Um dos grandes problemas atuais dos brasileiros é saber como aumentar o score de crédito, considerando que quase 70% dos consumidores no país estão endividados, isto é, possuem contas a serem pagas e isso faz com que as instituições fiquem com receio de liberar novos pedidos de crédito.

Mas, porque isto acontece? Bom, à medida que vamos fazendo novas contas, como um empréstimo, a parcela de um financiamento, compras no carnê de loja e a fatura mensal do cartão de crédito, tudo isso é registrado em nosso CPF e, automaticamente, a nossa renda mensal vai ficando comprometida.

Assim, quando você solicita um cartão de crédito sem anuidade, por exemplo, o banco irá fazer uma análise do seu perfil e quanto mais a sua renda estiver comprometida, menores as chances de conseguir a aprovação do pedido.

Além disso, há outras situações que fazem com que a sua pontuação de crédito diminua, como atrasar o pagamento das contas, ficar negativado, pedir aumento do limite do cartão muito frequente e até mesmo não movimentar o seu CPF.

Por isso, se o seu score Serasa está baixo, não precisa se desesperar, pois existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar a sua pontuação de maneira simples e 100% grátis. Confira algumas delas a seguir!

4 dicas de como aumentar o seu score de crédito

Se você já quitou as suas dívidas, então agora sim pode começar a pensar em ter um bom score de crédito para comprar casa, pedir cartões de crédito, conseguir empréstimos e tudo mais que desejar. 

Então, aproveite as dicas abaixo para fazer a sua pontuação subir em pouco tempo e sem a necessidade de gastar um centavo com empresas que prometem aumentar seu score para mais de 700 pontos do dia para a noite!

1 – Consulte seu score de crédito uma vez no mês

Muitas pessoas têm seus pedidos de crédito negados e nem sabem o porquê disso estar acontecendo…

Então, a primeira dica de como melhorar o seu score de crédito é consultar a sua situação financeira junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Mas, como saber seu score de crédito grátis? Acesse o site do Serasa e faça uma consulta rápida, basta informar seu CPF.

Assim, você descobrirá quais são os motivos que estão dificultando que seu score suba ou até mesmo o que está fazendo sua pontuação cair. 

2 – Faça o seu Cadastro Positivo

Você sabe o que é cadastro positivo ou já ouviu falar dessa ferramenta? Bom, trata-se de um cadastro que mostra o seu comportamento como consumidor

Nessa ferramenta, são registradas informações sobre pagamento que você já fez ou está fazendo.

Mas, como isso pode lhe ajudar a ter um score de crédito excelente? É simples! Através desse histórico de pagamentos, as empresas que consultarem o seu CPF verão que você paga suas contas em dia, dentre outros benefícios. 

Dessa forma, mostrando que você honra com seus débitos, sua reputação no mercado aumenta e será mais fácil conseguir crédito. 

Inclusive, essa é uma ótima ferramenta para fazer o score aumentar rápido, até mesmo para quem está negativado.

Por exemplo, se você tem uma dívida pendente, mas está pagando todas as outras contas em dia, é sinal de que as suas finanças passaram por um momento complicado, mas que você ainda é um bom pagador. 

Contudo, quem usa do Cadastro Positivo para subir o score de crédito precisa ficar atento, para “o feitiço não virar contra o feiticeiro”.

Como essa ferramenta analisa o seu histórico de pagamentos, não é bom pagar as contas após o dia de vencimento e nem entrar no crédito rotativo do cartão.

3 – Mantenha seus dados cadastrais atualizados

A grande maioria dos brasileiros não sabe quais são os critérios levados em conta pelo Serasa para dar a pontuação de crédito.

Um bom exemplo disso é com relação ao comprovante de residência. O seu endereço pode dizer muito sobre você e sua situação financeira. 

Por isso, uma das dicas de como aumentar meu score de crédito rápido é mantendo seus dados atualizados, especialmente o endereço que reside.

O seu score de crédito Serasa pode diminuir bastante se a plataforma identificar que você tem várias contas registradas em endereços diferentes, por exemplo. 

Isso porque o Serasa entende que você, não tendo um único endereço fixo, pode estar mais suscetível a não cumprir com suas dívidas, pois é mais difícil da empresa credora lhe encontrar para cobrar o débito.

Sendo assim, procure sempre atualizar seus dados nas empresas que compra e até mesmo no seu Cadastro Positivo.

Dessa forma, quando uma empresa for consultar seu CPF para liberar crédito, não terá dúvidas sobre essas divergências entre os dados consultados e os que você vai apresentar.

4 – Tenha contas em seu nome

Lá no início deste conteúdo mencionamos que quanto mais contas ativas você tem, menores são as chances de conseguir crédito no mercado, lembra?

No entanto, não ter nada registrado em seu nome pode ser um problema na hora de conseguir aprovar crédito junto a instituições financeiras e bancos.

Por isso, nem que seja as contas básicas da casa, como conta de água, luz e internet, é importante ter em seu nome. 

Essa é uma forma de comprovar que você tem alguma renda mensal, paga suas contas em dia e é um bom pagador.

Então, procure incluir em seu CPF algumas dessas despesas básicas. Inclusive, colocar o CPF na nota fiscal também ajuda a aumentar o score de crédito, seja nas compras online ou até mesmo quando vai ao supermercado.

Conclusão

Portanto, essas foram as nossas quatro dicas de como aumentar o score de crédito de maneira rápida e gratuita!

Faça um bom uso dessas estratégias e verá que em pouco tempo a sua pontuação começará a subir. 

Mas, lembre-se que uma vez negativado, seu score Serasa irá baixar bastante e demora mais tempo para aumentar a pontuação depois que ela cai.Por isso, evite se comprometer financeiramente! Consuma com consciência e evite se endividar, para não ter mais problemas futuros, já que para tudo hoje em dia o score é consultado!