Você não pode e/ou não quer mais pagar aluguel, mas não sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Bom, com tantas contas a serem pagas no mês, é comum acreditarmos que o sonho da casa própria é praticamente impossível de realizar, mas saiba que com planejamento e dedicação é possível sim.

Nesse sentido, existem alguns truques e dicas de como se organizar financeiramente para conseguir guardar dinheiro o suficiente para dar uma boa entrada no imóvel dos seus sonhos, trocando o gasto com aluguel por uma parcela de financiamento imobiliário, por exemplo.

Inclusive, saber como conseguir juntar dinheiro para comprar um apartamento ou casa pode ser mais fácil do que você pensa. Mas, para dar adeus ao aluguel e começar a pagar pelo que é seu é necessário mudar alguns hábitos financeiros, especialmente quem gasta mais do que ganha.

Quanto a isso, não precisa mais se preocupar, pois preparamos este guia completo com algumas dicas para juntar dinheiro para comprar um imóvel, o que com certeza é muito melhor para o seu bolso e para a sua vida, afinal, esse é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Vamos nessa?!

Planeje suas finanças

Para a maioria das pessoas há apenas uma maneira de juntar dinheiro para comprar um apartamento, que é através de um bom planejamento financeiro. Isso significa que você deve botar na ponta do lápis todos os seus rendimentos e gastos mensais. Mas, é preciso ser realista na hora de montar o seu planejamento e na parte de quanto pode economizar por mês, coloque um valor que realmente conseguirá poupar, sem pesar em seu orçamento. 

Então, a dica para estimar quais são suas despesas mensais é montar uma planilha. Organize seus gastos entre contas fixas (aluguel, água, luz, internet, alimentação, combustível e etc.) e despesas variáveis, aquelas que podem ser evitadas ou reduzidas (compras de roupas e calçados, comer fora, assinatura de serviços, enfim). Além disso, é importante também colocar na sua planilha todas as suas despesas sazonais, como IPVA, IPTU, compra de material escolar e etc. 

Na prática, essa planilha funcionará como um fluxo de caixa, pois sabendo dos custos mensais, é possível projetar esses valores para os próximos meses. 

Depois de colocar tudo na planilha, preste atenção no quanto sobrou no mês. Se você perceber que pode obter $500 sobrando, é interessante criar uma reserva de emergência.

Existem várias opções de investimentos para aumentar seu capital sem riscos, mas primeiro você precisa descobrir qual é o seu perfil de investidor. 

Algumas aplicações oferecem liquidez, mas limitam o acesso a valores por um determinado período de tempo. Já outros são mais ousados e oferecem mais risco. 

Mas, seja qual for a sua escolha, não deixe de incluir esse valor mensal de investimento em sua planilha. 

Livre-se de todas as suas dívidas

Não é possível levantar dinheiro para comprar um apartamento tendo dívidas. Por isso, coloque tudo no papel novamente e comece a negociar. 

Inclusive, para conseguir um financiamento você precisa estar com um nome limpo, ou seja, é preciso conversar com seus credores para renegociar e começar a pagar os débitos pendentes.

Se você pode pagar e economizar, melhor ainda. Caso contrário, primeiro acabe com as dívidas e depois comece a fazer sua reserva financeira.

Faça cortes estratégicos em seu orçamento mensal 

Outro segredo de como começar a juntar dinheiro para comprar um apartamento é cortar de seu orçamento gastos que você não precisa. 

Isso porque para juntar dinheiro para comprar um apartamento ou casa será preciso ter organização financeira. 

Para isso, faça um simples exercício: Olhe o planejamento do mês passado e tente se lembrar de tudo que você comprou… 

É bem provável que ao menos 10% de seu salário foi gasto com coisas que não eram necessárias ou prioridade no momento. 

Além disso, outra dica de como conseguir juntar dinheiro para comprar um apartamento é reduzir o valor de algumas contas. 

Por exemplo, pare de comer na rua, reduza o pacote ou remova a TV por assinatura, reveja os custos na academia, diminua a conta do supermercado, economize na luz, enfim.

Também é importante pensar duas, três, quatro vezes antes de comprar por impulso, assim como reduzir o número de saídas e viagens. 

Claro que você tem que se divertir. Mas, é preciso abrir mão de alguns prazeres da vida em favor de seu apartamento, afinal esse é o seu propósito, certo?!

Diga adeus ao seu cartão de crédito 

O cartão de crédito é a principal causa de endividamento entre os brasileiros, justamente porque utilizamos o limite sem controle e planejamento e acabamos entrando na bola de neve dos juros, que podem chegar a 300% ao ano.

Assim, se você quer saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel, saiba que já passou da hora de quebrar o seu cartão de crédito.

Caso não queira se desfazer totalmente desse meio de pagamento, a dica é comprar nele apenas o necessário e claro, pagar a fatura em dia. 

Além disso, para não cair em tentação, o segredo é deixar o cartão em casa, bem escondido quando você sair, para que só seja usado em caso de emergência. 

Então, tenha em mente que um cartão de crédito pode ser o maior inimigo para quem não sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento.

Defina suas metas para o futuro

Quando estamos pensando em como começar a juntar dinheiro para comprar um apartamento, uma das maiores dúvidas é sobre quanto dinheiro juntar…

Bom, para conseguir um financiamento de imóveis, é necessário fornecer uma quantia de entrada. 

