O maior sonho dos brasileiros é a compra da casa própria, contudo, infelizmente, para a maioria das famílias essa ainda é uma realidade distante. Por isso, pensando em facilitar o acesso à moradia própria, alguns estados criaram o Cheque Moradia.

Trata-se de um programa habitacional do governo, semelhante ao Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), no qual concede um benefício, em dinheiro, às famílias que desejam comprar o próprio imóvel, seja casa ou apartamento ou reformar suas atuais residências.

Mas, como esse auxílio não é muito conhecido pelos brasileiros e não está disponível em todos os estados, preparamos este guia rápido e completo, para que você tire todas as suas dúvidas e saiba se pode participar do Cheque Moradia. Vamos lá?!

O que é o cheque moradia?

O cheque moradia é um programa habitacional do governo, que tem como objetivo subsidiar famílias de baixa renda a adquirir a tão sonhada casa própria ou até mesmo a compra de materiais de construção para reformar suas moradias.

Contudo, atualmente, só está disponível para quatro estados: Goiás, Pará, Paraíba e São Paulo. Os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro têm interesse em implantar o programa em breve.

Como funciona o Cheque Moradia?

Esse programa habitacional popular funciona de duas maneiras diferentes:

  • Adquirir a moradia própria (casa ou apartamento, construído ou na planta)
  • Compra de materiais de construção para reforma do seu imóvel

Além disso, o que poucas famílias sabem é que dá para usar o valor do cheque moradia em feirões de imóveis, como o Feirão da Caixa Federal, por exemplo.

Na prática, o estado avalia se a família se enquadra nos critérios exigidos, se sim, é concedida a quantia e o beneficiário utiliza-a ou para comprar à vista ou dar de entrada na moradia ou reformar a que já mora.

Valor do Cheque Moradia

O valor do cheque moradia em 2021 varia de estado para estado, mas podemos dizer que o subsídio fica entre R$5 mil e R$40 mil.

A quantia do subsídio é paga pelo Banco Caixa Econômica Federal, que é o banco público do governo responsável por programas habitacionais.

Como participar deste programa habitacional?

Como cada governo estadual tem autonomia para lidar com o cheque moradia, para participar é preciso saber se o seu estado oferece tal subsídio e quais são as regras.

O mais indicado é procurar atendimento na Secretaria de Habitação do seu município, para saber como é feita a seleção das famílias a serem beneficiadas, quais os critérios de avaliação, valor do cheque, enfim.

Em alguns estados é possível ter essas informações e até mesmo realizar sua inscrição no Cheque Moradia pela internet mesmo.

Quem tem direito ao Benefício Cheque Moradia?

As regras para participar do programa habitacional popular cheque moradia são:

  • Ser maior de 18 anos ou ser emancipado
  • Renda da família não pode ultrapassar 3 salários mínimos
  • O chefe da família não pode ter outro imóvel registrado em seu nome ou já ter participado de outro programa de moradia do governo
  • A composição familiar deve haver ao menos um dependente
  • Ser domiciliado na cidade onde o programa está sendo ofertado

Se você for aprovado no programa da sua cidade, é só aguardar o depósito da quantia em sua conta bancária.

Conclusão

Viu só como ter a sua própria moradia ou reformá-la está mais perto do que imagina? Com o Cheque Moradia é possível realizar seu sonho e de sua família, mesmo sendo baixa renda!

Por isso, não perca mais tempo! Se informe, veja se o seu estado conta com esse programa habitacional, se sim, veja como se inscrever!