Se você não é da área financeira, provavelmente, chega a tremer de pavor só de escutar a palavra “investimentos”, não é mesmo?

Bom, embora seja um assunto sério, saiba que não é esse bicho de sete cabeças que pensamos. 

Isso porque a partir do momento que se adquiri um conhecimento básico, tudo fica mais descomplicado. 

Mas, o fato é que todos nós deveríamos aprender como poupar e investir, visto que essa é uma das melhores formas de equilibrar a vida financeira. 

Por mais simples que seja o investimento, tenha a absoluta certeza de que os retornos serão muito satisfatórios. 

Então, se você é iniciante na área e quer aprender como fazer seu dinheiro trabalhar por você, a hora é agora!

Preparamos este material exclusivo sobre como investir, para que você possa aproveitar com segurança as melhores chances de mercado, tendo uma ótima rentabilidade! Confira!

Índice de conteúdo:

Qual a importância de entender sobre investimentos?
Quais são os tipos renda que se tem ao investir?
   Renda Fixa
   Renda Variável
Onde você pode investir?
   Renda Fixa
   Renda Variável
Conclusão

Qual a importância de entender sobre investimentos?

Independentemente de você desejar saber como investir com pouco dinheiro ou muito, qualquer investimento implica em uma determinada rentabilidade e um risco.

O problema é que a grande maioria dos brasileiros desconhece essa relação e infelizmente acaba falhando ao começar a investir. 

Sim! Segundo dados, cerca de 90% das pessoas, por não ter conhecimento sobre o assunto, não conseguem chegar aos resultados esperados.

Por isso, é necessário entender primeiramente como ser investidor e depois como esses investimentos podem mudar a sua vida. 

Estamos falando da possibilidade de ter:

  • Uma maior tranquilidade financeira em médio e longo prazo;
  • A realização de seus sonhos por completo;
  • Um aumento de patrimônio;
  • Uma garantia de renda no futuro.

Para isso basta compreender seu perfil como investidor e ter um planejamento bem estruturado e pronto, você já consegue dar os primeiros passos nessa jornada. 

Mas, é fundamental começar a poupar, pois sem economia não há mudança de hábitos e sem isso não há controle e tampouco dinheiro sobrando para investir.

Então, tenha claro que um investimento financeiro é acima de tudo uma maneira de assegurar seu futuro financeiro, sendo preciso muito foco e disciplina! 

Quais são os tipos renda que se tem ao investir?

Se a sua dúvida é: “o que preciso saber para investir?”, tenha em mente que, basicamente, os investimentos giram em torno do tipo de aplicação. 

Normalmente, nos investimentos de renda fixa, os ganhos ficam em torno de 16% ao ano, enquanto que nos de renda variável podem chegar a 4% sobre o capital por dia. 

Vamos conhecer então um pouquinho mais sobre esses dois tipos de renda então?!

Renda Fixa

Nas aplicações com renda fixa, a remuneração corresponde a uma taxa de juros determinada momento do investimento (pré-fixada) ou calculada no momento do resgate (pós-fixada).

Na prática, tratam-se de investimentos em que você deixa seu dinheiro com um banco, empresa ou até mesmo com o governo e após algum tempo, recebe uma quantia extra.

Nesse tipo de investimento financeiro existe o risco de crédito, mas bem menor que os de renda variável.

A grande vantagem aqui é que você sabe exatamente a quantia que receberá ao final sobre o capital investido. 

Renda Variável

Já nas aplicações com renda variável, tanto a remuneração quanto a forma de cálculo não é conhecida no momento do investimento.

Tratam-se de investimentos com maiores riscos, ou seja, o investidor pode perder parte do capital investido ou ter uma rentabilidade incerta.

Contudo, tem como vantagem a possibilidade de maiores retornos, o que é um ótimo atrativo na hora de como investir dinheiro e ter lucro.

Agora que você já sabe quais são os tipos de renda que se tem ao investir, que tal ver quais são os tipos de investimento que se pode fazer em cada um desses dois casos?!

Onde você pode investir?

Se você quer saber como investir dinheiro com segurança, nós temos as melhores dicas para isso!