Via regra geral, o valor mínimo de entrada costuma ficar entre 20% a 30% do valor total do imóvel. 

Assim, uma boa dica é tentar economizar 30% do seu rendimento mensal, algo que deve corresponder à parte do financiamento. 

Então, se acostume a reservar esse valor todo mês, pois assim as chances de você desistir de alcançar sua meta serão menores. 

Entretanto, lembre-se que você precisa economizar dinheiro em extras também, pois existem despesas adicionais à compra do imóvel, como  custos com documentação, certificados, taxas administrativas, seguro, condomínio, entre outros. 

Passo a passo para conseguir comprar um imóvel próprio

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para comprar um apartamento, então podemos dizer que deu o primeiro passo para começar uma nova vida, longe do aluguel. 

E, embora muitos acreditem que não é fácil conseguir comprar o próprio imóvel, especialmente quando se trata de preços em grandes centros, saiba que com organização e controle de seu dinheiro é possível realizar esse sonho antes do que imagina.

Pensando nisso, a seguir mostraremos 5 passos que mostram como conseguir dinheiro para a compra de um apartamento ou casa. Confira!

1. Descreva suas prioridades

Conhecendo a sua situação financeira, é hora de definir suas prioridades. Para isso, faça uma lista de todos os seus planos, além de comprar um apartamento ou casa.

Escolha coisas como viagens, pós-graduação ou aprender um novo idioma e pondere o peso de cada uma dessas conquistas em sua vida, de acordo com o grau de importância, isto é, o que pode ser feito mais tarde e o que é necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional no momento.

Esse é um momento importante porque fornecerá clareza para seus planos e ajudará você a definir metas mais adaptadas à sua realidade e necessidades.

2. Mensure tempo e prazos

Antes de querer saber como conseguir juntar dinheiro para comprar um apartamento, é necessário saber qual o valor precisará para realizar seu sonho.

Assim, o próximo passo é definir o quanto você quer para comprar seu imóvel e quanto tempo levará para juntar essa quantia.

Tendo esse número definido (que basicamente é o valor da entrada, caso vá financiar), é hora de traçar um plano para atingir tal meta.

Isso significa ter noção sobre o quanto você precisará economizar por mês para atingir seu objetivo. 

Por exemplo, se você percebeu que consegue economizar R$500,00 por mês, calcule quantos meses precisará juntando esse valor para chegar ao montante necessário.

Mas, o segredo é traçar uma meta real e possível, mesmo que isso signifique um pouco mais de tempo para comprar seu imóvel.

3. Faça negócios inteligentes

Quando pensamos na economia, é preciso ter em mente que não podemos mais gastar dinheiro atoa, ou seja, teremos que nos abster do que gostamos.

No entanto, a verdade é que o planejamento financeiro não deve ser radical. Você gradualmente aprende a fazer escolhas inteligentes e percebe que não desiste de coisas que gosta se souber como gerenciar para onde vai seu dinheiro. 

Então, basta repensar sobre os pequenos gastos, como o plano de celular e internet que você assina, o consumo do seu carro, as compras que você faz no mercado e etc. 

As pequenas contas que fazemos todos os dias, sem pensar, pode ser exatamente o que nos impede de economizar mais dinheiro ao final do mês.

4. Faça um consórcio imobiliário

Como seu imóvel precisa de tranquilidade e planejamento financeiro, uma ótima alternativa é entrar no consórcio imobiliário. 

O consórcio é uma forma mais acessível de comprar um apartamento ou casa, principalmente se comparado ao financiamento, uma vez que não há juros, apenas a cobrança da taxa de administração.

Assim, a primeira coisa a se fazer é escolher um administrador confiável e verificar possíveis planos.

Escolha um plano que melhor se encaixe em seu orçamento, para que caso algum imprevisto financeiro aconteça, você consiga continuar arcando com essa despesa.

5. Considere os custos adicionais

Além de ter que saber como juntar dinheiro para comprar um apartamento ou casa é necessário pensar nos custos extras dessa compra.

Isso significa ter que se preocupar com documentação, substituição, acabamento, possível reforma, móveis, entre outras coisas. 

Por isso, você precisa economizar muito dinheiro para cobrir todos esses custos “não planejados”. 

Como fazer isso? Bom, além de procurar formas de economizar, pesquise formas de fazer seu dinheiro valer a pena. 

Se você não sabe muito sobre investimentos, procure dicas para aplicar seu dinheiro com segurança, evitando investimentos de médio e alto risco.

Outra forma de se planejar financeiramente para esses custos é arrumar uma fonte de renda extra.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe quais são as melhores dicas para juntar dinheiro para comprar um imóvel, certo?

Segundo pesquisas, a aquisição de imóveis é prioridade para 52% dos brasileiros, o problema é que boa parte desse percentual não consegue sair do aluguel, mesmo trabalhando muito.

Mas, tenha em mente que nunca é a falta de dinheiro que irá impedir você de realizar seus sonhos e sim não ter controle e planejamento de suas finanças.

Assim, lembre-se que alcançar esse sonho está mais alinhado com o planejamento do que a quantidade de dinheiro ganho. 

Se seu salário é alto, mas suas despesas também são, você dificilmente conseguirá ter dinheiro suficiente para economizar e investir.

Então se preocupe com sua organização financeira desde o início. Economizando ao menos R$200,00 por mês com certeza seu sonho estará mais próximo de ser realizado!