Aprender sobre o mercado financeiro pode ser bem difícil no início, considerando que para adquirir conhecimento é preciso se dedicar bastante. Mas, saiba que esse caminho não precisa ser tortuoso e chato e os filmes sobre investimentos são a prova disso. 

Embora não exista uma fórmula mágica para investir e ganhar muito dinheiro do dia para a noite (Day Trade, talvez!), existem recursos que podem tornar a sua jornada como investidor mais atrativa e interessante. 

Nesse sentido, os filmes e documentários que contam sobre o maravilhoso mundo das finanças podem ser de grande valia, pois é uma forma de aprender se divertindo, concorda?

E muito além das dicas sobre onde e como investir dinheiro, os filmes de investimentos nos ensinam lições valiosas sobre como lidar com as expectativas e as perdas, já que em muitos casos, a experiência é construída com base em nossos erros como investidores. 

Por isso, prepare a pipoca e separe o caderno de anotações que a aventura vai começar! Montamos para você uma lista com 6 indicações contendo os melhores filmes sobre investimentos, para que você possa aprender e refletir sobre suas finanças, economia, investimentos e muito mais!

1. Betting on Zero

Produzido por Ted Braun, esse é dos filmes sobre investimentos da Netflix, onde basicamente fala sobre a polêmica que envolve a famosa multinacional Herbalife.

O documentário aborda a opinião contrária de dois grandes investidores: Carl Icahn e Bill Ackman. Esses dois personagens reais são imigrantes que decidiram trabalhar com a distribuição dos produtos da empresa, porém, apenas um deles teve o sucesso esperado. 

Nesse cenário, o filme retrata de um lado um investidor que se tornou acionista majoritário (Carl Icahn) e de outro a frustração de um investidor que não chegou nem perto da rentabilidade esperada (Bill Ackman). 

Bill Ackman participou do documentário e explicou o porquê de seu posicionamento negativo à Herbalife, no qual alega que há uma fraude que irá levar a empresa à falência. Já Carl Icahn preferiu não participar. 

Mas, o fato é que esse é um dos filmes sobre investimentos que vale a pena separar um tempinho para assistir, pois ensinará a você uma lição de ouro: nem todo investimento dá certo para todos!

É uma boa reflexão para as pessoas que acreditam em falsas promessas e se jogam de cabeça em aplicações sem ter o mínimo de conhecimento, achando que terão altos rendimentos num passe de mágica.

Além disso, o documentário aborda conceitos importantes para os investidores iniciantes, como termos da bolsa de valores (short selling, por exemplo).

2. Becoming Warren Buffett

Na tradução, o documentário “Como ser Warren Buffett”, aborda a vida de um dos maiores investidores do mundo, considerado como o “mestre do value investing” (método utilizado por grandes investidores).

Não estamos falando de uma produção que aborda as estratégias de investimento do “Oráculo de Omaha”, mas sim sobre o lado pessoal de Buffett, um dos americanos com o maior capital do mundo, citado constantemente na lista da Forbes.

O documentário mostra a trajetória desde a juventude de Buffett até o momento do sucesso financeiro, abordando o seu fascínio por números, a rotina humilde e dedicada que seguia e até mesmo o funcionamento de sua empresa, a Berkshire Hathaway.

Além disso, o documentário retrata um lado muito importante que todos investidores deveriam ter, que é a filantropia.

Buffett foi quem fez a maior doação de dinheiro até hoje na história e esse é um exemplo que mostra que de nada adianta conquistar uma fortuna se ela irá ficar parada. 

Então, essa produção é uma ótima recomendação para quem busca saber como é a na realidade a vida pessoal e profissional de um megainvestidor. 

3. A Grande Aposta

Essa produção lançada em 2015 está no catálogo na Netflix e é estrelada por nada mais nada menos do que: Brad Pit, Christian Bale, Ryan Gosling e Steve Carell.

O filme mostra a crise econômica de 2008, mas sob o olhar de investidores que previram o problema e acabaram lucrando muito com isso.

Por ser um filme baseado em fatos reais, tem muito a nos ensinar, pois mostra como simples investidores conseguirem antecipar a crise que estava por vir. 

Mas, além disso, é uma boa lição para ensinarmos sobre a hora certa de investir dinheiro, pois esse grupo investiu em derivativos contra ativos do ramo imobiliário americano.

E como se não bastasse, é um filme leve e descontraído, que mesmo explicando conceitos e termos financeiros, tem uma linguagem de fácil entendimento. 

4. Moneyball

Esse filme foi lançado em 2011, que na tradução quer dizer: “o Homem que Mudou o Jogo”, e é interpretado pelo ator Brad Pitt.

A produção cinematográfica apresenta a história de um gerente de um time de baseball diferenciado, que usa dos números para fazer contratações. 

Em parceria com seu assistente, o gerente escolhe os jogadores através de análises estatísticas.

A grande lição do filme é justamente o método que o gerente utilizada, afinal, não é sempre que se aplicam conceitos financeiros para outros aspectos de nossa vida, não é mesmo?

O gerente faz dos números seus aliados nas contratações, enxergando pontos que muitos não viam, como é o caso da contratação de bons jogadores subvalorizados. 

Assim, o método abordado no filme tem muito a ensinar sobre o real investimento de valor. 

Apesar da limitação financeira que o time passava, o gerente contratou bons jogadores desvalorizados e ainda obteve resultados incríveis.

5. Fome de Poder 

Esse é mais um dos filmes sobre investimentos na Netflix. Estrelado por Michael Keaton, mostra a famosa rede de hambúrgueres McDonald’s.

O filme conta a trajetória da marca, desde sua criação até a ascensão financeira, tudo pela ótica do empresário Ray Kroc e não dos irmãos McDonald.

Foi a forma de gestão de Kroc que transformou o McDonald’s de uma simples lanchonete familiar a uma multinacional, sendo considerada atualmente como a maior rede de fast-food mundial.

Então, o filme pode ensinar você investidor iniciante a importância de uma boa gestão e principalmente como o mercado de ações pode ser fantástico. 

Ray Kroc, contra tudo todos, conseguiu criar a maior empresa de restaurantes em questão financeira e suas ações se valorizam cada vez mais ao longo dos anos e é justamente isso que você precisa aprender se deseja se tornar um investidor de sucesso. 

6. The Lost Interview: Steve Jobs 

Esse é um documentário que também está no catálogo da Netflix e retrata a vida profissional do famoso fundador da Apple, Steve Jobs. 

A produção foi feita na forma de entrevista e aborda diversos aspectos importantes aos investidores, como a criação e desenvolvimento de produtos, gestão de pessoas, competição, marketing, inovação e muito mais. 

Mesmo que não seja um dos filmes para assistir sobre investimentos diretamente, ainda assim pode lhe ensinar muita coisa.

Afinal, para ser um acionista de sucesso você precisa entender que quem cria valor às empresas são as pessoas, seus produtos e suas estratégias, concorda?!

Por isso, recomendamos muito que você assista a esse documentário na Netflix, pois será uma maneira mais fácil de entender a grande mente do dono da Apple, a empresa mais valiosa do mundo.

Então, gostou das nossas indicações de filmes sobre investimento? Esperamos que com essa lista você consiga aprender mais sobre o mercado financeiro de forma mais descontraída!

E não se limite apenas a essas seis produções, pois o que não faltam são filmes, séries e documentários que abordam o mundo financeiro!