Quem prefere usar os cartões como meio de pagamento, com certeza já reparou nos números do cartão de crédito e débito, não é mesmo? Mas, você sabe o que cada um significa?

Bom, a grande maioria de nós não faz a mínima ideia, talvez o mais lembrado seja o CVV, que é o código de segurança que autoriza a compra, mas de resto, é bem provável que esse tipo de informação tenha passado batido no dia-a-dia.

No entanto, saiba que é muito importante conhecer mais sobre o seu cartão de crédito ou débito, pois quanto mais informação tiver, mais vantagens e benefícios poderá aproveitar.

Então, para lhe ajudar nessa missão, preparamos este guia rápido, para explicar a você o que são e para que servem os números do cartão de crédito, ou seja, o que eles nos dizem e por que são importantes! Vamos nessa?!

Afinal, o que são os números do cartão de crédito?

Atualmente, os cartões de crédito apresentam entre 13 e 16 dígitos, que nada mais é do que a identificação do mesmo, ou seja, é como se fosse o seu CPF.

Geralmente, esse número de identificação aparece na frente ou atrás do cartão de crédito, próximo ao nome do titular do cartão, separado em quatro blocos, cada um com quatro dígitos, por exemplo: 5256 8957 6698 2478.

Contudo, muitos emissores hoje em dia estão adotando um visual diferente, como é o caso do novo cartão de crédito da Nubank, o Ultravioleta, no qual o número não vem impresso no cartão, sendo visível apenas sob luz UV.

Como é gerado o número do cartão de crédito?

Ao contrário do que muitos pensam, esses números do cartão de crédito não são gerados de forma aleatória e sim baseado em uma sequência lógica, ou seja, cada pessoa tem um número específico.

Inclusive, toda a vez que um novo cartão de crédito ou débito é emitido, este precisa seguir as regras da Organização Internacional de Padronização (ISO – International Organization for Standardization).

Conhecendo os números do seu cartão de crédito

1° dígito do cartão

Na sequência de 13 a 16 dígitos, que identifica o seu cartão, o primeiro número representa a bandeira do cartão de crédito.

Aqui no Brasil, o mais comum é encontrar os seguintes dígitos iniciadores:

  • 1: emitido por companhias aéreas
  • 2 e 5: bandeira Mastercard
  • 3: bandeira American Express
  • 4: bandeira Visa
  • 6: bandeira Elo
  • 7: emitido por indústrias de petróleo, como o cartão da Petrobrás

Por exemplo, se o seu cartão tem a seguinte numeração: 6235 8947 4555 2156, então, provavelmente, ele é da bandeira Elo (bandeira de cartão 100% brasileira), pois começa com 6.

2° ao 6° dígito do cartão

Sabendo que o primeiro dígito é da bandeira, agora vamos aprender sobre os que ficam entre a segunda e sexta posição.

Normalmente, esses números do cartão de crédito identificam o emissor (código IIN), popularmente conhecido no Brasil como BIN (Número de Identificação Bancária) e a sua funcionalidade, como se é de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago.

Com isso, você tem como saber quem é a instituição bancária/financeira responsável por emitir e administrar o seu cartão e o que pode ser feito com o seu cartão.

7° ao penúltimo dígito

Os números do cartão de crédito da sétima a penúltima posição fornecem dados sobre o titular do cartão e de sua conta no banco emissor.

Com essa numeração é possível saber mais sobre você cliente, como, por exemplo, o número da agência que tem conta, dados pessoais, enfim.

Mas, pode ficar tranquilo, pois em muitos casos esses números aparecem borrados ou não ficam visíveis em boletos e durante compras online, justamente para que golpistas não identifiquem a sua conta.

Além disso, não é preciso se preocupar com problemas como clonagem de cartão de crédito baseado nessa numeração, pois existem mais de 1 trilhão de combinações para cada banco emissor.

