O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é talvez um dos documentos mais importantes na vida dos brasileiros, pois além de ser uma forma de identificação (cada pessoa tem um CPF único), essa numeração também é muito utilizada em nosso dia-a-dia financeiro.

É por meio da consulta do CPF que conseguimos crédito no mercado, ou seja, quando vamos pedir um empréstimo, solicitar um cartão de crédito, abrir uma conta em banco ou até mesmo fazer um crediário em loja.

O problema é que nem todas as pessoas gravam essa sequência de onze números, esquecem o documento em casa, enfim…

Por isso, para não passar perrengue, nós do Site Portal Finança vamos te ensinar aqui como descobrir o CPF pelo nome, de maneira gratuita! Vamos conferir?!

O que é CPF e como descobrir o seu apenas pelo nome?

O CPF é um cadastro de onze números, que identifica cada cidadão brasileiro. Trata-se de um documento de identificação, no qual é registrado pela Receita Federal e só muda em caso de decisão judicial, caso contrário, será um número que lhe acompanhará para o resto da vida.

Para que serve o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física tem uso direto em todos os aspectos na nossa vida, mas principalmente quando falamos em sentido financeiro.

Bons exemplos do uso do CPF são durante:

  • Declaração do Imposto de Renda (IR)
  • Inscrição em concursos públicos
  • Matrículas em cursos de ensino, como na faculdade
  • Abertura de conta bancária
  • Compras no cartão de crédito
  • Financiamentos
  • Empréstimos

Como descobrir o CPF pelo nome?

Agora que você já sabe o que é CPF e onde é utilizado, chegou o momento de aprender a descobrir o seu, apenas informando o seu nome completo ou de terceiros.

Sim, tem como descobrir o CPF pelo nome, mas saiba que por questões de segurança, só é possível consultar a numeração do seu cadastro de duas maneiras, sendo elas:

  1. Você indo diretamente à Receita Federal
  2. Quando as empresas consultam o seu score de crédito nos birôs de crédito, mas essas não tem permissão para repassar essa informação pessoal para terceiros, pois a autorização da consulta do seu CPF vale somente para análise de crédito

No portal do Serasa existe um serviço conhecido como “Você consulta”, que permite a verificação do CPF de outras pessoas.

Esse serviço foi criado para facilitar a contratação de pessoas físicas ou na hora de fechar um negócio.

Contudo, é necessário que se tenha os onze números do CPF da pessoa que será consultada, ou seja, não é tão fácil assim ter acesso ao seu histórico financeiro.

Além disso, por ser uma informação confidencial, a pessoa/empresa que realizar a consulta tem a responsabilidade de não compartilhar nem o número do CPF e muito menos a sua situação financeira.

Como consultar o CPF pela internet

Se você tiver anotado a numeração do seu CPF, é possível consultar a sua situação no site da Receita, de forma totalmente gratuita.

Mas, para consultar o CPF pelo nome completo na Receita Federal é importante ter também em mãos a data de nascimento do titular do CPF, no caso de você fazer a consulta para terceiros.

No site do Serasa também dá de fazer essa consulta, mas só é possível verificar a situação do seu CPF.

Inclusive, pelo Serasa você tem acesso a outros dados financeiros importantes, como a sua pontuação de crédito, se tem dívidas registradas em seu nome e muito mais.

Por fim, também dá para se informar sobre a saúde financeira de outra pessoa, através dos Correios, no serviço “Você Consulta Pessoas”.

Com esse serviço você consegue descobrir se a pessoa tem dívidas, cheques sem fundo, ações judiciais e etc.

Mas, para ter acesso a essas informações é necessário ter a numeração do CPF a ser consultado, bem como de seus outros documentos.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe como descobrir o CPF pelo nome e até mesmo consultar a situação de outras pessoas, caso precise, certo?

No caso da consulta por nome, sem os números do CPF, somente o próprio titular consegue e indo até a Receita Federal.

Então, para evitar dores de cabeça no futuro é sempre importante ficar atento ao seu CPF, pois essa é a numeração mais importante no mundo financeiro, visto que é utilizada para tudo!

Dessa forma, você consegue ter noção exata de como está a sua reputação financeira no mercado, se há débitos em seu nome, saber se o seu score de crédito aumentou ou diminuiu, enfim! Então, aproveite!