NFT é a nova forma de faturar dinheiro de forma online, no qual chegou como uma explosão no mundo todo, inclusive para os brasileiros. Basicamente, NFT é a nova espécie de criptomoeda que, seja com jogos, arte, músicas ou vídeos, uma única moeda personalizada pode ser vendida por milhões.

Queira você ou não, o NFT está na boca do povo jovem e adulto ao redor do mundo, criando os novos ricos e milionários, tanto que segundo o levantamento do Dicionário Collins, NFT foi a palavra mais buscada em 2021. E quando se fala em ganhar milhões, é verdade…

De acordo com a casa de leilões Christie’s, a artista Beeple vendeu uma NFT exclusiva de obra de arte por mais de 69 milhões de dólares, ou seja, esse ativo virtual está valendo mais do que grandes quadros expostos em galerias de arte famosas.

Entenda que esse novo mundo permitiu que qualquer pessoa que queira ganhar muito dinheiro agora tem tudo ao seu alcance, seja com jogos no computador ou celular, moedas em carteiras digitais, enfim.

Então, continue conosco neste guia completo do site Portal Finança que vamos te explicar tudo sobre NFT e como você pode faturar alto com esse ativo sem precisar sair de casa!

O que é NFT?

NFT, ou non-fungible token (token não fungível, em português) são propriedades digitais com certificado, isto é, uma moeda digital criptografada, colecionável e única.

Cada NFT possuí uma numeração criptografada exclusiva, algo como um número de série e identificação (como o número do seu cartão de crédito, por exemplo).

Essa numeração fica em um blockchain (base de dados em que informações ficam registradas a quaisquer movimentações), ou seja, quem possuir tal token, tem o direito sobre tal obra, podendo vendê-la ou colecioná-la.

Mas, afinal, o que são todos esses nomes e como isso vai me gerar tanto dinheiro? Vamos esclarecer isso a seguir…

O que significa ser um “token não fungível”?

Token não fungível significa algo que não pode ser substituído, mas que tenha a mesma qualidade ou valor de outro ativo.

O dinheiro é fungível, pois se tiver uma nota de R$100 e trocar ela por cinco notas de R$20, ainda terá o mesmo valor, certo?

NFT é justamente o oposto, ou seja, nada pode substituir, não adianta você trocar cinco tokens de valor X para conseguir o valor Y.

Um bom exemplo de algo não fungível seria alguém pintar uma réplica da Monalisa, perfeitamente em cada detalhe, e depois querer trocar pela obra original… Não teria mesmo valor, pois mesmo que a imagem seja idêntica, não era a obra de Leonardo da Vinci, concorda?

Qual a diferença entre criptomoedas e NFT?

Para entender essa diferença devemos voltar um pouco ao ponto do fungível e não fungível, as criptomoedas são bens fungíveis, visto que elas podem ser trocadas por outra moeda até que se chegue ao mesmo valor, ou frações delas (chamadas de Satoshi).

Entretanto, NFT’s não tem essa opção, pois é impossível fracionar o token, ou seja, é exatamente aquele valor.

Então, basicamente, a diferença entre criptomoedas e NFT é que o primeiro pode haver fracionamento e conversão de valores, como pegar suas Bitcoins e trocar por Ethereuns, enquanto que o segundo há um valor único.

NFT é pirâmide?

Pra podermos entender melhor essa pergunta vamos analisar o que é pirâmide financeira. O sistema de pirâmide é sobre venda e promessas de retornos fáceis e quase imediatos, com lucros muito mais vantajosos que a média de mercado, fora da realidade se analisar bem.

Por outro lado, NFT’s são investimentos, comprar com opção de vender quando quiser, quando for melhor o momento, enfim, sobre valorização, assim como comprar uma ação de uma empresa na bolsa de valores.

Além disso, uma grande diferença que mostra que NFT não é pirâmide é que, ao contrário das criptomoedas, esse token é auditado na blockchain.

NFT é um jogo de azar?

Não! Jogos de azar lidam exclusivamente com sorte e probabilidade. O NFT está mais para um jogo de estratégia, no qual é preciso olhar, pensar e agir na hora certa.

