A leitura é um dos hábitos mais produtivos para quem deseja mudar a perspectiva de vida e com relação à isso, alguns livros sobre educação financeira podem se tornar realmente transformadores. 

É através desse tipo de material que adquirimos conhecimento para compreender nossos problemas e assim encontrar as soluções para atingir nossos objetivos. E isso não é diferente para aqueles que buscam uma educação financeira!

Por isso, se você está pensando/precisando entender o que é educação financeira pessoal, saiba que a chave para isso são os livros! Não acredita? Bom, pois saiba que é a leitura que irá lhe ensinar a economizar e investir, justamente porque ela irá mudar a sua mentalidade.

A partir do momento que você começar a entender qual a importância da educação financeira, tudo ficará mais claro e prático em sua mente.

Então, para colocar sua vida financeira nos eixos novamente e fazer seu dinheiro trabalhar por você, preparamos este guia com os cinco melhores livros de educação financeira! Vamos conferir?!

1- Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi

Esse é um dos livros de educação financeira mais vendidos, no qual já vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Inclusive, seu sucesso é tão grande que serviu de inspiração para o roteiro do filme “Até que a sorte nos separe”.

O motivo? Justamente porque o planejamento familiar brasileiro não é muito bom. 

Por isso, diversos casais têm buscado uma forma de lidar melhor com seu dinheiro, evitando assim diversos conflitos e brigas.

Basicamente, essa obra literária apresenta diferentes estratégias para que o casal forme uma parceria inteligente na gestão das finanças familiares. 

É ensinado ao leitor como:

  • Identificar seu perfil financeiro;
  • Qual é o resultado da combinação desses;
  • Como montar um planejamento financeiro eficaz em conjunto
  • Quais são os princípios fundamentais para investir e economizar.

Com isso, ao terminar essa leitura sobre finanças, terá uma noção mais clara sobre os benefícios de um bom planejamento em longo prazo, como lidar com as crises financeiras que podem surgir na relação, como abordar a educação financeira com os filhos, entre outros pontos. 

Esse não é um dos livros de educação financeira para baixar grátis, mas o preço está bem acessível, ou seja, não há desculpas para não investir e começar a leitura!

Caso queira dar uma conferida no conteúdo antes de adquirir o seu exemplar, aqui, o próprio autor faz um resumo! 

2- Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Esse é um dos livros de educação financeira para iniciantes, se tornando assim uma referência nessa área.

O exemplar tem mais de 9 milhões de cópias vendidas somente aqui no Brasil e esse sucesso todo é graças a sua abordagem do assunto de maneira simples e descomplicada. 

O livro apresenta as formas como as pessoas mais ricas ensinam seus filhos a lidar com o dinheiro e a riqueza.

Estamos falando de um dos livros de educação financeira infantil, pois a principal abordagem é a construção de uma mentalidade empreendedora ao longo do tempo.

A leitura é fundamentada na experiência do autor (atualmente milionário). Ele traz dois pontos de destaque que nos fazem refletir sobre o assunto:

  • Pai pobre: aborda a experiência com seu pai biológico, que era funcionário público e nunca conseguiu alcançar a tão sonhada independência financeira;
  • Pai rico: pai de seu melhor amigo, um homem comerciante que construiu uma grande fortuna e lhe ensinou tudo o que sabe sobre finanças.

Então, basicamente, neste livro sobre finanças você aprenderá como conquistar uma mentalidade empreendedora, deixando de ser apenas um empregado para ser um investidor.

Aqui você consegue ver um resumo do livro! Aproveite!

3- Trabalhe 4 Horas Por Semana – Timothy Ferris

Quem é que não quer trabalhar menos e ganhar mais, certo? Pois, saiba que isso é possível e é ensinado nesse livro.

Essa é uma das nossas dicas de livros de educação financeira especialmente para os empreendedores digitais.

Na obra, é apresentada de forma direta e simples como largar o emprego que não lhe traz satisfação (pessoal, profissional e financeira) e como se dedicar a um novo negócio digital.

Para isso, a leitura se baseia em pontos como:

  • Os segredos de grandes CEO’s nos processos de gestão;
  • O cultivo da ignorância seletiva e as maneias de ganhar mais tempo com pouca informação;
  • Ter uma vida plena e realizada após largar o trabalho e o escritório e apostar em um novo horizonte. 

Assim, aborda um novo conceito de trabalho, no qual os brasileiros estão cada vez mais adeptos, ainda nos faz refletir sobre questões como estilo de vida moderno e aposentadoria.

Embora não seja possível fazer o download de livro de educação financeira grátis, tenha a certeza que vale a pena o investimento, pois o conteúdo é transformador!

Para dar uma conferida prévia, aqui têm-se um resumo rápido da obra.

4- O Milionário Mora Ao Lado – Thomas Stanley e Willian Danko

Esse é talvez um dos livros para educação financeira mais completos, visto que é fruto de uma pesquisa completa sobre o estilo de vida de americanos milionários.

De modo geral, durante a leitura você verá que as pessoas mais ricas, na verdade, costumam ter hábitos simples, ou seja, não precisamos ostentar financeiramente.

Assim, no livro o leitor refletirá sobre pontos como:

  • Qual o padrão de vida dos verdadeiros ricos;
  • Quais ocupações geram renda;
  • Como fazer investimentos de maneira certa e ficar rico com isso.

Além de tudo isso, a obra ainda traz a resposta que tanto desejamos: “É possível algum dia sermos milionários de verdade?”.

Não é um dos livros de educação financeira grátis, mas se você realente quer mudar suas mentalidade financeira, é um ótimo investimento em si mesmo.

Para conferir o resumo da obra, você pode acessar aqui

5- Me Poupe! 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro No Seu Bolso – Nathalia Arcuri

Por fim, mas não menos importante, dentre as nossas dicas de livros de educação financeira, temos essa obra fantástica!

Trata-se da experiência de vida de uma repórter que aos 30 anos de idade decidiu largar seu emprego e apostar em um canal no Youtube. 

Estamos falando do canal Me Poupe, um dos mais famosos no segmento, onde atualmente tem um público de mais de 8 milhões de brasileiros mensalmente.

E esses 10 passos realmente são possíveis e podem funcionar, considerando que a autora se tornou milionária aos 32 anos.

Para isso, o livro traz uma abordagem bem didática, apresentando quais são os passos básicos para quem deseja a liberdade financeira, apenas mudando hábitos que prejudicam sua saúde financeira.

Além disso, a obra ainda apresenta alguns ensinamentos com relação a investimentos e como economizar na prática para alcançar objetivos e metas.

Confira aqui o resumo dessa leitura sobre finanças!

Então, chegamos ao fim do nosso guia sobre livros de educação financeira!

Essas indicações irão lhe ajudar a ampliar seus horizontes sobre o dinheiro, principalmente a forma como lidar com ele.

Assim, muito além de conceitos de educação financeira, você aprenderá a mudar a forma como enxerga suas finanças e como essas tem impacto direto em todas as áreas da sua vida.

Por isso, se você realmente deseja mudar a sua mentalidade financeira, comece hoje mesmo uma dessas leituras, você não irá se arrepender!