Cada vez mais os brasileiros se perguntam sobre o que é uma fintech, o que faz, como funciona, quais são os benefícios, enfim, afinal, este termo está presente diariamente em nossa rotina, não é mesmo?

Bom, as fintechs começaram a surgir no mercado americano entre a década de 1980 e 1990. Mas, aqui no Brasil, o termo só se popularizou a partir de 2008, em decorrência da crise financeira que o país enfrentava.

O mercado financeiro nacional não passava por um bom momento e foi aí que novas empresas começaram a surgir, oferecendo soluções financeiras digitais baseadas em inteligência artificial.

Desde então as fintechs de crédito conquistam cada dia mais milhares de brasileiros, principalmente por oportunizar o acesso a serviços e produtos financeiros mais eficientes e baratos.

Por isso, nós do Site Portal Finança preparamos este guia exclusivo, para você entender de uma vez por todas o que é uma fintech e como ela pode ser muito mais vantajosa para sua vida financeira! Vamos lá?!

O que é uma fintech?

Fintech é um termo americano e quer dizer “finanças” + “tecnologia”, ou seja, uma fintech é um negócio digital que utiliza tecnologia para automatizar e melhorar os serviços e produtos financeiros oferecidos.

O conceito pode parecer bem confuso, mas é muito simples, basta pensarmos no Nubank e Creditas, que são ótimos exemplos de fintechs de sucesso atualmente.

Assim, uma fintech pode oferecer conta bancária digital e sem custos, cartão de crédito, empréstimos, seguros, opções de investimento e muito mais.

O grande diferencial de uma fintech de crédito para um banco tradicional é que essa instituição está presente somente no meio digital.

Além disso, as fintechs oferecem soluções financeiras mais acessíveis e com menores taxas (em muitos casos 100% grátis).

Atualmente, existem mais de 1.000 fintechs em atuação no Brasil e muitas delas são consideradas unicórnios, isto é, empresas que valem mais de 1 bilhão de dólares.

Quais as diferenças entre fintechs e startups?

Ainda é grande a confusão entre o que é uma fintech de crédito e o que é uma startup. Mas, saiba que por mais que ambas possam oferecer o mesmo tipo de soluções, existem diferenças importantes.

Em suma, a fintech pode ser qualquer negócio que ofereça produtos e serviços financeiros através da tecnologia, como um aplicativo de carteira digital ou uma plataforma de empréstimo online.

Já uma startup precisa ser uma empresa inovadora, ou seja, que desenvolva um produto ou serviço diferenciado do que temos no mercado.

Por isso, podemos dizer que uma fintech pode ser uma startup, mas uma startup não necessariamente será uma fintech.

Até mesmo porque as empresas em modelo startup podem atuar em diversos segmentos do mercado, como uma empresa inovadora de alimentação, por exemplo. Mas, uma fintech será sempre de crédito.

É seguro usar soluções financeiras de uma fintech?

Agora que você já sabe o que é uma fintech, deve estar se perguntando se são empresas seguras e confiáveis, não é mesmo?

Bom, tanto aqui no Brasil quanto em outros países internacionais, as empresas do setor financeiro precisam de autorização para funcionar, sendo fiscalizadas de perto pelo governo.

No mercado brasileiro, o Banco Central é a principal instituição responsável por regular esse mercado, ou seja, qualquer fintech precisa seguir regras bem rígidas para poder oferecer seus serviços e produtos financeiros à população.

Quando falamos em regras, estamos nos referindo às Resoluções 4.656 e 4.657 do Conselho Monetário Nacional (CMN), em vigor desde o mês de abril de 2018.

Na dúvida, antes de compartilhar seus dados ou solicitar crédito em uma fintech que ainda não conhece, faça uma consulta rápida no banco de dados do Banco Central.

Para isso, é só acessar aqui e colocar o nome da fintech que deseja ter mais informações ou seu CNPJ e pronto.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe o que é uma fintech e como funciona, certo? Lembre-se de que ao contrário do que muitos pensam, na maioria dos casos, tratam-se de empresas confiáveis.

Sendo assim, aproveite as vantagens que uma fintech pode lhe proporcionar, como poder:

  • abrir uma conta em banco apenas usando o celular e sem custo nenhum
  • solicitar um cartão de crédito sem anuidade e com limite alto
  • Fazer um empréstimo em poucos minutos pela internet

Leia mais: 10 opções de cartão de crédito anuidade zero que você precisa conhecer

As fintechs vieram para ficar e vão crescer ainda mais nos próximos anos, justamente por oferecerem soluções financeiras mais acessíveis, ágeis e baratas!