Inclusive existem jogos NFT onde o gamer consegue ganhar dinheiro com essas gamecoins, mas sobre isso falaremos mais a frente.

Então, entenda que NFT e as criptomoedas são como estratégia, por exemplo, comprar um NFT por um baixo valor e esperar que ele esteja valorizado para vender e não ficar contando com a sorte que seu dinheiro se multiplique.

Como o NFT funciona?

NFT utiliza de plataformas especializadas para compra e venda, onde a compra garante o certificado digital registrado em blockchain sobre aquele token.

Os certificados são armazenados em wallets (carteira em inglês), podendo ser um aplicativo específico para esse fim ou qualquer objeto conectado em forma de uma chave USB.

Como criar NFT’s?

É possível criar um NFT a partir de um conteúdo original que se tenha, como imagem, vídeo ou música e isso pode ser feito em casa mesmo, basta ter já algumas poucas criptomoedas e conhecimentos em informática.

Entretanto, vale lembrar que criar NFT não é o único meio de entrar nesse mercado, pois já tendo sua wallet é possível comprar suas primeiras criptomoedas e também seu primeiro NFT, assim abrindo os horizontes dentro desse novo mundo digital.

O que pode virar um NFT?

Basicamente tudo que é original pode virar um NFT, incluindo os mais conhecidos Gifs, imagens, músicas, vídeos, memes, enfim. Mas, saiba que os tokens mais conhecidos são as crypto arts.

As crypto arts são obras de artistas conhecidos (ou não), dentro do mundo dos NFT’s, como a Beeple, por exemplo, que tem uma de suas obras custando 69 milhões de dólares, conhecida como EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS.

Quais são os riscos?

Investir em uma NFT pode haver riscos, como em qualquer investimento variável, visto que é um mercado onde a cotação do ativo sofre altas e baixas de acordo com a volatilidade do mercado.

Pense que é como se você estivesse investindo em ações na B3, onde uma empresa pode perder metade do valor de um dia pro outro ou valer 3x mais no mesmo tempo.

Com as NFT’s não é diferente, porém não é igual também. A compra de uma crypto art, por baixo, hoje pode valer 2 milhões, mas também pode valorizar de forma lenta e constante e até mesmo perder valor.

Por esses e outros motivos que antes de você pegar seu dinheiro e sair comprando NFT’s, é essencial saber o que está fazendo, com muita calma e análise.

Quanto vale um NFT?

O valor de um NFT pode variar muito, por exemplo, a BAYC (Bored Ape Yatch Club) lançou sua primeira coleção em abril de 2021 e custavam 0,08 ETH, na cotação desta mesma época equivaleria a 200 dólares.

Enquanto hoje em dia os tokens mais baratos dessa mesma coleção custam em torno de 114 ETH, equivalente a 310.000 dólares, ou seja, 1,65 milhão de reais.

Tudo depende da exclusividade, de onde é negociada, onde é usada, qual sua relação com outras criptomoedas famosas, enfim, uma série de fatores.

NFT tem imposto ou taxa?

É preciso pagar imposto em um NFT, mas não se assuste, pois só há taxação pela Receita Federal quando o valor da venda do ativo for superior a 35 mil reais mensais.

Mas, atenção, todo investidor que tiver mais de 5 mil reais em posse de NFT precisa declarar no Imposto de Renda (IR), mesmo que fique isento da tributação.

Para quem precisa declarar a compra e/ou venda no IR, saiba que as NFT’s são reconhecidas como investimentos de renda variável e acompanham o mesmo sistema de declaração das criptomoedas.

Como investir em NFT?

Para investir em NFT deve-se primeiramente criar uma Wallet para armazenar seus tokens, mas isso não é problema, pois existem diversas carteiras a disposição. Inclusive alguns bancos nacionais conhecidos estão aos poucos adicionando a função de Wallet para criptomoedas.

Assim, após a criação da sua carteira virtual para criptomoedas, é necessário comprar ativos como BTC ou ETH, por exemplo, que são os mais conhecidos do mercado.

