Investir no mercado cripto tem se tornado uma verdadeira sensação no Brasil e no mundo, puxado principalmente pela alta na cotação do Bitcoin. Mas, quem é iniciante precisa saber como comprar criptomoedas com mais segurança, pois infelizmente há muitos golpistas nesse mercado.

Por isso, se você quer saber como começar a investir em criptomoedas, preparamos este guia rápido com algumas dicas de ouro para evitar ao máximo o risco de “cair em furadas” e perder seu dinheiro! Vamos conferir?!

Dicas de ouro para comprar criptomoedas com segurança

O mercado cripto tem movimentado bilhões no mundo todo e entre os brasileiros não é diferente, não é atoa que muitos estabelecimentos já aceitam Bitcoin como forma de pagamento e somos considerados um dos países com o maior número de jogadores de games NFT no ranking mundial.

Inclusive, as criptomoedas não são procuradas apenas como forma de investimento, mas também para realizar transações em jogos online.

Isso porque os jogos NFT pagam com moedas digitais, como é o caso do Axie Infinity, Luna Rush, Sorare, BombCrypto, Splinterlands, The Crypto You, Pegaxy e outros.

Por isso, seja para investir em criptomoedas ou comprá-las para poder jogar games da blockchain, é preciso saber como e onde comprar com segurança!

1 – Certifique-se de que a empresa realmente existe

Para poder comprar criptomoedas há três meios: 1) exchanges (corretoras de valores de moedas digitais); 2) bancos credenciados; 3) via terceiros.

Comprar de terceiros nunca é recomendado, pois você não terá nenhuma instituição confiável intermediando a transação, ou seja, são maiores os riscos de golpes.

Mas, mesmo quem compra criptoativos via empresas “sérias” pode ocorrer problemas, pois o que não falta é golpista criando sites e criptomoedas falsas para atrair investidores.

Sendo assim, a primeira dica para comprar criptomoedas com segurança é verificar a confiabilidade da empresa.

Leia mais:

Para isso, busque no Google pelo CNPJ da empresa, leia notícias sobre a reputação da empresa no mercado, busque-a no Reclame Aqui, informe-se sobre os criadores e etc.

2 – Fuja das falsas promessas de rendimentos exorbitantes

Quando falamos de ganhar dinheiro com criptomoedas, um dos maiores erros é acreditar cegamente que você vai investir e ter rendimentos incríveis em poucos dias.

Esse é um mercado de renda variável e assim como comprar ações, você pode dobrar seu investimento como perder tudo do dia para a noite.

Sendo assim, a segunda dica para comprar criptomoedas com mais segurança é fugir das falsas promessas, pois nesse mercado não existem ganhos garantidos.

Um bom exemplo disso é a criptomoeda TERRA (Luna), que já esteve cotada como uma das dez melhores para investir e chegou ao fim após seu preço despencar em menos de 24h.

Então, por mais que você acompanhe as estimativas do mercado sobre o preço da cripto que está investindo, entenda que nenhum lucro é certo.

3 – Veja se o ativo tem liquidez

Outra ótima dica para evitar os golpes financeiros envolvendo criptomoedas é analisar se o ativo em questão tem liquidez.

Você deve verificar qual é o volume de negociações da criptomoeda na corretora ou empresa que está pretendendo fazer a compra.

De modo geral, quanto maior o número de transações (compra e venda), maior a liquidez e por usa vez, uma moeda digital com alta liquidez pode ser mais valorizada, pois tem mais saída no mercado.

4 – Cuide a segurança da plataforma de venda

A próxima dica de como comprar criptomoedas com segurança é conferindo a segurança da plataforma que está realizando a transação.

O básico e essencial para investir com mais confiança é que a plataforma tenha um sistema anti-pishing e verificação em duas etapas.

Além disso, é importante analisar se a plataforma em questão tem uma Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e contra o Financiamento ao Terrorismo.

5 – Analise o seu perfil enquanto investidor

Antes de investir seu dinheiro comprando criptomoedas, tenha em mente que é fundamental saber qual é o seu perfil enquanto investidor.

Se você é o tipo de pessoa que busca por segurança e não gosta de correr riscos, os investimentos na renda fixa são mais indicados.

Inclusive, a maioria das corretoras de valores, bancos e financeiras que intermediam investimentos já oferecem testes gratuitos, online e rápidos para o investidor conhecer as opções mais indicadas para sua carteira.

6 – Atenção redobrada as formas de depósito

Um dos golpes mais comuns em plataformas não confiáveis é solicitar ao investidor que realize depósitos com antecedência para poder comprar determinado ativo.

Por isso, uma das dicas para comprar criptomoedas com segurança é ficar atento a essas formas de depósito solicitadas.

A Bitcoin Trade e a Ripio aceitam o pagamento da compra via Pix e TED, por exemplo. Mas, essas são empresas renomadas no mercado.

Se você não conhece ou não tem 100% de certeza, jamais realize transações em que poderá perder seu dinheiro em poucos minutos, como o Pix, por exemplo.

7 – Informe-se sobre os prazos da transação

Por fim, a última dica para comprar criptomoedas com segurança é ficar atento aos prazos para depósito e saque em reais.

Vai demorar dois dias? Duas horas? É instantâneo? Esses são pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença caso você precise recuperar seu dinheiro!