Quando assunto é como fazer um planejamento financeiro, a maioria de nós não sabe nem por onde começar, não é mesmo? Bom, se você se sente assim também, saiba que não está sozinho(a)!

A situação piora quando pensamos nas metas que devem ir no planejamento, a curto, médio e longo prazo… Comprar uma casa ou viajar? Pagar uma dívida ou economizar para as festas de final de ano? Limpar o nome do SPC ou trocar de carro?

Na prática, todas essas dúvidas fazem com que seja mais difícil esquecer o planejamento financeiro pessoal e/ou familiar, concorda? Mas, para saber como lidar com o dinheiro é fundamental não desistir e pensar em todas essas questões. 

O prazo é um dos fatores que mais influencia na hora de organizar nossas finanças, visto que essa é a métrica para sabermos exatamente quanto tempo será necessário para alcançar os objetivos traçados. 

Afinal, se você tiver 12 meses para economizar e juntar dinheiro pode fazer isso de forma muito mais tranquila do que se tivesse apenas 06 meses, não é mesmo?!

Por isso, preparamos este guia completo com dicas de como fazer um planejamento financeiro para metas de curto e longo prazo! Vamos lá?!

Afinal, por que o tempo é tão importante na hora de como fazer um planejamento financeiro?

Se você pensar sobre o que é planejamento financeiro, verá que o tempo é o fator que manda na hora de organizar sua vida financeira.

Toda e qualquer meta tem um tempo viável para ser alcançada. Por exemplo, juntar dinheiro para dar 25% de entrada na casa própria tende a ser mais demorado do que economizar para se livrar das dívidas. 

Por isso, quando falamos em planejamento, temos que pensar em metas de:

  • Curto prazo: objetivos que podem ser realizados em menos de 12 meses
  • Médio prazo: metas alcançáveis entre 12 e 60 meses 
  • Longo prazo: objetivos que você espera concretizar além de 60 meses

Então, neste conteúdo nós vamos falar sobre as metas de curto e longo prazo, que são as mais comuns no orçamento dos brasileiros!

Planejamento financeiro de curto prazo

São considerados de curto prazo os objetivos que vão se concretizar nos próximos 3 a 12 meses.

Portanto, são metas que você consegue realizar juntando dinheiro neste período.

Bons exemplos de metas de curto prazo dentro de um planejamento financeiro são:

Todos esses são exemplos de objetivos que você consegue começar a planejar financeiramente com alguns meses de antecedência.

Planejamento financeiro de longo prazo

São considerados objetivos de longo prazo aqueles que demoram entre 3 a 5 anos para serem realizados.

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que nos planejamentos maiores, não precisamos necessariamente definir uma data limite. 

Dentre as metas de longo prazo, podemos citar as seguintes:

Esses são bons exemplos de metas de longo prazo em um planejamento, que, normalmente, envolvem mais tempo e mais dinheiro para a realização.

Então, como fazer um bom planejamento financeiro nesses dois casos?

Confira a seguir algumas dicas de como fazer um planejamento financeiro em curto e longo prazo!

1 – Tenha um cronograma organizado

Seja para saber como fazer um planejamento financeiro para sair das dívidas ou comprar a tão sonhada casa própria, é fundamental organização e foco.

Para isso, nada melhor do que ter um cronograma ou calendário de todo o período planejado, até a data final estipulada.

Por exemplo, quanto você vai conseguir juntar a cada mês, quanto pode economizar cortando despesas desnecessárias do orçamento, quanto tempo terá para isso, enfim.

Monte um orçamento real, baseado nos seus ganhos e gastos e o quanto pode aproveitar de cada um para concretizar a sua meta. 

2 – Tenha metas paralelas

Se a ideia é saber como fazer um bom planejamento financeiro para viajar em família no fim do ano, você pode estipular pequenas metas ao invés de uma só.

Inclusive, ter metas menores ao longo do caminho além de ajudar a ter mais visibilidade no contexto geral, também ajuda a não se desmotivar no meio do caminho.

Assim, com pequenas realizações você se sentirá muito mais motivado(a) para continuar conquistando cada vez mais.

3 – Comece a investir

Tão importante como economizar dinheiro é saber investir, para fazer com que ele trabalhe por você.

Principalmente para alcançar as metas de longo prazo é preciso fazer investimentos, pois os juros serão seus aliados para fazer seu capital render cada vez mais.

No entanto, cuidado ao investir. É essencial que aplique seu dinheiro em investimentos adequados ao seu perfil e baseado em suas necessidades financeiras. 

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso guia sobre como fazer um planejamento financeiro, esperamos que agora você saiba por onde começar e o que fazer.

Mas, não precisa se preocupar e desistir antes mesmo de tentar, pois o primeiro passo é sempre construir uma visão clara do que você quer para seu futuro e como fará isso.

Somente após isso você poderá dar continuidade ao seu planejamento financeiro, rumo à realização de seus sonhos, afinal, a vida não é só pagar boletos, certo?!