Dessa forma, fica praticamente impossível que terceiros apliquem golpes financeiros em seu cartão ou sua conta baseado nesses primeiros números, pois é muito difícil descobrir a numeração exata.

Último dígito do cartão de crédito

Já vimos que o 1° número é a bandeira, que do 2° ao 6° é identificação do banco e a função do cartão (crédito e/ou débito) e que do 7° ao 15° é informação sobre você cliente, certo?!

Então, o 16° número do cartão de crédito representa o dígito verificador, ou seja, aquele que irá trazer mais segurança em caso de fraudes e golpes.

Esse dígito final segue uma fórmula matemática, criada em 1954 por Hans Peter Luhn, engenheiro da IBM.

Com isso, se você estiver fazendo uma compra na internet, por exemplo, e tiver que digitar os números do seu cartão de crédito e errar o dígito final, o algoritmo de Luhn detecta automaticamente o erro na sequência e não aprova a transação.

O mesmo pode ocorrer nas maquininhas de cartão de crédito, que podem não fazer a leitura correta do seu cartão.

CVV do cartão de crédito

O CVV, conhecido como código de segurança do cartão de crédito, possui três dígitos e vem impresso na parte de trás do seu cartão.

Obs.: Na bandeira de cartão Amex, o CVV aparece na frente do cartão e tem quatro dígitos.

Normalmente, não precisamos digitar o número do CVV durante nossas compras em lojas físicas, visto que é só inserir ou aproximar o cartão da maquininha, colocar a senha e pronto.

Mas, esse código de segurança é muito útil nas compras online, visto que ele tem a função de garantir que o comprador realmente esteja com o cartão em mãos, ou seja, que não é um golpista criando aleatoriamente um número de cartão ativo.

Para aumentar ainda mais a sua segurança durante as compras pela internet, a dica é sempre utilizar o cartão virtual, pois esse tem uma nova numeração a cada compra, ou seja, não tem como clonar.

Data de validade do cartão de crédito

Outra numeração comum nos cartões de crédito e débito é a data de validade, mas você sabe por que seu cartão tem prazo?

Bom, geralmente, esse número do cartão de crédito vem impresso no formato DD/MM, com dois dígitos para indicar o mês e dois para o ano de validade.

Por exemplo, se no seu cartão está escrito 05/28, quer dizer que seu cartão é válido para compras até o mês de maio de 2028.

Após essa data é preciso que você solicite um novo cartão, que virá com uma numeração atualizada, garantindo ainda mais segurança.

A data de validade aparece no cartão por dois motivos básicos:

  • Desgaste natural: com o passar do tempo e o uso, o cartão começa a descascar, visto que é feito de plástico, os números ficam menos visíveis, enfim. Por isso, é importante trocar na data, para mantê-lo renovado
  • Segurança: quanto mais tempo você usa um cartão, maiores as chances de ter seus dados roubados, infelizmente. Assim, trocá-lo periodicamente aumenta a sua segurança

Fique atento ao app do seu cartão e a sua fatura

Usar um cartão de crédito é maravilhoso, pois é um meio de pagamento que facilita a nossa vida financeira, considerando que podemos comprar e pagar parcelado, sem realmente ter o valor total no ato da compra.

Mas, hoje em dia, com o número crescente de fraudes é preciso ficar de olhos bem abertos, para evitar os golpes financeiros.

Por isso, a nossa dica é sempre conferir os seus gastos via aplicativo e também na fatura do cartão de crédito.

No app do seu cartão é possível acompanhar em tempo real as compras realizadas e se por acaso você não identificar algo, saiba que é seu direito pedir o estorno do valor, cancelamento e até bloqueio do cartão de crédito.

Conclusão

Viu só como é bem fácil entender sobre os números gravados no seu cartão de crédito? Não tem segredo e com certeza esse tipo de informação pode ser bem útil, principalmente para se proteger!

Então, agora que você já sabe o que significa cada número, comece a explorá-lo, para tirar ainda mais proveito do seu cartão!