Saber como economizar dinheiro no dia-a-dia é uma missão praticamente impossível hoje em dia, considerando que o reajuste do salário mínimo não foi alto e o custo de vida está cada vez mais caro, devido à inflação nos preços.

Por isso, cada vez mais as famílias brasileiras estão tendo dificuldades para fechar o mês no azul, ou seja, tendo dinheiro suficiente para pagar todas as contas e ainda conseguir se deslocar, alimentar, vestir, enfim.

Então, se você faz parte do time dos brasileiros que está em busca de formas de como economizar dinheiro para fechar o orçamento mensal no zero a zero (pelo menos), saiba que este guia vai te ajudar e muito!

Veja a seguir quais são as 10 dicas mais valiosas para diminuir os gastos em sua rotina e assim fazer sobrar mais dinheiro durante o mês, para não passar tanto sufoco!

TOP 10 dicas de como economizar dinheiro

1 – Anote todos os gastos diários

Ficar anotando tudo o que você gasta é cansativo, é uma mania de “gente velha”, mas é necessário, pois somente assim você terá controle de suas finanças.

Então, seja em um bloquinho de notas ou em uma planilha de gastos, anote tudo, desde o pão para o cafezinho da tarde até o abastecimento de combustível no posto.

Inclusive, se você utilizar o cartão de débito ou crédito como meio de pagamento em seu dia-a-dia, identifique em suas anotações qual cartão foi usado para pagar a compra e se foi pagamento à vista ou parcelado.

2 – Repense o momento de fazer grandes compras

Somos uma das populações ao redor do mundo com menor educação financeira e isso nos faz comprar por impulso, ou seja, sem saber se o gasto cabe em nosso orçamento familiar.

Normalmente, compramos sem planejamento, isto é, sem pensar no impacto dessa nova conta no dia de amanhã e é justamente aí que mora o problema.

Por isso, uma das dicas de como juntar dinheiro rápido é cortando as compras sem necessidade, principalmente as de maior valor e que sejam parceladas.

3 – Adote o “Dia do zero”

O processo de economizar dinheiro inclui cortar gastos e reduzir o consumo. Por isso, uma das dicas mais importantes para fechar o mês no azul é adotar um dia de zero gastos.

É isso mesmo! Pode ser no final de semana mesmo, que você estará em casa e facilitará a economia.

Tire um dia da semana para não comprar nada, é literalmente não abrir a carteira! Faça isso e vai se surpreender no tanto que conseguirá juntar de dinheiro.

4 – Salário na conta, pagamento das contas!

Um dos maiores erros dos brasileiros é não pagar as contas assim que recebem seu salário, pois é um gatilho para usar o dinheiro que você não tem ou não pode.

Dessa forma, uma das dicas é pagar todas as suas despesas fixas mensais assim que o seu pagamento for depositado na conta.

Com isso, além de evitar multas por atraso e até mesmo à inclusão do seu CPF na lista de inadimplentes, também faz seu dinheiro render mais, visto que só usará para as demais despesas o que sobrar na conta.

5 – Fique mais em casa

Sair para trabalhar ou para ter momentos de lazer na rua é sempre uma bomba no orçamento, pois diariamente somos surpreendidos com gastos inesperados.

São esses pequenos gastos diários que sugam nossas finanças e fazem com que seja difícil economizar dinheiro durante o mês.

Pensando nisso, tente fazer menos coisas fora de casa, ou seja, em vez de ir a um barzinho comemorar com os amigos, peça um delivery em casa ou até mesmo cozinhe, para reduzir ainda mais a despesa.

Além de ser muito mais gostoso, todos mais entrosados no ambiente familiar, também é muito mais vantajoso para o seu bolso.

6 – Adote a marmita ao invés de almoçar fora

Os gastos com alimentação são um dos que mais pesam no orçamento das famílias brasileiras e a despesa é ainda maior para quem trabalha e precisa se alimentar diariamente fora de casa.

Então, para economizar dinheiro no dia a dia, diga adeus ao almoço no restaurante e diga olá para a marmita, ou seja, comida pronta de casa.

Por mais que você receba vale alimentação, ainda assim sai muito caro comer fora todos os dias, sendo essa uma despesa que você pode cortar do seu orçamento tranquilamente.

7 – Concentre-se na oferta de descontos

Hoje em dia o que não faltam são boas opções de sites que oferecem cupons de descontos, nas mais diferentes áreas, seja para se alimentar ou comprar um eletrodoméstico, por exemplo.

Além disso, quando você faz o pagamento à vista, muitas vezes, são oferecidos bons descontos no valor da compra.

Por isso, chega de vergonha de procurar ofertas ou pedir descontos, afinal, a sua carteira agradece.

8 – Na hora de comprar, faça uma lista de compras!

Uma das melhores dicas de como economizar no supermercado é comprar apenas o que você está precisando e para isso, as listas são perfeitas.

Quando você se organiza na hora das compras, acaba diminuindo as chances de comprar por impulso ou em excesso, ou seja, poupando o seu dinheiro.

Ah, e essa dica vale para tudo, farmácia, material escolar, roupas, calçados, datas comemorativas, presentes, enfim.

9 – Emprestado não sai caro

Temos a terrível mania de querer tudo novo e só nosso, mas, dependendo da ocasião, é preciso repensar essa mentalidade.

Uma das formas de economizar no dia-a-dia é pegar itens emprestados, ao invés de comprar.
Por exemplo, tem um casamento para ir e não tem terno ou vestido longo para usar… Que tal conferir com os parentes ou amigos se não tem um look para lhe emprestar?

As finanças apertaram e você vai ter que recorrer a um empréstimo… Ao invés de pagar altas taxas de juros para um banco, será que não dá para pedir dinheiro emprestado para alguém próximo?

Esses são alguns exemplos do que você pode fazer para diminuir os gastos e fazer sobrar mais dinheiro ao longo do mês! Pense nisso!

10 – Aposte no lazer de graça

Por último, na nossa lista de dicas de como economizar dinheiro, temos a redução com os gastos de lazer e entretenimento, que podem chegar até 15% do nosso salário mensal.

Aproveite mais de eventos gratuitos em sua cidade, tais como peças de teatro, exposições, sessões de cinema e programas ao ar livre, ao invés de pagar para tal.

Conclusão

Viu só como não é difícil economizar dinheiro diariamente? Pode parecer complicado no início, pois o nosso cérebro está muito focado em consumir, mas é só começar a praticar essas dicas que você verá como o seu orçamento irá melhorar!

Então, aproveite essas dicas e transforme a sua relação com o dinheiro, visto que a vida não é só pagar boletos!