Se tem uma coisa que o consumidor brasileiro precisa é aprender como economizar dinheiro em 2022, visto que com a inflação alta, espera-se que o custo de vida continue caro, ou seja, o novo salário mínimo não dará conta de tudo.

Então, se você quer começar o ano com mais estabilidade financeira e assim passar menos sufoco ao longo dos meses, continue conosco que preparamos este guia rápido com as melhores dicas para você diminuir o custo das despesas e assim fazer seu dinheiro render mais! Vamos nessa?!

50 dicas para economizar dinheiro em 2022

1 – Conheça sua realidade financeira

O primeiro passo para economizar dinheiro em 2022 é ter total consciência da sua situação financeira atual, ou seja, desde o início do ano já monte seu planejamento financeiro e veja como está a relação de ganhos e gastos na sua conta.

2 – Utilize um bom app de controle financeiro

Com ajuda de um gerenciador financeiro, controle a entrada e saída do seu dinheiro, pois assim saberá exatamente quando “pisar no freio” e reduzir o consumo.

3 – Conheça suas despesas fixas e variáveis

Entenda qual o impacto das suas despesas fixas e variáveis em seu orçamento, pois somente assim saberá quanto % do seu salário está indo para cada tipo de gasto, o que facilitará na hora de aplicação a regra dos 50-15-35.

4 – Analise seus gastos

Outra forma de economizar dinheiro em 2022 é verificar se está gastando mais do que deveria na categoria de gastos não essenciais.

5 – Corte despesas desnecessárias

Agora que já sabe onde está gastando mais do que deveria, reduza ou corte o que for possível, para assim sobrar dinheiro e você conseguir usar onde realmente precisa.

6 – Faça você mesmo

Ao invés de comprar tudo que deseja, tente fazer mesmo aquilo que conseguir, pois dessa maneira economizará bastante e ainda poderá encontrar até uma fonte de renda extra para complementar o orçamento.

7 – Gaste menos com delivery

Sim, o delivery é uma das despesas que mais tem pesado no orçamento das famílias mais jovens. Por isso, para economizar dinheiro em 2022, cuidado para não exagerar e acabar gastando mais do que o planejado com esse tipo de despesa.

8 – Economize água

Não é só a conta de luz que está assustando os brasileiros e sendo assim, para aproveitar melhor seu dinheiro este ano, controle seu consumo de água, para não ter surpresas na conta e ainda preservar este recurso natural e escasso.

9 – Gaste menos energia

A conta de luz passou por constantes reajustes ao longo de 2021 e atualmente é uma das despesas básicas mais caras para as famílias, juntamente com o preço do botijão de gás e o combustível.

Então, para economizar mais dinheiro em 2022, mantenha a atenção para não deixar luzes acesas ou eletrodomésticos na tomada sem necessidade.

10 – Reavalie a assinatura de serviços como internet e TV

Caso você não use todos os serviços que contrata ou o preço está pesando no orçamento, saiba que é hora de revisar e reavaliar a necessidade.

Além disso, a dica para economizar em 2022 com esse tipo de despesa é trocar os planos já contratados por outros mais baratos.

11 – Utilize menos serviços de transporte privado

Usar carros via aplicativos como Uber e 99 estão cada vez mais caros para os brasileiros, afinal, o preço da gasolina está elevado.

Então, a dica é trocar o transporte privado pelo coletivo ou até mesmo aproveitar para se exercitar, indo a pé para o trabalho ou de bicicleta, por exemplo.

12 – Não comprar é a melhor economia

Se você realmente quer economizar dinheiro em 2022, evite sempre que possível comprar o que não é essencial.

Não se deixe influenciar por ofertas tentadoras, descontos incríveis e condições de pagamento exclusivas, ou seja, tente evitar as compras por impulso.

13 – Faça das marmitas suas amigas

Procurar ter uma alimentação mais saudável com certeza faz bem para você pensando em saúde e também para o seu bolso.

Por isso, a dica para economizar dinheiro em 2022 com despesas variáveis é criar o costume de levar marmita para o trabalho, ao invés de comer em restaurantes todos os dias ou fazer lanches rápidos na rua.

14 – Cuidado com os pequenos gastos

Um gasto de R$5 aqui, outro de R$20 ali, pode te fazer extrapolar o orçamento e sem sombra de dúvidas é uma forma de deixar nosso dinheiro invisível.

Então, atenção aos pequenos gastos do dia-a-dia, pois é nesse tipo de despesa que o seu dinheiro vai embora e você nem percebe.

15 – Aprenda a dizer não

Ao conhecer suas necessidades fica bem mais fácil dizer não ao que não precisa, seja nas ofertas que aparecem nas redes sociais, naquele desconto oferecido no cartão de crédito, o empréstimo com taxa de juros reduzida, enfim.

