O mercado de criptomoedas está em alta desde que o presidente da montadora de carros elétricos Tesla anunciou o investimento em mais de 1 bilhão de dólares em Bitcoin no ano passado, ou seja, um verdadeiro sucesso.

Mas, embora a ótima valorização das moedas digitais tenha chamado à atenção de mais investidores no momento, é justamente aí que precisamos ter mais cuidado ao fazer investimentos, considerando que o número de golpes e fraudes aumenta. 

Assim, golpistas através da tecnologia e seus recursos tentam atrair os investidores para aplicações falsas envolvendo as criptomoedas promissoras…

O problema disso é que além da perca de capital, a pessoa ainda arruma uma tremenda dor de cabeça para sua vida, considerando que a situação não será resolvida tão facilmente, em muitos casos inclusive, nunca se chega aos culpados. 

Então, para evitar esse tipo de constrangimento e perda de tempo e dinheiro, preparamos este guia exclusivo com os golpes mais comuns quando o assunto é como comprar e vender criptomoedas. Assim, você ficará mais atento e diminuirá as chances de cair em uma dessas falcatruas. Vamos conferir?!

Carteiras falsas de criptomoedas

Se você entende o que significa criptomoedas, então sabe que para guardar certa quantidade de qualquer moeda digital, seja Bitcoin ou outro tipo, é preciso uma carteira virtual, ou seja, um aplicativo online criado especialmente para isso, correto?!

Se você for pesquisar como comprar criptomoedas de forma segura, verá que essa carteira (também conhecida no mercado financeiro como wallet) deve ser um local com segurança e criptografado, pois é justamente isso que torna o investimento confiável, visto que impede que pessoas alheias acessem o seu saldo e as chaves privadas que só você deve saber.

Mas, o que era para ser uma segurança para você e seu dinheiro pode acabar se tornando um pesadelo e é por isso que é necessário tomar cuidado na hora de investir em moedas no meio digital, uma vez que existem inúmeras wallets falsas por aí, inclusive presentes em lojas de aplicativos confiáveis que comercializam as criptomoedas.

Muitos desses programas fazem promessas que irão guardar suas economias com total segurança, mas, o que realmente acontece na prática é que ao fazer o deposito, seu capital é imediatamente transferido para a conta de cibercriminosos. Então, nunca confie em softwares lançados há pouco tempo no mercado, onde o ideal é procurar alternativas com boas referências e reputação na internet.

Falsas exchanges

Hoje em dia com a evolução da internet e dos sistemas de programação, é comum esbarrar por exchanges falsas no mercado.

Para quem não sabe o que são exchanges, tratam-se de corretoras de criptoativos, ou seja, plataformas que intermediam as compras, vendas e trocas de criptomoedas.

Assim, uma das maneiras de lesar os investidores que os cibercriminosos encontraram foi criar exchanges falsas para roubar seus criptoativos.

E não se iluda acreditando que é fácil reconhecer um site falso, pois se tratam de plataformas bem feitas, bonitas e principalmente, construídas de maneira profissional.

Dessa forma, para evitar realizar uma operação de compra e venda de moedas digitais e acabar perdendo suas economias para os estelionatários, cuidado redobrado!

A dica segue a mesma: antes de realizar qualquer transferência em dinheiro, pesquise e avalie a reputação da exchange ou casa de câmbio.

Pishing

Outro golpe que vem sendo aplicado pelos cibercriminosos na hora de onde comprar criptomoedas é com relação ao uso de técnicas de phishing.

Esse golpe é muito aplicado nos cartões de crédito, sendo uma forma de enganar o consumidor para ele revelar as senhas do cartão, por exemplo. 

No caso das criptomoedas hoje não é diferente, sendo mais uma prática utilizada para enganar o usuário, a ponde de ele informar seus dados sigilosos e assim roubar seu dinheiro.

Na prática isso pode ocorrer através do envio de e-mails solicitando que você confirme sua senha, supostamente enviado pela empresa que administra sua carteira digital.

