A educação financeira no Brasil é um assunto delicado, considerando que a grande maioria dos brasileiros não controlam suas finanças. Não acredita? Bom, segundo uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), cerca de 80% das famílias brasileiras não têm a mínima ideia de como lidar com seu dinheiro.

O problema é que se não temos a capacidade de lidar com o nosso dinheiro da forma certa, é muito provável que a nossa vida financeira viva ralo abaixo, ou seja, todo o mês as despesas são maiores que os rendimentos, as dívidas aumentam, enfim, viver no vermelho se torna uma triste realidade. 

Mas, além de viver endividado, não ter uma boa educação financeira é ruim no sentido de que não prosperamos em médio ou longo prazo, isto é, o sonho da casa própria se torna cada vez mais distante, trocar de carro fica cada vez menos viável, as viagens ficam apenas no papel…

Só que essa não precisa ser a sua realidade, pois é possível sim conquistar tudo o que você deseja e o melhor, ganhando pouco. Mas, para isso, é preciso uma boa organização financeira, bons hábitos de consumo e seguir um planejamento à risca. 

Então, para lhe provar que você pode melhorar a sua vida financeira em pouco tempo, preparamos este guia exclusivo. Mostraremos a você quais são os segredos para viver bem e com tudo o que tem direito, apenas exercitando os mandamentos da educação financeira para controlar suas finanças pessoais! Vamos nessa?!

Guia rápido de como usar a educação financeira a seu favor

Se tem uma coisa que o brasileiro está sempre pensando é nas contas a vencer… O mês mal começou e a gente já está preocupado em pagar tudo e se vai sobrar dinheiro para chegar até o final do mês, não é mesmo?

E, o pior, é que todo ano é a mesma coisa. Prometemos que vamos fazer diferente, ou seja, economizar mais, ter um planejamento financeiro sólido, trabalhar para ganhar mais dinheiro, mas chega o final do ano e percebemos que continuamos na mesma…

Bom, se você se identificou com esse tipo de situação, saiba que não está sozinho. 

São milhares de pessoas que buscam maneiras de como acabar com as dívidas e sair do vermelho, mas por algum motivo não conseguem. 

Esse motivo tem nome e sobrenome: Falta de educação financeira! Mas, se você quer mudar a sua vida financeira, a hora é agora!

A seguir mostraremos algumas dicas de ouro de como economizar para realizar seus sonhos e ganhar muito mais dinheiro! Aproveite!

Economize mais dinheiro através de um bom planejamento financeiro

Economizar dinheiro não é nada fácil, ainda mais em momentos onde o custo de vida está tão caro, devido à inflação alta. 

Porém, se você souber organizar suas finanças, é mais do que possível.

Na prática, economizar serve para:

  • Acumular dinheiro para realizar um sonho de consumo; 
  • Obter rendimentos com aplicações e investimentos, ou seja, multiplicar seu dinheiro. 

Não importa qual seja o seu objetivo, pois em ambos os casos você estará dando um grande passo rumo ao sucesso financeiro.

Seja para ter uma estabilidade financeira ou uma vida mais confortável, reduzir gastos no dia-a-dia para sobrar mais dinheiro no mês é fundamental nos dias de hoje.

E para mostrar a você que é possível sim economizar mesmo sem ter aumento na renda, separamos algumas dicas para isso!

  • Planejamento: essa é a parte essencial, pois não existe economia sem planejamento financeiro. Por isso, comece analisando seus gastos mensais, como, por exemplo, as contas de gás, água, luz, condomínio e etc. Isso permitirá que você consiga saber para onde está indo seu dinheiro e como fazê-lo render mais, através de pequenas economias nessas despesas;
  • Prioridades: Você já se perguntou quais são as suas prioridades? É importante conseguir identificar o que realmente é prioridade para você e o que não é! Gastar dinheiro com coisas que podem ser consideradas supérfluas é um prato cheio para obter dívidas e acabar prejudicando a sua situação financeira. Sendo assim, liste suas prioridades e anote o que pode ser cortado do seu orçamento mensal;
  • Organização: saber efetivamente quais são os gastos durante todo o mês é essencial para quem deseja saber como ser bem-sucedido financeiramente. Esse simples hábito pode evitar que você gaste mais dinheiro do que realmente pode e deve e estabelece uma reeducação financeira na sua vida. Aplicativos e planilhas podem contribuir com essa importante tarefa.

Crie metas para destinar sua renda 

Os bons mandamentos da educação financeira nos dizem que quanto mais “dividirmos” nossa renda, melhor organizada será nossa vida financeira. 

Na prática, isso significa separar o quanto você pode gastar em cada tipo de despesa, como gastos com moradia, alimentação, saúde, qualidade de vida e até mesmo investimentos.

Assim, sabendo para onde está indo seu dinheiro, fica mais fácil criar metas de médio e longo prazo, pois você se motiva a economizar mais.

Então, você pode definir o destino da sua renda da seguinte forma: 

  • Pagar todas as contas: destine cerca de 70% dos seus ganhos para o pagamento de todas as suas despesas fixas e variáveis no mês;
  • Estabilidade financeira: junte ao menos 10% do seu salário todo o mês para quitar as dívidas pendentes e futuramente criar uma reserva de emergência, para ter dinheiro em casos de gastos inesperados, como um problema no carro, por exemplo;
  • Investir em seus sonhos: guarde ao menos 10% dos seus rendimentos mensais para investir em você, ou seja, juntar dinheiro para trocar de carro, para fazer aquela viagem em família, dar entrada na casa própria, enfim;
  • Fazer investimentos: reserve ao menos 10% dos seus ganhos para investir em seu futuro, isto é, fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Dessa forma, você será capaz de acumular muito mais dinheiro e, consequentemente, de economizar ainda mais!

Aprenda a gastar menos

Por último, a nossa dica de educação financeira é aprender a ter controle sobre o seu dinheiro, afinal, é você quem manda.

Se você quer ter uma vida financeira estável e próspera, será preciso abrir mão de algumas coisas por um tempo…

Assim, a solução para ter mais dinheiro na carteira é cortar gastos, isto é, diminuir a saída de dinheiro.

Para isso, comece dando férias ao seu cartão de crédito, pois ele é o maior exemplo da falsa ilusão de que a nossa renda é maior do que realmente temos.

Então, comece a priorizar as suas compras com dinheiro, levando na carteira a quantia necessária para pagar apenas as contas essenciais. 

Isso faz com que você tenha mais controle sobre os seus gastos e deixe de comprar itens supérfluos.

Conclusão

Portanto, esperamos ter lhe ajudado a ter mais conhecimento sobre a educação financeira em nosso dia-a-dia e como ela pode nos ajudar a ter mais ganhando menos!

Não existe essa desculpa de que é impossível economizar ou realizar sonhos ganhando apenas um salário mínimo, pois com planejamento e dedicação tudo é possível, mesmo que demore um pouco mais.

Além disso, tendo mais controle de seu dinheiro, as chances de se endividar são menores e as oportunidades de crédito maiores. 

Então, dê um basta nessa vida de viver com o orçamento no vermelho! Comece agora mesmo a organizar as suas finanças e ir em busca de seus projetos e sonhos!