16 – Utilize adequadamente o cartão de crédito

Para 2022 é esperado que se tenha ainda mais altas nas taxas de juros do cartão de crédito, quando pagamos o mínimo da fatura, por exemplo.

Então, para evitar o endividamento no cartão de crédito, utilize essa forma de pagamento corretamente, sempre comprando apenas o necessário, sem estender demais o parcelamento e claro, pagando a fatura em dia.

17 – De preferência, compre sempre à vista

O cartão de crédito pode ser um excelente aliado hoje em dia, pois muitos são cartões sem anuidade, oferecem descontos exclusivos e até mesmo cashback.

Contudo, a melhor dica financeira é sempre priorizar o pagamento à vista, pois assim além de aproveitar do desconto, também não comprometerá seu orçamento com novas parcelas na fatura.

18 – Evite atrasar pagamentos

Pagar as contas em dia evita muita dor de cabeça e claro, é ótimo para o bolso, pois sem atrasos você fica livre de multas e taxas.

19 – Atenção as compras por impulso

Acompanhe sempre o seu planejamento financeiro para não fugir dos gastos planejados e assim evitar criar despesas desnecessárias, principalmente em compras de roupas, presentes, calçados e etc.

20 – Doe o que não usa mais

Pode parecer uma dica boba para economizar dinheiro em 2022, mas saiba que ao fazer isso você consegue ver o que de fato precisa, ou seja, tem impacto direto em seu orçamento.

21 – Compare preços

Fazer pesquisas de preço é essencial para economizar nas compras e sendo assim, este ano use e abuse dos comparadores de preços online, como Zoom, Buscapé e etc.

22 – Encontre ofertas no Buscapé

Precisa comprar algo e quer saber onde o preço está mais em conta? Bom, então pesquisar valores no site Buscapé é sempre uma boa pedida.

Cartão de crédito

Buscapé Pan

  •  Sem anuidade
  •   Com cashback

VER COMO SOLICITAR

Inclusive, o cartão de crédito Buscapé Mastercard Internacional é uma das nossas indicações de melhores cartões para este ano, pois oferece ótimo custo-benefício.

23 – Vá ao supermercado com uma lista de compras

Um dos erros mais comuns que levam os brasileiros a gastarem mais nas compras de mercado é ir sem planejamento. Então, fazer listas vai te guiar a economizar bem mais.

24 – Peça indicações

Pedir indicações antes de comprar algo te ajuda a fazer escolhas com o melhor custo-benefício e consequentemente promove a economia em suas finanças.

Um dos fóruns de compras online mais indicados para isso é o PromoForum, que irá lhe ajudar a conhecer a opinião de outros consumidores, assim como o Hardmob.

25 – Promobit

Além de avaliações, nos fóruns do site Promobit você pode ganhar descontos especiais para suas compras, aproveite.

26 – Méliuz

Cartão de Crédito

Méliuz

  •  Com Cashback
  •   Sem anuidade
Saiba como solicitar

Com a Méliuz você ganha dinheiro de volta em suas compras, seja por meio do cartão de crédito que oferece cashback e ofertas exclusivas em parceiros ou no site através de cupons de descontos.

27 – Cuponeria

Nesse site você encontra diversos cupons de descontos para fazer compras pela internet, ou seja, uma excelente forma de economizar dinheiro em 2022.

28 – Pelando

No Pelando você consegue também as melhores ofertas para realizar suas compras online, o que é ótimo para quem tem o hábito de comprar pela internet.

29 – Verifique o que está faltando

Antes de comprar, veja se realmente precisa ou se já possui o item em casa, tanto para evitar gastar de novo sem necessidade quanto para criar um hábito de consumo mais sustentável.

30 – Utilize um app de lista de compras

Para te ajudar com suas listas, existem diversos apps de lista de compras, tais como Listonic, Bring!, TK Solution, A lista de compras, Kiwi3, Keep, entre outros.

31 – Evite ir ao mercado com fome

Ir ao supermercado com fome faz com que você compre itens fora da sua lista para se satisfazer momentaneamente, ou seja, acaba com a sua economia.

Então, a dica para economizar em 2022 com a compra de alimentos é ir com tranquilidade, de preferência sem os filhos e bem alimentado.

32 – Fique de olho nas promoções

Uma das melhores formas de economizar durante as compras de consumo é aproveitando promoções. Então, já segue os mercados que você frequenta nas redes sociais, baixe o aplicativo se tiver, faça seu cadastro no clube de compras, tudo para conhecer as ofertas e gastar o mínimo possível.

33 – Experimente marcas alternativas

Por mais que muitos desacreditem, nem sempre o produto mais caro da prateleira é o melhor e por isso, verifique a qualidade antes de tudo, ao invés de comprar pela marca.