Por mais que você acredite que não, saiba que é muito fácil copiar uma página de login, com o intuito de descobrir as credenciais dos investidores.

Então, se você receber uma mensagem não confiável, jamais abra quaisquer links e tampouco preencha formulários. Entre imediatamente em contato com a sua exchange.

Pirâmides e esquemas ponzi envolvendo criptomoedas

Normalmente, as vítimas desse tipo de golpe são pessoas que começaram a pesquisar há pouco tempo sobre o funcionamento da blockchain.

Além disso, esse perfil de pessoa, normalmente, procura por novas criptomoedas para investir assim que forem lançadas, acreditando que se valorizará que nem as Bitcoins.

Com esse cenário em mente, a vítima acaba se envolvendo em falsos investimentos de criptomoedas promissoras, que jamais existiram.

Basicamente, os golpistas criam uma plataforma digital para sua “moeda fictícia”, onde começam a recrutar investidores para sua “empresa”.

Esses investidores que apostaram seu dinheiro nesse criptoativo precisam juntar mais vítimas e assim sucessivamente, ou seja, o famoso esquema de pirâmide.

Normalmente, para entrar nesse esquema de criptomoedas fácil você precisa pagar uma taxa e é dessa maneira que os que estão no topo conseguem lucrar. 

Contudo, o golpe pode estar disfarçado, pois em muitos casos, esse cadastro é grátis, afinal, o que os golpistas precisam são seus dados pessoais.

Então, como evitar cair nesse golpe com criptomoedas? Bom, não confie em qualquer “nova criptomoeda revolucionária” que você ver por aí.

Além do mais, recomendamos que sempre verifique se a moeda em questão está cadastrada em sites respeitados de capitalização, como o CoinMarketCap, por exemplo. 

Por fim, antes de ingressar em um novo projeto, exija ver a documentação técnica (whitepaper) a respeito dele, pois na maioria das vezes, os golpistas nem se dão ao trabalho de produzir uma.

Clube de investimento de criptomoedas

Um clube de investimento é um local onde pessoas sem muito conhecimento em moedas virtuais podem investir de modo fácil e rápido.

Para isso, basta fazer um cadastro no tal clube, escolher um plano de investimento e depositar a quantia de dinheiro exigida.

Após essa etapa, os especialistas que entendem sobre as criptomoedas como investir irão fazer o investimento e dividir os rendimentos em um período previamente determinado.

O problema é que quando esse processo é feito por um golpista, a pessoa acaba investindo bastante dinheiro e nunca verá os lucros. 

Por isso, se você deseja saber faturar um bom dinheiro com criptomoedas, pesquise bastante sobre o assunto e nunca confie cegamente em instituições intermediárias.

Dumps de criptomoedas

Por último, temos uma das práticas mais complexas e sacanas quando o assunto é como comprar uma criptomoeda.

Neste tipo de fralde, uma moeda digital é criada do zero e chega a ser lançada no mercado, inclusive, é registrada nos sites de capitalização.

Logo, alguns investidores começam a comprar uma grande quantia de tokens iniciais e criam uma moda em cima da nova criptomoeda lançamento. 

Inclusive, em muitos casos apelam para as fake news e até mesmo lotar fóruns com spams, para incentivar as pessoas a comprar tal moeda.

Entretanto, é aí que está o perigo, pois quando o valor de mercado sobe, as pessoas começam a vender seus tokens, faturam com isso e claro, abandonam o projeto, recomeçando esse ciclo meses depois.

Para evitar esse golpe, evite investir um alto capital de dinheiro em moedas recém lançadas no mercado de criptoativos. 

Conclusão

Portanto, chegamos ao fim do nosso guia sobre os golpes envolvendo criptomoedas!

Esperamos que agora você esteja mais preparado e atento ao que pode acontecer caso você se envolva em uma aplicação falsa.

Mas, não deixe isso lhe impedir de investir em criptomoedas, pois os criptoativo são um dos investimentos mais promissores atualmente!