Está começando a fazer investimentos e fica meio perdido(a) no assunto enquanto investidor iniciante? Então, aproveite este guia com os erros comuns a serem evitados!

Ser um investidor iniciante dá um friozinho na barriga de qualquer um, afinal, na grande maioria dos casos, é uma área que não temos domínio, concorda?

Porém, é preciso aprender o quanto antes como fazer investimentos, visto que seu sucesso financeiro pode depender disso.

Mas, o que ninguém que lhe conta é que não é necessário antes de estudo para isso em um curso para investidor iniciante

O segredo para fazer investimentos bem sucedidos está basicamente em entender o seu perfil como investidor e ficar atento para não cair em golpes.

Isso mesmo! Há muita informação mal disseminada por aí nessa área e falsas promessas de que você ficará rico do dia para a noite, mas saiba que não é bem assim.

Então, para poder investir seu dinheiro de forma segura, preparamos este guia do investidor iniciante para você!

A seguir elencamos quais são os quatro erros mais frequentes na vida de quem procura como investir dinheiro e ter lucro! Siga eles como uma dica do que NÃO fazer!

1- Não acredite na promessa de lucros rápidos ao ser um investidor iniciante

Em nosso último post sobre poupança e investimentos, mostramos que todo investimento tem um risco atribuído. 

Esse risco varia de acordo com o tipo de investimento, que por consequência varia conforme o perfil da pessoa e a rentabilidade que busca.

Por isso, cabe lembrar que em finanças, sempre, a questão risco e retorno estarão caminhando juntos.

Dessa forma, via regra geral, quanto maior for a rentabilidade esperada em um investimento, maior será o risco atrelado.

É importantíssimo ter isso bem claro quando for investir seu dinheiro, pois evitará muita dor de cabeça futura.

O motivo é simples: muitas pessoas investem pouco achando que irão ganhar milhões da noite para o dia, mas isso é praticamente inviável.

Por essa razão, nunca confie em ofertas “boas demais para ser verdade”, afinal, não há milagre quando o assunto é dinheiro. 

Então, antes de escolher um investimento, compare sua rentabilidade com a média oferecida normalmente no mercado e assim, fuja das promessas fora da realidade. 

2- Não existe fórmula mágica para investir bem sendo um investidor iniciante

As formas de poupança e investimento são muitas hoje em dia, mas com certeza nenhuma delas vem com uma fórmula mágica…

Essa parece uma dica boba, mas saiba que é mais comum do que imaginamos ler por aí na internet dicas e truques para investir e ficar milionário.

O fato é que não um “macete” ou fórmula mágica que lhe fará investir de forma certeira e sem risco algum.

Esse problema é ainda maior ao pensar nas aplicações de renda variável, como no caso de quem busca saber como investir na bolsa.

O investidor iniciante na bolsa de valores jamais deve acreditar em falsas promessas ou métodos infalíveis capazes de gerar lucros consistentes com baixo risco.

Na prática, quem prega esse tipo de informação quer é vender algum curso ou palestra para gerar recursos e até mesmo captar dinheiro de investidores para golpes.

Por isso, desacredite desses métodos para enriquecer rápido e sem risco algum. Isso não existe, até mesmo os investimentos de renda fixa possuem certo risco.

3- Só faça investimentos com pessoas ou instituições autorizadas

Antes de se questionar sobre onde investir dinheiro para render mais, é fundamental pensar sobre quem está gerindo seu dinheiro.

Na ânsia de poupar e investir e até mesmo por ter certa “ignorância” no assunto, muitas pessoas acabam caindo em golpes, investindo com empresas fraudulentas.

Hoje em dia é muito fácil construir sites, nos quais esses servem para chamar a atenção das pessoas…

Um site com um design agradável, bem apresentado e com um conteúdo bem escrito pode dar a impressão de um negócio seguro e confiável. Entretanto, muita atenção! 

Há pessoas agindo de má fé na internet, praticando golpes e fraudes, oferecendo investimentos que não estão em conformidade com a regulamentação ou que nem mesmo existem. 

Por isso, um cuidado que você deve ter é conferir se os investimentos realmente são confiáveis, ou seja, se são aplicados por empresas autorizadas. 

No caso do mercado imobiliário, os profissionais, as instituições e ofertas de investimento precisam ser registrados e/ou autorizados na Comissão de Valores Mobiliários. 

Dessa forma, antes de se decidir sobre um investimento verifique se ele está habilitado. 

Você pode pesquisar os participantes do mercado no site da autarquia (www.cvm.gov.br) antes de sair se jogando no primeiro investimento que lhe aparecer… 

Óbvio que isso não é garantia de segurança, visto que o mercado tem seus próprios riscos, mas pode-se assim diminuir bastante as chances de cair em golpes. 

4- Cuidado com as aplicações que você não entende como funcionam

Cada pessoa tem um grau de instrução sobre finanças e não é possível que todos sejam especialistas em investimentos.

 Entretanto, o que se recomenda é que antes de fazer um investimento, você procure ao menos entender as características chave do negócio.

É essencial compreender ao menos o tripé básico, que é: risco, retorno e liquidez. 

Se por acaso você não conseguir compreender esse mecanismo básico, não invista! 

Isso porque talvez o investimento apresente riscos adicionais ou não seja adequado ao seu perfil e objetivos. 

Portanto, essas foram as dicas para investidor iniciante! Esperamos ter lhe alertado sobre a importância de tomar boas decisões ao lidar com seu dinheiro. 

O momento de decisão sobre um investimento é essencial na busca por um maior bem-estar financeiro.

Só que para que você tenha essa tranquilidade e realmente consiga conquistar seus objetivos de vida, será preciso cautela!

Antes de tudo sempre respeite o seu perfil e construa uma carteira diversificada, para reduzir seus riscos.

Além disso, lembre-se de que investimento bom não é aquele que rende mais, mas sim aquele planejado de forma consciente. 

Agindo dessa forma você estará evitando cair em uma série de golpes e fraudes. O seu bolso e o seu futuro agradecem!