Se por um lado a tecnologia veio para facilitar nossa vida financeira, por outro pode ser extremamente perigosa, sendo um meio para praticar golpes e fraudes, como cartão de crédito clonado, pagamento antecipado para empréstimos e etc. Por isso, muitos brasileiros se perguntam sobre como saber se o boleto é falso.

Isso porque embora tenha se tido um crescimento nos pagamentos via Pix e cartão de débito e crédito, o boleto bancário continua em alta, sendo ainda bastante utilizado pelos consumidores, principalmente nas compras pela internet.

E como os golpistas estão cada vez mais “espertos”, você precisa aprender a se proteger e neste conteúdo vamos te mostrar como! Siga conosco e descubra como identificar um boleto falso!

Passo a passo para saber se o boleto é falso

Seja o boleto da sua internet ou aquele gerado em um site durante uma compra online, para evitar perder seu dinheiro, é extremamente importante identificar se ele é verdadeiro ou não.

E como ninguém nasce sabendo isso, preparamos um check list de como descobrir se o boleto é falso. Confira!

1 – Cuidado com os dados do boleto

informações contidas nos boletos que podem ajudar o consumidor a identificar se é uma cobrança verdadeira ou não.

Uma delas é o CPF do emissor ou o CNPJ da empresa que está realizando a cobrança, que deve coincidir com o pagamento que você está fazendo.

Por exemplo, se chegou um boleto no seu e-mail sobre a fatura do seu cartão de crédito em atraso, veja se é mesmo do banco emissor do seu cartão e se você já não efetuou o pagamento.

Além disso, na hora de saber se um boleto é falso, vale verificar o valor da cobrança, que deve ser idêntico ao que você precisa pagar.

2 – Veja se o boleto está em PDF

Os boletos confiáveis sempre são enviados em formato PDF e nunca em formato de imagem ou texto, como um arquivo em Word, por exemplo.

Inclusive, esse é um dos sinais mais claros para identificar um boleto bancário falso, pois esses outros formatos não são comuns, justamente por serem mais fáceis de falsificar.

3 – Confira o código de barras do boleto

Ainda nas dicas de como saber se o boleto é falso, como uma cobrança do Santander ou Bradesco, por exemplo, um cuidado que pode lhe dar mais segurança é verificar o código de barras.

O código de barras é a numeração do seu boleto, ou seja, o código que você irá copiar ou escanear para fazer o pagamento.

E embora os golpistas estejam criativos, uma das formas de identificar um boleto falsificado é analisando a imagem do código de barras.

Isso porque muitos criminosos trocam a imagem justamente nessa parte do boleto, seja alterando a logo do banco ou até mesmo o código em si.

Mas, calma, pois você pode ver se o emissor realmente é quem diz ser pelos três primeiros números da sequência do código de barras.

Para facilitar sua vida, no site Busca Banco é possível conferir todos os códigos dos bancos e assim comparar ao que veio no seu boleto.

Além disso, o código de barras pode ajudar a identificar um golpe nos dígitos finais. Via regra geral, os últimos números do código serão exatamente o valor a ser pago.

Se você está pagando o boleto de uma compra em um aplicativo no valor de R$105,46, tenha a certeza de que os últimos números do seu boleto devem ser 10546. Se não for, você já sabe que esse boleto bancário é fraudulento.

4 – Veja se há erros de digitação

O golpista pode até ser esperto, mas na maioria das vezes não é inteligente e acaba pecando no detalhe.

Assim, para saber se um boleto bancário é verdadeiro, fique atento aos erros de digitação, como falta de letras, acentos incorretos na palavra e etc.

5 – Cuide a forma de pagamento

Até mesmo na hora de pagar um boleto falso a gente precisa escolher a forma de pagamento correta, para evitar ao máximo as perdas.

Como sabemos, se você fez um Pix errado, não há devolução do valor, bem como o débito em conta e sendo assim, não é uma forma inteligente de realizar pagamentos.

A dica é usar o cartão de débito ou crédito, visto que esses oferecem mais garantias, como cancelamento do pagamento e estorno do valor.

Como denunciar um boleto falso?

Se você seguiu as nossas dicas de como saber se o boleto é falso e acha que está sendo vítima de um golpe, saiba que pode tomar medidas.

Nos casos de identificar uma cobrança indevida, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a empresa emissora, principalmente se forem instituições conhecidas.

Além disso, sempre recomendamos denunciar diretamente na polícia, para que seja aberta uma investigação e assim evite-se que mais pessoas acabem caindo no golpe do boleto falso!