou saques realizados em seu nome

Apenas com esses dois cuidados você já diminui em 70% os prejuízos, visto que assim poderá contestar o gasto indevido antes da fatura chegar.

Como se proteger do golpe do cartão de crédito clonado

Não podemos evitar com 100% de certeza esse tipo de situação, considerando que os golpistas estão cada vez mais espertos. 

Segundo um levantamento realizado no ano passado, mais de 860 mil boletins de ocorrência foram feitos aqui no Brasil, relatando golpes e fraudes financeiras.

Mas, você pode ser mais esperto que o golpista, para se proteger e evitar ao máximo esse tipo de problema. 

Leia mais: Cartão de crédito clonado: O que fazer para se proteger? 

Para isso, separamos algumas dicas rápidas para colocar em prática e diminuir as chances de ter seu cartão clonado. Confira!

  • Ative a verificação do aplicativo do seu cartão em duas etapas: essa tática dificulta a invasão de hackers e criminosos, pois precisarão saber a sua senha online e terão que lidar com mais uma etapa surpresa
  • Não passe seus dados a terceiros: os bancos emissores dos cartões de crédito não pedem a confirmação de dados aos clientes e por isso, nunca informe dados como número do seu cartão, senha ou CVV
  • Jamais envie fotos de seus documentos: basta que o criminoso tenha uma selfie sua com seu documento e pronto, o cartão de crédito clonado frente e verso fica fácil de conseguir. Então, não vacile enviando esse tipo de imagem a desconhecidos
  • Use o cartão virtual nas compras online: se o banco emissor dá a você a oportunidade de ter o cartão digital, além do físico, use-o, principalmente nas compras feitas na internet. Isso porque os cartões virtuais mudam de número a cada compra, ficando quase impossível de serem clonados.

Cartão de crédito clonado, o que fazer?

Se a sua dúvida é o que fazer se o cartão de crédito foi clonado, não se preocupe, pois vamos te mostrar como agir caso precise. 

  1. Entre em contato com o emissor do cartão, para saber mais informações e relatar o que está acontecendo
  2. Peça o bloqueio imediato do seu cartão de crédito, explicando o motivo e quando foi a última vez que você o usou

A partir desse momento começará a ser feita uma análise sobre a compra que você está questionando.

Se constatado que houve algum pagamento ou transferência indevida, o emissor precisa devolver a quantia para a sua conta.

Além disso, quando comprovado que o cartão de crédito clonado válido para compras não foi usado por você, o emissor precisa cancelar o cartão antigo e enviar um novo.

Direitos do consumidor quando há a clonagem do cartão

Não é só o prejuízo financeiro quando se tem um cartão clonado, pois o consumidor fica exposto, já que alguém por aí está em posse de seus dados.

Por isso, saiba que você tem alguns direitos garantidos nesses casos:

  • Após o bloqueio do cartão e abertura do processo de revisão do cartão de crédito clonado, o banco emissor tem até cinco dias úteis para resolver o problema
  • É um direito seu pedir a suspensão imediata da cobrança na fatura do cartão, devendo ser gerada uma segunda via para pagamento, mas sem as cobranças dos valores contestados
  • Se você só notar as compras indevidas após pagar a fatura ou o emissor se negar de cancelar as compras contestadas, saiba que o valor deve ser devolvido em dobro
  • Se durante a clonagem, as compras tenham sido feitas de forma parcelada, além de todos os direitos acima, você deve registrar um boletim de ocorrência e comunicar os birôs de crédito, para prevenir golpes futuros em seu nome
  • O cartão de crédito clonado gera indenização e sendo assim, você pode entrar com uma ação judicial por danos materiais e morais contra o emissor do cartão, já que é deve dele proteger seus dados no sistema da instituição.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe exatamente o que fazer caso venha a ter seu cartão de crédito clonado

Além de todas as dicas mencionadas acima, a dica que sempre damos é ter um cartão de crédito de um banco ou instituição financeira confiável, pois assim você tem mais segurança no armazenamento de seus dados!

Aqui no site do Portal Finança temos uma categoria exclusiva para indicações de cartões de crédito e débito, para que você faça a melhor escolha. Aproveite!

Descubra um bom cartão de crédito aqui!