Quem pode comprar NFT?

Qualquer pessoa que tenha uma Wallet e tenha ativos da criptomoeda que a plataforma utilize, e claro, saldo suficiente, pode comprar a NFT escolhida.

Também precisará estar cadastrado em uma das plataformas de compra e venda desses tokens, que são as exchanges, conhecidas como corretoras de valores de criptoativos.

Como comprar NFTs?

Para poder investir em NFT deve criar um cadastro em uma das plataformas conhecidas, adquirir fundos em criptomoedas e comprar suas NFT’s.

Cada plataforma funciona com seu próprio mercado e com diferentes criptomoedas, ou seja, não tem a melhor exchange e sim aquela que melhor atende suas necessidades.

Onde comprar NFTs?

A plataforma mais conhecida é a OpenSea, que é baseada na rede de Ethereum (ETH), onde ao se conectar você poderá escolher qual NFT deseja, através da função de “explorar”.

Lembrando que a plataforma irá solicitar os dados da sua Wallet com fundos em ETH suficiente para a compra daquela NFT escolhida. Simples, não acha?

NFT é um ativo digital seguro?

As NFT’s possuem seus certificados em blockchain como mencionamos antes, e criptografia, o que garante sua apresentação de uma forma muito segura.

Entretanto, cuidado na hora de comprar NFT, faça suas pesquisas sobre o autor, se aquela obra realmente pertence ao que está escrito, pois existem Scammers (golpistas em inglês) que criam NFT’s falsas.

Então, para evitar as fraudes e golpes envolvendo criptomoedas e outros ativos digitais, sempre tenha cuidado redobrado na hora de investir.

Vantagens

  • Escassez: como cada obra é única, não existirá outra igual, afetando positivamente sua valorização, assim como funciona com pintores famosos
  • Facilidade: por ser totalmente digital, o comércio é facilitado, podendo negociar com pessoas de qualquer lugar do mundo a qualquer momento
  • Valorização: como dito antes, NFT’s ao longo do tempo podem valorizar muito, quem as tiver pode obter lucros exorbitantes

Desvantagens

  • Volatilidade: o mercado NFT ainda é muito novo e por isso seus valores ainda oscilam bastante, ou seja, sua cotação tem altas e baixas muito frequente
  • Liquidez: comprar uma NFT e em seguida tentar vender ela não é garantia de que sairá de forma rápida e lucrativa, portanto, estratégia é importante
  • Shitcoins: como qualquer pessoa pode criar uma NFT, existe muito conteúdo sem fundamento na internet e por isso, o estudo e atenção na hora de comprar ou produzir uma NFT é tão importante para evitar perder dinheiro

O que são jogos NFT e como eles funcionam?

Os jogos NFT trabalham com a mesma linha das criptomoedas, há diversos estilos de games, desde os com ambientação retrô até outros mais modernos.

Mas, como se lucra com os jogos NFT? Bom, você pode vender a gamecoin após ela valorizar, pode comercializar dentro do próprio jogo itens colecionáveis ou personagens, enfim, há várias formas de ganhar dinheiro jogando hoje em dia.

Como ganhar dinheiro com jogos NFT?

Dentro dos jogos NFT, dependendo do jogo, cada um tem sua forma de comercialização e valorização, inclusive a moeda do jogo pode ser uma cripto já conhecida, como a Ethereum (ETH) ou pode ser uma moeda própria.

Para faturar nesse mercado existem várias possibilidades, desde comprar e revender itens personalizados dentro do jogo até seguir os modelos play-to-earn (jogar para ganhar, em português).

Quais são os melhores jogos de NFT?

Os jogos play-to-earn ou os que lidam com gamecoin são conhecidos como cryptogames (cripto jogos). Vamos entender melhor sobre isso?

Bom, imagine um jogo que te recompensa com dinheiro real por jogar ele, onde quanto mais objetivos você cumprir, mais dinheiro irá ganhar. Vamos ver alguns exemplos!

Axie Infinity

Este cryptogame, com sistema de play-to-earn, conta com mais de 2 milhões de jogadores, desde seu lançamento em 2018.