Separamos algumas opções de investimento financeiro presentes no mercado atualmente, para que você possa escolher aquela que melhor se encaixa em seu perfil! Aproveite!

Renda Fixa

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB basicamente é uma forma de emprestar seu dinheiro para o banco, colocando-o como credor da instituição.

Assim, estamos falando de como investir dinheiro no banco, onde esse utiliza seu capital e como recompensa retorna com juros.

É um tipo de investimento que oferece segurança, estabilidade e certa liquidez, mas é preciso um investimento inicial de, no mínimo, 5 mil reais.

  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Tanto o LCA quanto o LCI são aplicações de renda fixa isentas de imposto de renda. 

A grande diferença nesse tipo de investimento é o destino do dinheiro, que vai para o agronegócio e imóveis.

Embora seja preciso um capital inicial de cerca de 30 mil reais, ainda assim é vantajoso, pois têm rendimentos superiores a poupança e no caso da liquidez, possuem prazo mínimo de três meses.

Mas, se você deseja saber como investir dinheiro e ter lucro, o melhor é deixar o dinheiro aplicado por mais de dois anos. 

Esse é um tipo de aplicação peculiar, pois se trata de um investimento onde o seu dinheiro é um empréstimo para uma determinada empresa.

Resumidamente, você se torna credor de uma empresa e como recompensa recebe juros fixos ou variáveis ao final do período acordado.

A grande diferença aqui é que esses títulos não podem ser comprados de instituições ligadas às finanças.

Com um capital inicial de apenas 1 mil reais você já pode começar a investir, mas saiba que há maiores riscos, dependendo exclusivamente da solidez da empresa.

  • Tesouro direto

Pensar em como investir no tesouro direto não é difícil e está mais acessível do que imagina.

Com um aporte inicial de no mínimo 30 reais por mês você já consegue comprar um título do governo.

Esse é um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro e costuma ser a primeira alternativa a poupança, devido a melhor rendimento (praticamente o dobro). 

Além disso, traz como vantagem a possibilidade de poder vender seus títulos a qualquer momento e receber o valor referente ao investimento já no dia seguinte. 

  • Letras de Câmbio

Semelhante ao CDB, esse investimento é emitido por uma financeira e não por um banco.

É necessário um capital inicial acima de 30 mil reais, no qual possui um maior risco comparadas as outras aplicações de renda fixa, mas tem como vantagem uma rentabilidade muito mais atrativa. 

  • Fundos de investimento

Esse é um tipo de aplicação perfeita para os investidores iniciantes, pois engloba recursos de um conjunto de investidores, conhecidos como cotistas.

Esses fundos são oferecidos por todos os bancos, onde será o gestor responsável que irá administrar os recursos dos cotistas, seguindo as regras de cada fundo.

É um investimento que possui riscos um pouco elevados e cobrança de imposto de renda e eventuais taxas de administração, mas ainda assim é bem rentável. 

Renda Variável

  • Bolsa de valores

Pensar em como investir na bolsa chega a dar pânico em muitas pessoas, mas saiba que é um bom tipo de investimento.

Aqui no Brasil, os principais tipos de ativos são negociados, tais como: ações, títulos de renda fixa, contratos derivativos financeiros e de commodities, moedas e etc.

Em geral, a bolsa trabalha com valores mobiliários, ou seja, as ações, que ao se tornar investidor você vira um sócio (acionista).

Essas ações são títulos de propriedade colocados a venda, que garantem direitos ao acionista, como, por exemplo, direito ao voto nas assembleias da organização financeira. 

Conclusão

Sendo assim, agora você já pode decidir qual melhor investimento para ganhar dinheiro, certo?!

A dica para isso é sempre avaliar os riscos, analisar o capital que você tem disponível e qual a rentabilidade que esse investimento irá lhe trazer.

De nada adianta ser conservador por medo do risco e deixar seu dinheiro parado se você tem um montante bem maior para investir.

Assim como não é indicado investir algo em uma aplicação que promete grandes retornos se o risco de perca do capital é alto e esse dinheiro fará diferença em seu orçamento.

Por isso, antes de pensar em onde investir dinheiro para render mais, pense no custo-benefício final!