Quem faz uso do cartão de crédito com certeza já ouviu falar sobre o CVV, não é mesmo? Afinal, esse é talvez o código mais importante de um cartão, pois é por meio dele que você consegue comprar online.

Mas, embora esteja presente em todos os cartões de crédito emitidos no Brasil e no mundo, muitas pessoas não fazem a mínima ideia de o que é, para o que serve ou como achar esse código no seu cartão.

Por isso, tanto para ter mais segurança durante suas compras pela internet quanto para entender mais sobre a importância desses dígitos em sua vida financeira, preparamos este guia exclusivo para você!

Confira a seguir neste guia completo tudo o que precisa saber sobre o CVV do cartão de crédito e débito! Vamos lá?!

O que é CVV do cartão de crédito?

O famoso CVV é uma sigla para Card Verification Value, que na tradução quer dizer “Valor de Verificação do Cartão”, mais conhecido pelos consumidores brasileiros como “Código de Verificação do Cartão”.

Mas, é importante que a nomenclatura CVV pode mudar conforme a bandeira do cartão de crédito. Por exemplo, a bandeira Mastercard costuma chamar esse código de CVC, a bandeira American Express de CID, dentre outras.

De modo geral, esse código é usado pelos emissores do cartão para garantir mais segurança durante as compras, ou seja, uma maneira de proteger os usuários de cartão contra golpes e fraudes, principalmente durante as compras online.

Quantos números tem o CVV?

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o código de segurança do cartão de crédito tem apenas três dígitos.

Embora a grande maioria dos cartões utilizem três dígitos, há casos em que esse código pode ter quatro números, como é o caso da bandeira American Express.

Como identificar o CVV?

Assim como existem diferentes nomenclaturas para o CVV, também pode se ter diferenças na hora de localizar esse código em seu cartão.

Inclusive, não pense que esse código pode aparecer somente atrás do cartão, pois existe também a possibilidade de vir impresso os dígitos na parte da frente.

Via regra geral, as bandeiras mais comuns, como Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, Diners e Discover seguem um padrão de CVV com três números (123, por exemplo) e impresso na parte traseira do cartão.

No entanto, bandeiras como a American Express e Amex seguem outro modelo, no qual o CVV é impresso na frente do cartão e possui quatro dígitos (1234, por exemplo).

Mas, para você não se perder mais na hora de procurar o código de segurança do seu cartão, veja abaixo como identificar o seu CVV de acordo com o seu tipo de cartão!

Cartão de débito

Sim, cartão de débito também tem CVV. Nesses casos, normalmente, o CVV fica na parte traseira do cartão. Se terá 3 ou 4 dígitos, depende da bandeira do cartão.

Cartão de crédito

No caso dos cartões de crédito, o código CVV pode ficar logo abaixo da tarja magnética, atrás do cartão, para as bandeiras mais comuns.

Para as bandeiras Amex e American Expresso, o mais usual é o CVV na frente, bem em cima da numeração do cartão de crédito.

Cartão virtual

No cartão de crédito virtual, como esse é só digital, ou seja, não é o cartão físico e com números impressos, geralmente, o código de segurança é gerado automaticamente, podendo ser identificado no próprio aplicativo ou site do seu cartão.

Inclusive, essa é uma das vantagens de usar o cartão de crédito virtual durante as compras pela internet, pois como um novo CVV é gerado a cada transação, os riscos de ter seu cartão clonado são baixíssimos.

O CVV do cartão é confiável?

Hoje em dia o que não faltam são golpistas e estelionatários tentando tirar vantagens de nós consumidores, não é mesmo?

Mas, saiba que o CVV é justamente um recurso a mais para lhe proteger e evitar cair em golpes financeiros.

De modo geral, podemos dizer que sim, o CVV do cartão é seguro, considerando que existem algumas medidas que garantem seu sigilo, como:

  • Os dígitos não são impressos ou registrados em outro lugar além do seu próprio cartão de débito ou crédito
  • Ao realizar suas compras, o CVV jamais aparecerá na nota fiscal https://noticiaoficial.com/cpf-na-nota-fiscal-beneficios/
  • Esse código não fica em destaque em seu cartão, justamente para não chamar a atenção durante suas compras
  • No caso dos cartões físicos, na maioria dos casos, o CVV é impresso de forma discreta e na parte traseira

Para que serve o código CVV?

Como já mencionamos até o momento, o CVV do cartão de crédito e débito serve para aumentar a sua segurança durante uma compra, sendo solicitado nas transações pela internet.

Isso porque durante uma compra online, como não é possível inserir o cartão e a senha de segurança, a validação da compra é feita através do CVV, que somente o usuário tem conhecimento.

Com isso, você evita que sejam feitas compras indevidas em seu nome e com seu cartão, pois o que acontece é que mesmo que a numeração do seu cartão seja clonada, sem o acesso ao CVV o golpista não conseguirá a aprovação da compra.

Como funciona o CVV nos cartões de crédito e débito?

O código de verificação do cartão é formado por três ou quatro dígitos, dependendo da bandeira do cartão. Ele é gerado através de um sistema de algoritmo e criptografia de dados.

Com isso, é importante destacar que não existem dois CVV’s iguais no mundo, visto que cada cartão tem seu código único.

Até mesmo no caso dos cartões virtuais em que a cada compra um novo código CVV é gerado, há a responsabilidade das operadoras de cartão de crédito de limpar as informações para que o novo código seja gerado.

Assim, quando você for realizar uma compra e seja preciso informar o CVV, é preciso que o número digitado seja exatamente o mesmo do seu cartão.

Caso contrário, as operadoras de cartão podem e devem impedir a compra, para verificar se a transação é legítima.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe o que é, como funciona, para o que serve e como identificar o CVV do seu cartão, certo?

Saiba que esse é um recurso de extrema importância para você consumidor, pois é por meio desse código que as operadoras impedem que compras não autorizadas sejam feitas em seu nome.

Ou seja, o CVV do cartão de crédito e débito foi criado para lhe dar mais segurança e tranquilidade a usar esse meio de pagamento, especialmente durante as compras pela internet, já que os riscos são maiores nesses casos!