Para começar o jogo é necessário comprar 3 Axies, que são as NFT’s do jogo, eles são únicos, pode comprar de algum jogador que esteja vendendo ou comprar ovos de axies, o jogo conta sua token, ou gamecoin, chamada de Small Love Potion (SLP) e conforme vai jogando, vai ganhando mais a criptomoeda SLP, podendo criar mais Axies.

Também com a blockchain Ethereum existe outra gamecoin no jogo chamado de Axie Infinity Shards (AXS) criado para esse universo, para jogadores que participam de eventos e apostam seus tokens.

Também é possível conseguir ovos reproduzindo seus Axies e aumentando sua família, podendo vender para outros jogadores, movimentando o comércio de criaturas fofinhas dentro do jogo e faturando dinheiro real com o play-to-earn.

BombCrypto

Outro cryptogame do modelo play-to-earn com base no saudoso Bomberman, trazendo consigo sua gamecoin BCOIN (BombCrypto Token).

Neste cryptogame os personagens que são NFT’s se encontram em um labirinto a procura da tão desejada BCOIN, destruindo blocos de pedra, derrotando inimigos e chefões, podendo trocar essa gamecoin por dinheiro real.

Também, há possibilidade de melhorar habilidades de personagens, ou conseguir um Bomber Hero de alta habilidade e vender, pois cada personagem tem suas próprias estatísticas e habilidades.

Pra começar é necessário ter um Bomber Hero comprados com a gamecoin (que se encontra em atual desvalorização, porém vem muita novidade por aí que promete valorizá-la novamente).

Pegaxy

Imagine corridas de cavalos alados robôs! Pegaxy é exatamente isso esse cryptogame no modelo de play-to-earn, apresentado em visuais bonitos, polidos e exuberantes, contando com gamecoins Pegaxy Stone (PGX, o ativo principal e atualmente encontra em alta) e Vigorus (VIS).

Este cryptogame conta com compra, venda, aluguel e sistema de reprodução das NFTs que são os Pegaxy, cada um com características únicas e estilos bem bolados, utilizando em corridas contra outros jogadores em modo Player vs Player (jogador contra jogador).

Luna Rush

Dos mesmos criadores de BombCrypto, Luna Rush também do modelo play-to-earn do estilo Roleplaying game (RPG, jogo de interpretação de papéis, em português) com ativos em NFT explorando a mecânica de jogo Idle (ocioso no português).

Esse estilo costuma ser bem aceito por não precisar estar sempre aberto, esse estilo mais automático de jogo.
Inclusive, Luna Rush é bastante indicado para quem investe em mais de um cryptogame ao mesmo tempo, devido a essa facilidade de jogar.

A gamecoin do jogo tem o mesmo nome, isto é, Luna Rush (LUS). Este jogo conta com missões, chefões e batalhas player vs player (PVP).

The Crypto You

Outro jogo Idle, automático é The Crypto You, conta com personagens NFTs bebês de diversas formas, estatísticas e raridades diferentes, estes personagens vão minerar por você, precisando somente voltar às vezes para coletar, fácil, não?

The Crypto You conta com duas gamecoins sendo elas BABY e MILK, sendo a BABY seu principal ativo, ao qual apresenta queda nos últimos tempos, mas ainda sendo um jogo idle tem suas vantagens.

Vale a pena investir em NFT?

Por fim, vimos tanta coisa de um novo mundo digital com altas promessas de rentabilidade gritantes, mas saiba que é preciso estudar o mercado e ter muita paciência na hora de negociar os ativos.

Por mais que o mercado NFT seja promissor, e com certeza quem ignorar hoje, se arrependerá amanhã (assim como foram as criptomoedas), é preciso cautela e preparo.

Mas, na balança com os prós e contras, os NFT’s são boas apostas, desde que feitas com calma, pois só assim podem gerar muito retorno.

Ah, e evite afobação e se prepare, pois esse é o segredo do sucesso, inclusive, ler mais sobre o assunto, estudar, investir e não desanimar quando houver uma perda ou outra, afinal, é um mercado novo e instável, porém muito promissor!