Pagar a fatura do cartão de crédito é sempre um assunto polêmico na vida dos consumidores brasileiros, principalmente porque o valor a quitar, na maioria das vezes, vem acima do que estávamos esperando, não é mesmo?

Infelizmente, é mais comum do que imaginamos os problemas financeiros envolvendo o cartão de crédito, justamente porque tendemos a gastar mais do que podemos, aí, quando chega o início do mês, é aquela surpresa…

Com isso, muitas pessoas precisam recorrer a estratégias diferentes para conseguir pagar toda a fatura do cartão, como pedir um empréstimo ou até mesmo deixar de pagar outras contas para usar o dinheiro para quitar o cartão de crédito.

Mas, você sabia que é possível pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão? Sim, há casos em que os bancos e financeiras permitem o pagamento de contas básicas em até mesmo a fatura utilizando um segundo cartão.

Então, se você acabou perdendo o controle de gastos e precisa de uma solução para quitar a sua fatura para não entrar no crédito rotativo, confira a seguir quais são as regras e custos desse serviço!

Quais são as regras para pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão?

Alguns bancos e instituições financeiras emissoras de cartão de crédito disponibilizam esse serviço aos seus clientes, mas existem regras e tarifas para isso.

Nesse sentido, para ter certeza de que seu banco libera o pagamento da fatura mensal de um cartão com outro cartão, é preciso checar se tal serviço está incluso em seu contrato. Geralmente, o nome desse serviço é pague contas ou pagamento de contas.

Se você verificar que sim, é possível pagar a fatura do cartão com outro, então, é necessário conhecer as condições específicas, tais como:

  • A fatura ainda não pode ter vencido e deve apresentar o código de barras
  • Algumas instituições limitam o valor de pagamento
  • O dia de vencimento dos 2 cartões não pode ser o mesmo
  • Não pode pagar a fatura com um cartão do mesmo banco
  • A utilização desse serviço é cobrada, ou seja, tem taxas

Quais são as taxas para a utilização desse serviço?

Bom, sabendo que você pode pagar a fatura mensal do cartão com outro cartão, é preciso avaliar se as taxas cobradas vão valer a pena.

As taxas cobradas pelos bancos e financeiras podem variar bastante de instituição para instituição.
Por exemplo, se você for utilizar um cartão Santander para pagar a fatura de outro cartão, a taxa média atual é de R$24,50.

Já se você usar um cartão da Caixa para realizar o serviço, a tarifa cobrada é bem menor, em média de R$7,50.

Além disso, o custo também pode variar conforme o tipo de cartão, isto é, se é débito ou crédito. Por isso, a dica para saber exatamente o que você irá pagar é entrar em contato com o seu banco para se informar melhor.

Vale a pena pagar cartão de crédito com outro cartão?

Agora que você analisou as taxas, deve estar se perguntando se é mais vantajoso para o seu bolso utilizar esse serviço ou contratar um empréstimo, por exemplo, certo?

Bom, via regra geral, pagar a fatura do cartão com um segundo cartão só compensa em situações emergenciais, onde você não tenha mais nenhuma opção de crédito disponível.

Um dos motivos para isso é que você começa a se endividar, visto que irá colocar mais essa despesa no orçamento do próximo mês, que vai somar com a nova fatura do cartão de crédito

Além disso, esse serviço inclui taxas e tarifas extras, que com certeza irão pesar em seu bolso, diminuindo ainda mais o seu dinheiro ao longo do mês.

Por isso, antes de recorrer a essa medida, veja se não há a opção de parcelamento da fatura do cartão de crédito (menores juros) ou até mesmo se não é mais viável um empréstimo pessoal ou consignado, que, normalmente, tem menor taxa!