Cada dia que passa os criminosos encontram uma nova forma de tirar vantagem dos consumidores e agora a “sensação do momento” é o golpe no pagamento por aproximação.

Resumidamente, esse novo golpe financeiro trata-se de compras indevidas que estão sendo feitas com cartões de crédito e débito, tudo pela tecnologia NFC, onde os pagamentos são realizados via aproximação do cartão ou acessório à maquininha.

E, embora milhões de brasileiros saibam como desabilitar a função do pagamento por aproximação, ainda existe muita gente que não faz a mínima ideia de como fazer isso e consequentemente está mais suscetível ao golpe.

Mas, calma, preparamos este guia simples com algumas instruções para você se proteger e fugir dessa cilada! Aproveite!

Dicas para evitar o golpe do pagamento por aproximação

Mesmo que o pagamento por aproximação seja um facilitador no nosso dia-a-dia e a maioria dos cartões estabeleça um valor baixo para esse tipo de compra, ainda assim é preciso saber como se proteger para evitar os golpes no cartão de crédito ou débito.

Por isso, confira a seguir o que fazer para evitar esse novo golpe do mercado e assim proteger seu dinheiro e seus dados!

1 – Não deixe seu cartão ou acessório solto

Os pagamentos por aproximação são realizados com, no máximo, 10 cm de distância entre o cartão ou acessório da maquininha de cartão.

Contudo, uma dica para minimizar as chances de um golpe é não deixar seu cartão ou pulseira de pagamento por aproximação solto na bolsa ou bolso.

Guarde bem seu cartão ou acessório e fique de olho caso alguém se aproxime mais do que o necessário dos seus pertences, até mesmo porque hoje em dia as maquininhas de cartão estão cada vez menores, ou seja, você pode estar sendo roubado e nem perceber.

2 – Use capas e carteiras com bloqueio RFID

Outra ótima dica para se proteger do golpe no pagamento por aproximação é blindando seu cartão ou acessório.

Isso significa usar capas e carteiras com bloqueio RFID, que é uma tecnologia que identifica conexões na frequência das maquininhas e cartões, impedindo a leitura por outras pessoas.

3 – Use a função de bloqueio temporário

Mais uma excelente dica para evitar cair no golpe no pagamento por aproximação é desabilitar essa função do seu cartão quando não for usar.

Muitos cartões como os do Nubank e PagBank realizam a habilitação e desabilitação temporária do cartão em poucos segundos pelo app.

Cartão de crédito

PagBank Mastercard

  •  Aprovação imediata
  •   Sem anuidade
VER COMO SOLICITAR

Assim, quando você não tiver a intenção de realizar compras ou for em lugares movimentados, pode desabilitar no aplicativo a função do pagamento NFC e se precisar, em instantes tem seu cartão pronto para uso novamente.

4 – Habilite as notificações no celular

A grande maioria dos cartões de crédito e débito hoje em dia funciona através de aplicativos ou Internet Banking.

Por isso, use a tecnologia ao seu favor, isso é, habilite o aplicativo da sua conta e/ou cartão, pois assim receberá notificações quando alguma transação for realizada e caso não seja feita por você, dá tempo de pedir o cancelamento da compra e estorno no cartão.

Leia mais:

Além disso, fique sempre atento ao extrato da sua conta bancária e a fatura do seu cartão, para ter mais controle do que entrou e saiu ou do que foi gasto.

5 – Crie um valor limite

Como mencionamos anteriormente, a maioria dos cartões já estipula um máximo em torno de R$200,00 para compras realizadas por aproximação.

Mas, saiba que você pode personalizar esse valor junto ao banco, estipulando um máximo para as compras sem senha, diminuindo o prejuízo caso alguma coisa aconteça.

Então, gostou das nossas dicas para se proteger do novo golpe no pagamento por aproximação? Se sim, use-as e compartilhe com amigos, afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?!