Carregando

0%

O crediário ainda é uma forma de pagamento muito utilizada pelos consumidores aqui no Brasil, pois, segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 30% dos brasileiros optam pelo famoso carnê de loja na hora de pagarem suas compras.

Mesmo que hoje em dia se tenha tanta opção de cartão de crédito, como cartões sem anuidade, cartão para negativados, cartão sem comprovação de renda e etc., ainda assim o parcelamento via crediário ainda chama a atenção dos consumidores.

Mas, e você, sabe do que estamos falando? Será que realmente é uma boa ideia comprar e pagar por meio do crediário de lojas? Bom, preparamos este guia rápido para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos lá?!

O que é crediário?

O crediário é um meio de pagamento muito usado aqui no Brasil. Porém, na prática, poucas pessoas sabem que se trata de uma forma de financiamento de bens e serviços.

De modo geral, você está pedindo dinheiro emprestado à loja para pagar a sua compra, da mesma maneira que pede um empréstimo em um banco.

O valor da compra é parcelado no crediário, em parcelas fixas, mas com juros e correção monetária pelo empréstimo da quantia.

Dessa forma, após parcelar uma compra no crediário, você sabe exatamente quanto precisará pagar, em quantas prestações e a data de vencimento da conta.

Aqui no Brasil, normalmente, o sistema de pagamento via carnê da loja oferece a possibilidade de parcelar o valor da compra em até 48x.

Como funciona o crediário?

Agora que você já sabe o que é crediário, é preciso entender melhor como funciona esse modo de pagamento.

Como se trata de um “empréstimo”, geralmente, a loja só aprova o crediário após uma análise de crédito do cliente, assim como acontece em um pedido de cartão de crédito, por exemplo.

Essa análise é feita pela instituição responsável pelo crediário e leva em conta fatores como o seu score de crédito, se está negativado ou não, sua renda mensal e etc.

Além disso, o valor da compra é acrescido de juros, que ficam em torno de 6%, que mesmo sendo menores que os do rotativo do cartão de crédito, ainda assim são altos e podem levar ao endividamento.

Atualmente, o crediário está caindo em desuso, visto que as lojas preferem oferecer cartão de crédito próprio, no qual o cliente tem mais autonomia, pode parcelar sem juros em alguns casos e é muito mais fácil de administrar e não se endividar.

Usar o carnê de loja é vantajoso?

O crediário ainda é muito utilizado devido a ser mais fácil de aprovar que o cartão de crédito, bem como tem taxas de juros menores caso você atrase o pagamento.

No entanto, hoje em dia, a melhor maneira de comprar a prazo é através do cartão de crédito, que é um meio de pagamento repleto de vantagens e benefícios exclusivos.

Mas, atenção, pois é preciso escolher muito bem o seu cartão, para avaliar as taxas de juros praticadas, se tem anuidade ou não, que bandeira de cartão de crédito é, para saber onde você pode comprar, enfim.