Se você ainda não foi “sorteado” com o golpe do empréstimo, com certeza conhece alguém que já passou por essa situação, não é mesmo? Isso porque nos últimos anos, os golpistas estão fazendo cada vez mais vítimas através da internet. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), todos os anos, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de golpe financeiro, como clonagem do cartão de crédito e empréstimo falso.

Ainda segundo esse levantamento, a média de prejuízo por pessoa é de R$478,00 e para piorar a situação, aproximadamente 30% das vítimas desses golpes acabam ficando com o nome sujo, pois não conseguem reaver o valor roubado e consequentemente arcar com a dívida feita indevidamente.

Por isso, saiba que é importantíssimo ficar de olho bem aberto para evitar ao máximo cair no golpe do empréstimo fácil ou fraudes semelhantes, já que a tecnologia, infelizmente, não é utilizada somente para o bem.

Então, para lhe ajudar a evitar esse problemão em sua vida financeira, preparamos este guia exclusivo, para que você conheça direitinho o que é, como funciona e como diminuir as chances de ser lesado(a) em ações criminosas na internet! Vamos lá?!

Afinal, o que é e como funciona o golpe do empréstimo?

Para quem não está por dentro do assunto, o golpe do empréstimo online é uma ação fraudulenta de extorsão ao consumidor, por meio da internet. Na prática, uma pessoa entra em contato com você oferecendo crédito.

Esse contato pode ser feito através de diferentes canais online, sendo as redes sociais o principal alvo. 

Nesse sentido, o golpe do empréstimo pelo WhatsApp é o mais comum, devido a que é onde o diálogo se dá de forma mais fácil, rápida e menos suspeita.

Porém, a grande sacada e o ponto onde você deve ter mais atenção para evitar de cair no golpe do empréstimo para negativados, por exemplo, é com relação a antecipação de uma quantia para que o crédito seja liberado

Normalmente, os golpistas dizem que para o empréstimo ser aprovado, será necessário antecipar o pagamento do valor referente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Outra forma de extorquir dinheiro da vítima, é dizendo que se a mesma der um valor de entrada, o dinheiro sai mais rápido, em menos de 24 horas.

Dentre as artimanhas para conquistar o consumidor e induzi-lo a cair no golpe do limite de crédito disponível, são oferecidos mil e um benefícios, como:

  • Carência de mais de 30 dias para que o consumidor comece a pagar a primeira parcela;
  • Crédito para negativados, ou seja, sem consulta prévia aos órgãos de proteção;
  • Possibilidade de parcelamento da quantia emprestada sem juros;
  • Valores de empréstimo altíssimos.

Se você deixar a euforia do momento de lado e pensar com calma, verá que é praticamente impossível um empréstimo com tantas vantagens

Por mais que os bancos e financeiras estejam oferecendo crédito para negativados, com taxas de juros baixas e com prazos para pagamento mais estendidos, ainda assim nada supera essas “ofertas irresistíveis” feitas pelos golpistas.

Como saber se estou caindo em um golpe?

Como você pode ter percebido, os estelionatários oferecem facilidades e vantagens tentadoras ao cliente, justamente para tentar convencê-lo a pegar o valor.

Então, é aí que você deve ter atenção, afinal, conhecendo o mercado atual, sabemos que é muito difícil chegar a uma proposta dessas, certo?!

Além disso, para evitar as chances de se enganar com o golpe do empréstimo online sendo crítico, ou seja, deixando a emoção de lado e pensando com a razão.

Por mais que queira acreditar que tem um empréstimo com juros baixos para você mesmo estando com o nome sujo na praça, seja criterioso. Assim:

  • Não acredite em tudo que estão lhe dizendo;
  • Nunca passe seus dados pessoais e financeiros logo de cara;
  • Jamais aceite qualquer proposta sem antes pesquisar a credibilidade da empresa na internet.

Um bom site para você pesquisar se o empréstimo é de verdade ou golpe é o Reclame Aqui

Se você digitar no Google, por exemplo, golpe do empréstimo Banco Safra verá a quantidade de reclamações no Reclame Aqui.

Mas, cuidado para não generalizar a situação. Por mais que o Banco Safra esteja sendo alvo dessas denúncias, não quer dizer que esteja envolvido no golpe.

Em milhares de casos, os estelionatários criam contas e até mesmo sites usando o nome e a reputação da instituição financeira. 

Na dúvida, pense que é pouco provável que uma financeira cobre para liberar uma linha de crédito para você e muito menos que seja necessário fazer um pré-cadastro para aprovar o pedido.

Então, fique atento a esses sinais de alerta, pois as chances de ser um golpe de empréstimo fácil são grandes. 

Como não cair no golpe do empréstimo?

Para evitar perder dinheiro para golpistas, separamos algumas dicas para se proteger contra esse tipo de situação. Confira!

  • Duvide de ofertas vantajosas demais (lembre-se que quando a esmola é demais o santo desconfia…);
  • Não aja por impulso, peça para retornar o contato depois, enquanto faz uma pesquisa na internet;
  • Jamais dê informações pessoais, como número de RG e CPF ou dados bancários, como número da sua conta no banco ou do cartão de crédito;
  • Não realize transferências de valores ou faça pagamentos antecipados antes de ter o crédito realmente liberado na sua conta;
  • Antes de fechar qualquer acordo, entre em contato com os canais oficiais do banco ou financeira que está oferecendo o empréstimo para saber se a proposta é real.

Com essas dicas ficará mais fácil de você se proteger contra o golpe do empréstimo!

Cai no golpe do empréstimo, o que fazer? Procure imediatamente a polícia e registre um Boletim de Ocorrência, pois hoje em dia tem lei para crimes cometidos através da internet. No mais, vale sempre o bom senso quando pensar em como evitar os golpes do empréstimo consignado!