O investimento prefixado não anda sendo muito procurado pelos investidores brasileiros, considerando que a taxa básica de juros (Taxa Selic) não está tão atrativa (atualmente, encontra-se em 2,75% ao ano).

Com isso, a atual baixa rentabilidade da renda fixa tem feito com que os investidores busquem outras opções para investir seu dinheiro, considerando que a intenção é sempre escolher uma aplicação que faça nosso capital crescer, certo?

Mas, saiba que os investimentos prefixados podem sim ser uma boa alternativa para investir bem e com segurança. Um bom exemplo disso é como investir em CDB prefixado, visto que alguns estão oferecendo rendimentos acima de 10% ao ano.

Esse tipo de CDB está rendendo mais que outros investimentos em renda fixa, como o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA, por exemplo.

Por isso, para lhe provar que investir em um ativo com taxas prefixadas pode ser a “galinha dos ovos de ouro” da renda fixa, preparamos este guia completo para você investir bem e ganhar melhor ainda!

Investimento prefixado não tem surpresas

Os investimentos prefixados são aqueles ativos que no momento da aplicação o investidor já fica conhecendo a rentabilidade esperada ao final do prazo de vencimento, uma vez que a taxa de juros é fixa e definida no momento da aplicação

Normalmente, os títulos prefixados se baseiam na taxa básica de juros, a Selic. 

Esse tipo de investimento é perfeito para quem pretende investir em médio e longo prazo, pois em curto prazo a rentabilidade é baixa.

Sendo assim, a não ser que você venda seu título prefixado antes da data de vencimento, não haverá surpresas, ou seja, você recebe exatamente o que foi combinado

Mas, caso tire seu dinheiro da aplicação antes do vencimento, pode ser que venha a perder.

Geralmente, quando o título é vendido antes e a taxa de juros está em alta no país, o investidor tem uma rentabilidade menor do que a esperada. 

Ativos prefixados têm uma maior rentabilidade

Hoje em dia, o investimento prefixado apresenta uma maior rentabilidade, quando comparado a outro da renda fixa.

Os investimentos com taxas prefixadas estão mais lucrativos, principalmente, com relação aos ativos que seguem a inflação brasileira ou a Selic.

Por exemplo, um título do Tesouro Prefixado para vencimento em 2024 está com uma rentabilidade próxima a 8% ao ano.

Já um título do Tesouro Selic para o mesmo ano tem uma rentabilidade anual de 2,75%. 

Além disso, é possível investir em CDB’s prefixados que rendem mais de 10% ao ano.

Por isso, fica claro que os investimentos prefixados 2021 estão valendo mais a pena quando o assunto é renda fixa, concorda?

Inflação nos investimentos prefixados 

Agora você já sabe o que é um investimento prefixado, certo?! Mas, cuidado com as falsas armadilhas!

Embora seja um investimento de renda fixa, esses ativos não ficam protegidos contra a inflação

Isso significa que você pode “perder dinheiro” durante a aplicação, se houver um aumento de preços no mercado.

Por exemplo, se você investiu em um título prefixado com taxa de juros de 9% ao ano e a inflação anual no país ficou em 10%. Nesse caso, você está perdendo 1% todo o ano em seu poder de compra, é como se o seu dinheiro estivesse desvalorizado.

É importante saber desse ponto quando investir em um prefixado, considerando que a maioria desses ativos tem prazo de vencimento de mais de 3 anos.

Por isso, a dica é investir apenas uma parcela do seu capital em investimentos prefixados, para não correr esse risco.

Aposte nos CDB’s prefixados

Como você já deve ter percebido, saber como investir em CDB prefixado pode ser muito lucrativo à sua carteira de ativos, não é mesmo?

No entanto, é preciso “garimpar” os melhores CDB’s, ou seja, aplicar naqueles emitidos por instituições financeiras de menor porte, pois essas são as que oferecem as taxas de juros mais atrativas. 

Isso porque instituições menores têm menos capital girando para estabilizar sua saúde financeira. 

Com isso, para atrair investidores para comprar seus títulos, a estratégia é oferecer taxas maiores. 

Mas, não precisa se preocupar pensando que vai perder seu dinheiro só porque estará investindo em um CDB que não é de um grande banco…

O investimento prefixado é garantido pela FGC, isto é, caso você compre um título prefixado e a instituição venha a declarar falência, se o seu investimento é de até R$250 mil, a FGC garante a devolução do seu dinheiro. 

Essa é mais uma prova de que vale a pena investir no Tesouro prefixado ou em qualquer outro ativo prefixado. 

São aplicações rentáveis e seguras e sendo assim, você ganha mais do que em outro investimento de renda fixa e sem correr riscos. Portanto, se você está organizando suas finanças e chegou a hora de começar a investir seu dinheiro, saiba que os investimentos prefixados são ótimas opções!