Ser um investidor iniciante não é moleza, muito pelo contrário… Há muita coisa a aprender sobre o mercado financeiro, existem inúmeras dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir, receios sobre qual o melhor investimento para ganhar dinheiro, quando é o momento mais certo para investir em renda fixa ou variável, quais os tipos de aplicações mais seguras e rentáveis, enfim…

É justamente por causa desse monte de incertezas que muitos ficam totalmente perdidos quando começam a investir, sem saber para onde ir e em que confiar. Mas, saiba que isso não é nada bom se você deseja ter investimentos bem sucedidos, afinal esse é um mercado que não tolera indecisões, ou seja, quem não sabe o que está fazendo, fica para trás, principalmente se estivermos falando de investimentos em renda variável

Por isso, para que você não inicie sua jornada como investidor iniciante perdido com tanta informação, dicas e conselhos que dão por aí e muitas vezes só nos atrapalham, preparamos este guia exclusivo com quatro conselhos de mestre de como investir dinheiro com segurança, para que você fique mais confiante e tranquilo ao aplicar seu dinheiro e claro, evitando de entrar em furadas financeiras! Vamos lá?!

Fuja das dicas de influencers para investidor iniciante 

O mercado de influência digital está crescendo rapidamente e cada vez mais as pessoas estão acreditando cegamente em tudo o que leem e escutam na internet. Porém, é preciso saber filtrar as informações que chegam até nós, principalmente se estivermos falando do investimento do nosso dinheiro, concorda?

Por isso, cuidado com as dicas e truques sobre investimento com pouco dinheiro e retorno rápido, pois hoje em dia qualquer pessoa que conhece um pouquinho mais sobre o mercado financeiro já se sente um expert em finanças, dando conselhos sobre os ativos imperdíveis do momento ou das melhores ações a se comprar na bolsa de valores. 

Então, não se prenda a recomendações de pessoas sem qualificação, pois se você realmente quer aprender a investir bem, o ideal é fazer um curso para investidor iniciante e opções gratuitas é que não falta na internet hoje em dia. 

Esse tipo de curso irá lhe preparar para entender o mercado financeiro e assim lhe dar o conhecimento e a segurança necessária para investir em curto, médio e longo prazo.

Aprenda a pescar por conta própria

Quer saber como ser investidor de sucesso? Entenda a lógica sobre os tipos de investimentos e não somente onde aplicar para ter bons rendimentos. 

Assim, a melhor dica é aprender a pescar, ou seja, saiba como fazer e não apenas siga as recomendações e dicas que vê por aí.

Inclusive, muitas das dicas para investidor iniciante dadas por influenciadores digitais são patrocinadas por bancos ou corretoras.

Com isso, pode ser que o investimento que está em alta não seja realmente a melhor opção para seu perfil de investidor e objetivos. 

Por isso, nada de querer que o peixe chegue até você de “mão beijada”, pois se deseja bons resultados, será preciso aprender a pescar e isso somente com conhecimento e experiência. 

Atenção às recomendações de corretoras e assessorias para o investidor iniciante

Você já ouviu aquele ditado que quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve?

Ele cabe perfeitamente nesse terceiro conselho para quem está começando a investir agora. 

Isso porque a maioria dos investidores iniciantes quer chegar ao resultado rápido, sem pensar muito sobre o caminho que tomará.

O problema é que para isso muitos confiam cegamente nas recomendações de corretoras de valores e assessores de investimentos.

Um bom exemplo disso é investir em um ativo com altas taxas de administração e até mesmo com baixa rentabilidade.

E, como já vimos, precisamos aprender a pensar e investir por conta própria, nunca aplicando nosso dinheiro só porque alguém disse que é o melhor investimento. 

Por isso, primeiramente entenda que não existe a melhor corretora para investidor iniciante e sim o investimento ideal a sua carteira.

E, sendo assim, antes de aplicar seu dinheiro com intermédio de uma instituição financeira desse tipo, faça a lição de casa.

Pesquise sobre o investimento recomendado, consulte a opinião de outros especialistas no assunto, estude o mercado, enfim.

Ser um investidor iniciante não deve ser motivo para dor de cabeça

Muitas pessoas acreditam que saber como investir dinheiro e ter lucro é sinônimo de preocupação constante, mas entenda que é justamente o oposto disso.

Se você está investindo e não tem sossego, pois vive apreensivo, então é sinal de que algo não está bem.

É essencial aprender como investir dinheiro com segurança, visto que somente assim poderá desfrutar dos resultados quando chegar o momento. 

Além disso, não viva em função do seu dinheiro, sendo aquele investidor que a cada minuto especula novamente a bolsa de valores na busca por um investimento mais rentável…

É melhor você investir pouco e com moderação do que aplicar muito em um investimento arriscado com a promessa de lucros rápidos que lhe tirará o sono.

Lembre-se é o seu dinheiro que tem que trabalhar por você e nunca o contrário!

Conclusão

Então, esses foram os nossos quatro conselhos para você investidor iniciante, gostou?

Esperamos que você tenha percebido que é possível sim se tornar um investidor iniciante na bolsa de valores do zero absoluto, basta que você tenha conhecimento sobre o que está fazendo!

Portanto, antes de pesquisar qual melhor investimento para ganhar dinheiro, entenda sobre ele e o mercado!