Os aplicativos de controle financeiro pessoal tem ganhado cada vez mais o gosto dos brasileiros. Esses são uma forma mais prática, rápida e moderna de lidar com o dinheiro, proporcionando assim uma maior independência financeira. 

Além disso, são muito úteis para administrar as finanças em tempos de crise, visto que com a pandemia, muitas pessoas tiverem seu orçamento comprometido.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o endividamento entre a população brasileira atingiu recorde em 2020.

Em agosto, o percentual de famílias brasileiras com dívidas ficou em 69,5%, o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). Com relação às pessoas que possuem contas em atrasos, esse percentual ficou em cerca de 26,7%.

O principal motivo disso é a falta de educação financeira, pois temos a cultura de gastar mais do que ganhamos, especialmente os com menor renda. Por isso, é tão importante contar com ajuda dos aplicativos para controle financeiro pessoal!

E, pensando em lhe ajudar nessa missão, isto é, aprender a como controlar seu dinheiro, montamos uma lista com 3 aplicativos incríveis! Vamos conferir?!

1- Gastos diários 3

Por ser bem intuitivo e simples, é considerado como o melhor app de finanças pessoais 2020, tendo mais de 1 milhão de download na PlayStore.

Ele possibilita a utilização de contas ativas (dinheiro, poupança, investimentos, banco e etc.) e contas passivas (cartões de crédito, financiamentos, dívidas, entre outros).

Assim, você consegue gerenciar suas despesas e receitas de maneira mais clara, pode até mesmo classificá-las por categorias. 

É um aplicativo de controle financeiro pessoal gratuito, exceto o uso do recurso para montar o planejamento financeiro.

Para usar essa funcionalidade é preciso pagar, assim como a exportação de relatórios.

Mas, fora isso, o app disponibiliza vários gráficos com o andamento das finanças, possibilitando um bom acompanhamento na versão grátis.

Uma de suas funcionalidades mais interessantes é a do parcelamento de receitas e despesas.

Com esse recurso você pode ter um melhor controle sobre suas compras no cartão de crédito, bem como das receitas que são recebidas em parcelas. 

2- Guia bolso: Controle financeiro

Esse é um aplicativo para controle de gastos pessoais grátis e seu objetivo é proporcionar a organização individual dos gastos e receitas presentes no orçamento.

Com mais de 3 milhões de downloads, conta com diversos recursos para facilitar o controle das finanças das famílias brasileiras. 

Dentre seus recursos, podemos citar a sincronização de dados bancários de diversos bancos (não limita apenas uma conta) e geração de gráficos, tabelas, metas e relatórios mensais próprios de cada conta.

Para quem não tem conta bancária, o Guia Bolso disponibilizada uma “Conta Manual”, onde você pode adicionar ganhos e despesas de maneira prática e manuseável. 

Inclusive, é possível classificar as rendas e gastos em subcategorias, que ajuda e muito na hora de como fazer planejamento financeiro.

Outro recurso oferecido pelo aplicativo consiste em relatórios diários, mensais e anuais em forma de extrato detalhado, gráficos circulares e de barras. 

Quer mais? Ele tem o “Radar de CPF”, o qual permite a consulta gratuita sobre o status de seu CPF, para que se possa monitorar e tomar as medidas necessárias, como regularizar os débitos pendentes.

Além disso, conta com a “Simulação de empréstimos”, no qual você pode simular possíveis empréstimos e analisar as taxas de juros que melhor se adaptam a sua finalidade.

3- Mobills controle financeiro

Um dos apps de controle financeiro pessoal também muito utilizados atualmente, tendo mais de 2 milhões downloads nas lojas de aplicativos.

Assim como as outras opções, é um aplicativo para controle de gastos pessoais grátis, separando receitas e despesas por categorias.

Possui a possibilidade de registrar “contas”, que seria onde o dinheiro se encontra, assim melhorando o controle sobre sua vida financeira.

Além disso, cada registro de entrada e saída é atribuído à uma conta, podendo sempre verificar seu saldo e o andamento das finanças, ou seja, uma ótima maneira de como equilibrar as contas.

Outra funcionalidade super interessante é a “Sonho”, que seria uma previsão de quando uma meta sua seria alcançada.

Apesar de ser um aplicativo para organizar finanças grátis, há também recursos pagos, mas, saiba que os disponíveis gratuitamente já satisfarão suas necessidades.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o recurso “Consulta Serasa Score”.

Esse indica a probabilidade de um grupo de pessoas que têm comportamento semelhante ao usuário do Mobills pagarem ou não suas contas em dia. Outro recurso nesse sentido é o “Consulta do FGTS”, que informa o saldo do mesmo. 

Conclusão

Então, esses foram as nossas três indicações de aplicativos de controle financeiro pessoal.

Esses são os melhores aplicativos de controle financeiro pessoal do mercado atualmente e com certeza serão de grande valia no dia-a-dia.

Esses apps de controle financeiro pessoal ajudarão tanto na organização de seus ganhos quanto despesas, além de claro lhe proporcionar uma maior educação financeira. 

Por isso, não perca mais tempo sofrendo em como administrar as dívidas e o seu dinheiro ao final do mês!

Vá agora mesmo à loja de aplicativos de seu smartphone e baixe esses aplicativos para controle financeiro pessoal!