Se você chegou aqui e ainda não sabe o que são milhas aéreas, entenda que estamos falando de pontos que as companhias aéreas disponibilizam a quem tem produtos financeiros com programas de fidelidade. Um ótimo exemplo disso são os cartões de crédito, que quanto mais você usa, mais pontos/milhas acumula. 

Aqui no Brasil, a forma mais comum de como usar milhas aéreas ainda é através de viagens. Inclusive, esse é um meio de realizar a tão sonhada viagem economizando dinheiro. Isso porque sabemos que assim como alguns passeios podem ser baratos, outros podem ser muito caros e a maioria dos brasileiros não pode arcar com todos os custos, especialmente se for uma viagem em família, não é mesmo?

Por isso, dentre as várias alternativas de ótimo custo benefício para fazer viagens, as milhas tem conquistado cada vez mais adeptos. Mas, e quanto a você? Sabe como funciona as milhas aéreas? Tem noção se o seu cartão tem esse benefício? E, se sim, sabe como usá-las? E se não gosta de viajar, conhece as outras formas de utilizar esses pontos?

Bom, essas são questões importantíssimas para você que deseja conhecer melhor sobre as milhas aéreas, afinal, essas vão muito além da troca por passagem aérea para viajar! Com as milhas, as oportunidades são infinitas, onde você pode finalmente realizar a viagem que sempre sonhou sem ter que economizar ou parcelar por muitos meses, pode vender e juntar um dinheiro para quitar dívidas e pode até mesmo comprar para usar em sistemas de desconto, por exemplo. 

Então para que você entenda exatamente o que fazer com esses pontos, preparamos este guia completo sobre o assunto, para que ao final da leitura possa decidir se deseja acumular, comprar ou até mesmo vender! Vamos lá?

O que fazer com suas milhas aéreas?

Muitos brasileiros utilizam por anos produtos financeiros que acumulam milhagens, mas mesmo assim não fazem a mínima ideia sobre as milhas aéreas o que é… Aliás, milhares de pessoas nem sabem que estão acumulando esses pontos e o quão vantajosos podem ser para suas finanças.

Mas, agora que sabe que esse é um direito seu, é hora de começar a ficar atento ao cadastro em seu programa de fidelidade, certo?!

Além disso, para quem deseja saber como conseguir milhas aéreas rapidamente, tenha em mente que é preciso escolher da melhor forma seu programa de milhagem.

Isso porque dependendo do programa de fidelidade você pode direcionar o acúmulo de milhas para empresas que realmente geram pontos (Milhas aéreas Mastercard e Milhas aéreas Visa, por exemplo). 

Esse detalhe é importante, por exemplo, se quiser fazer uma viagem mais longa, no qual a quantidade exigida de milhas pode ser bastante alta.

Por isso o acúmulo “concentrado” pode te ajudar a realizar a viagem dos sonhos ou conquistar outros desejos mais rápido. 

No contexto geral, você pode comprar, trocar ou vender milhas aéreas e é isso que lhe explicaremos como fazer nos próximos tópicos! 

  • Como comprar milhas aéreas

O sistema de compra de milhas varia bastante conforme cada tipo de companhia aérea e com isso, os valores também são bem variados.

A tendência é que a empresa com a qual você se fidelizou forneça uma relação da quantidade de milhas e seus preços. 

Mas, porque comprar milhas? Bom, dependendo de como você irá gastar seus pontos, pode ser preciso acumular milhas a mais, além das que já tem.

Por exemplo, você quer viajar e será necessário completar a quantidade para custear a viagem…

Dependendo do preço que você pagará no seu programa de milhagem para comprar as milhas, pode sair mais barato que pagar com dinheiro a passagem aérea ou aquela geladeira que almeja há tanto tempo. 

Além disso, em muitos casos, são oferecidos descontos conforme aumenta a quantidade de milhas aéreas compradas.

Então, na dúvida, compare o quanto gastaria em dinheiro em compras fidelizadas para obter a quantidade de milhas que deseja comprar e o valor oferecido para comprá-las diretamente. Assim, você fará a escolha mais proveitosa para seu bolso!

  • Como trocar milhas

Conforme mencionado, você pode acumular milhas com seu cartão de crédito e demais programas de fidelidade.

Só que se você não utiliza tanto suas milhas aéreas ou está precisando de uma renda extra, pode trocá-las para depois vender.

Basicamente, a troca de milhas funciona através da transferência de seus pontos do cartão de crédito para pontos em milhas (essa é a maneira mais vantajosa).

Mas, antes de realizar essa troca, faça uma pesquisa na internet sobre como seu banco funciona no que diz respeito ao programa de milhagem.

Alguns bancos oferecem a opção da transferência online, assim, você nem precisará sair de casa!

Além disso, alguns programas de fidelidade também oferecem a opção de fazer compras de produtos com os pontos/milhas. 

  • Como vender milhas

Outra maneira de utilizar esses pontos é vendendo-os, ou seja, converter suas milhas aéreas em dinheiro. 

Apesar de algumas restrições nos contratos dos programas de fidelidade, no Brasil não há normativo legal que regule a comercialização de milhas. 

Entretanto, existem vários sites especializados em comprar milhas de pessoas físicas, tais como: Hot Milhas, Elo Milhas e a MaxMilhas. 

Provavelmente você terá acesso a uma página que possibilitará a cotação daquele dia para a quantidade de milhas que você deseja vender. 

Assim, você poderá avaliar a possibilidade da venda, vendendo onde for mais lucrativo. Mas, mantenha-se informado sobre as possíveis restrições e regulamentações, para evitar problemas futuros na hora de como vender milhas.

Fique atento para não perder seus pontos!

Independentemente de querer acumular, comprar, trocar ou vender suas milhas, é importante não perdê-las, concorda?

A dica para que o seu acúmulo de milhas seja mais proveitoso e mais rápido é concentrar o programa em um só cartão de crédito. 

Outra estratégia de como acumular milhas é estar sempre acompanhando os pontos e formas de adquiri-los, para aproveitar as melhores ofertas. 

Além disso, esteja atento aos prazos de validade, cotações e demais informações úteis para saber qual a melhor forma de usar seus pontos, sem perdê-los.

Portanto, chegamos ao fim do nosso guia sobre milhas aéreas! Esperamos ter lhe ajudado a perceber a diversidade de oportunidades para você!

Seja para usar em benefício próprio ou para vender, é sempre importante prestar atenção às promoções, comparações de preços e formas de utilizar suas milhas para economizar, certo?!