34 – Planeje-se com antecedência

Antes de viajar, entrar em um consórcio, pedir um empréstimo, contratar um financiamento, enfim, planeje-se antecipadamente para conseguir as melhores ofertas e claro, programar essa despesa em seu orçamento.

35 – Defina metas de viagem

Viajar é muito bom, faz bem para a alma, nos torna mais produtivos no trabalho depois, criamos memórias inesquecíveis, enfim, é tudo de bom.

E ao contrário do que muitos pensam, é possível sim viajar com economia, mas para isso é fundamental estipular um teto de gastos.

36 – Opte por épocas de baixa temporada

Se uma das suas metas para 2022 é viajar mais, saiba que para aproveitar sem comprometer o orçamento, uma das dicas é optar por passeios na baixa temporada, pois assim o preço das passagens, hospedagem e etc. fica mais em conta.

37 – Monte um plano financeiro para a viagem

Planejar a vida financeira é fundamental independente do seu objetivo. Mas, quando falamos em viajar, antecedência e planejamento são a chave para economizar dinheiro e fazer tudo dar certo, dentro do programado.

38 – Mantenha a disciplina

Utilize sua renda com base no seu plano financeiro, ou seja, não adianta você ganhar R$2.000,00 por mês e ter um custo de vida de R$2.500,00.

Faça o que o seu salário permite, para evitar ficar negativado e sempre no sufoco de estar com as finanças no vermelho.

39 – Defina uma meta de gastos para o casamento

Se você vai casar, o primeiro passo é definir uma meta ou teto de gastos, até mesmo porque esse tipo de evento sempre acaba custando mais caro no final das contas.

40 – Crie uma lista de convidados seletiva

Não importa se é a festa de casamento, de um ano do filho, de formatura, de 15 anos, de bodas ou afins, a dica para economizar é sempre restringir o número de convidados, pois quanto maior for a sua lista, maior serão os seus gastos.

41 – Opte por alugar, e não comprar

Em muitos casos, o aluguel compensa mais do que a compra do item em si, principalmente em festas e eventos.

Então, se você quer economizar dinheiro em 2022, pesquise bem os preços, compare e se possível, opte por alugar o mesmo.

42 – Escolha uma viagem de lua de mel mais barata

Viajar em épocas de baixa temporada pode ser bem mais barato, mas o destino também é muito importante quando pensamos em economia.

Sendo assim, se o orçamento está comprometido, nada de viajar para Dubai, concorda? Opte por lugares mais em conta, tanto na hora da compra das passagens quanto pensando nos gastos que terá no local.

43 – Utilize programas de pontos e milhas

Se você tem um cartão de crédito com milhas e pontos, aproveite-o mais. Concentre todos os seus gastos nele, pois assim ganhará mais pontos e depois terá mais recompensas, fazendo com que menos dinheiro saia do seu bolso.

44 – Foque nos pequenos prazeres da vida

Você não precisa viajar para o Caribe para ser feliz. Seja realista com sua atual situação financeira e aproveite mais os pequenos prazeres, como um passeio simples ao ar livre, que é gostoso e não pesa no seu bolso.

45 – Leia mais

Busque livros que te ajudem a otimizar sua renda, sites de confiança que lhe deem mais dicas para fazer seu dinheiro render mais, enfim, procure conhecimento financeiro.

46 – Invista em um hobby que gere renda

Para otimizar sua renda, é importante também ganhar mais. Então, em 2022 invista em uma nova fonte de renda extra, para complementar o orçamento.

47 – Dê preferência ao dinheiro em papel

O cartão pode se tornar vilão das suas finanças quando usado sem planejamento. Então, se você é uma pessoa que só vai passando e não tem controle dos gastos, dê preferência ao dinheiro em papel.

48 – Compre o “genérico” se achar válido

Muitas vezes, o produto “original” é basicamente o mais famoso e mais caro. Sendo assim, para economizar dinheiro em 2022 com despesas de farmácia, repense o uso do genérico, se valer mais a pena o preço.

49 – Adie compras grandes

Sempre é bom repensar se uma compra vale realmente a pena em determinado momento.

Por esse motivo, se você está precisando fazer uma compra de valor mais elevado, tente adiar para aproveitar grandes promoções do mercado, como a Black Friday em novembro, por exemplo.

50 – Crie um dia “Zero gastos”

Nesse dia, a ideia é que você não gaste com nada que pode ser evitado, fazendo com que seja mais uma excelente forma de economizar dinheiro durante o mês.

Então, gostou das nossas dicas de como economizar dinheiro em 2022? Pois saiba que são essas pequenas mudanças de hábitos que poderão fazer toda a diferença no seu orçamento ao longo do ano!