Realizar compras faz parte do nosso dia-a-dia, seja de mantimentos, roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos ou qualquer outra coisa. Mas, a diferença é que hoje em dia, já é possível saber como comprar pela internet com segurança, ou seja, não precisamos mais perder tempo indo até um estabelecimento físico para ter o que queremos, não é mesmo?

Mas, além da praticidade, as compras online também são amigas do nosso bolso, pois a diferença de preço entre produtos e serviços vendidos em lojas físicas e virtuais é grande. Em média, nas compras pela internet, podemos economizar até 25% mais, tudo isso através da cotação de preços de forma mais assertiva, da busca pelos melhores descontos entre a concorrência e pela comparação de detalhes e qualidade dos produtos.

Assim, cada vez mais os brasileiros vêm unindo o útil ao agradável, isto é, compramos o que desejamos, de forma mais rápida e barata, tudo pelo computador ou celular, sem nem precisar sair de casa e enfrentar filas imensas. 

Então, para você saber como fazer compras pela internet com segurança, preparamos este guia rápido, com um passo a passo que irá lhe ajudar a comprar online, para evitar que você caia em golpes ou fraudes! Vamos nessa?!

Passo 1 de como comprar pela internet com segurança: Utilize um dispositivo seguro

Ao realizar qualquer ação na internet que envolva seus dados pessoais e financeiros, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com relação ao dispositivo que você utilizará para navegar. 

Nesse sentido, jamais compre pela internet através de computadores ou smartphones desconhecidos, pois seus dados podem ficar salvos e assim, aumentam as chances de utilizarem suas informações para aplicar golpes.  Além disso, na hora de comprar online, faça isso de um ambiente seguro, ou seja, por meio de uma rede de internet confiável. Use ou a sua rede de dados móveis ou o Wifi da sua casa e nunca em redes abertas ao público, como o Wifi de um shopping, por exemplo. 

Passo 2: Tire o máximo possível de dúvidas sobre o produto/serviço antes de comprar

Quando você pesquisa sobre o produto ou serviço que deseja comprar na internet, sempre aparece um monte de opções, marcas, cores, modelos, materiais, lojas, enfim.

Esse tanto de informação pode acabar nos confundindo, isto é, gerando confusão sobre o que comprar. 

Isso é ruim, uma vez que podemos acabar comprando por impulso ou por pressão do marketing.

Quando isso acontece, a tendência é ficarmos frustrados, pois o produto ou serviço escolhido não irá atender a nossa vontade ou necessidade. 

Então, o segundo passo de como comprar coisas pela internet com segurança é identificarmos qual a real necessidade dessa compra e o que esperamos dela. Assim, ficará muito mais fácil determinar o modelo que melhor atende suas necessidades e o seu bolso. 

Além disso, pesquise as funcionalidades e os modelos disponíveis do produto ou serviço que deseja. 

Após isso, informe-se mais sobre a média de preço no mercado, leia toda a descrição do produto/serviço, entre em contato com o vendedor para tirar dúvidas, enfim, conheça todos os detalhes antes de prosseguir a compra online. 

Ah, e não se esqueça de ler as recomendações e opiniões de quem já comprou o produto/serviço antes de você, para ter uma ideia se será uma boa compra. 

Passo 3 de como comprar pela internet com segurança: Verifique o prazo de entrega, a política de troca e as condições para a devolução do produto

Para evitar aborrecimentos, tais como não receber o produto na data desejada ou até mesmo receber algo com defeito, uma das dicas para comprar pela internet com segurança é conhecer os seus direitos enquanto consumidor.

Por isso, sempre:

  • Confira o prazo de entrega informado no momento da compra e se a loja tem estoque do produto;
  • Preste atenção ao valor que você pagará de frete para não ter surpresas;
  • Informe-se sobre as modalidades de entrega, pois algumas lojas possuem as opções de “Retirada na Loja” ou “Entrega Expressa”. 
  • Consulte o prazo e as condições de troca ou de devolução do produto antes de finalizar sua compra.

Passo 4:Verifique a procedência do comércio eletrônico em que você irá realizar a compra

Este é um dos pontos mais importantes no momento de realizar compras pela internet, afinal, ao comprar é essencial saber com quem estamos negociando, concorda?

Isso porque, algumas vezes, identificamos que o melhor preço é de uma loja desconhecida, ou seja, de um site que nunca vimos antes.

Mas, o que fazer nessa hora? Será que vale a pena avançar pensando só no preço baixo e clicar em “comprar”? Ou aceitar o preço mais caro em um site mais conhecido é a melhor opção? 

Bom, via regra geral, pode valer a pena conhecer novos comércios eletrônicos, mas sempre com algumas precauções.

Para isso: 

  • Verifique o site que deseja comprar, principalmente a sua reputação no Reclame Aqui;
  • Conheça quem é o dono do site. Se a loja online tiver o endereço com “.br”, você pode realizar a consulta desse endereço eletrônico no site Registro.Br e verificar quem é o titular desse domínio, obtendo informações sobre o número do CNPJ ou CPF do titular e saber há quanto tempo esse domínio existe;
  • Confirme se o site possui certificado de segurança, ou seja, se há a imagem de um cadeado fechado ao lado do endereço eletrônico.

Passo 5: Desconfie sempre de sites que ofereçam preços muito abaixo do preço de mercado

Pagar menos todo mundo gosta e o bolso agradece, mas cuidado, pois a tentativa de economia pode se tornar um prejuízo maior em suas finanças.

Por isso, o quinto passo de como comprar pela internet com segurança é ficar de olho nas ofertas imperdíveis.

Isso significa não comprar produtos ou serviços que estão incrivelmente mais baratos do que em várias outras lojas online.

Lembre-se de que golpistas utilizam da prática de preços mais baixos para atrair e fisgar suas vítimas.

Passo 6 de como comprar pela internet com segurança: Pesquise a reputação da loja

Agora você já sabe exatamente o que quer comprar, qual a melhor oferta e já tem em mente uma loja online para realizar sua compra, certo?

O próximo passo, então, é se certificar de que estará fazendo uma boa compra.

Hoje em dia, a internet possibilita o fácil acesso a informações e isso pode e deve ser usado por você na hora de comprar.

Assim, antes de realizar uma compra, faça pesquisas na internet sobre o nome da empresa ou do próprio site. 

Procure por possíveis notícias de fraudes envolvendo esse site ou essa empresa. 

Para isso, digite em qualquer local de pesquisa do seu navegador o “nome da empresa + reclamações” ou o “nome do site + é confiável”. 

Isso permite descobrir também a opinião de outros clientes, a forma como a empresa os trata e como enfrenta possíveis problemas. 

Portanto, agora você já sabe como fazer compras pela internet com segurança, certo?

Por mais que a internet tenha nos apresentado um mundo de possibilidades, ainda assim é fundamental ficar alerta. 

Assim como no “ambiente físico”, o “ambiente digital” também possui alguns riscos e é nosso dever cuidar para fazer compras confiáveis e não perder dinheiro.

É muito difícil garantir 100% de segurança para compras em qualquer ambiente…

Mas, com as dicas deste guia, você poderá evitar muitas dores de cabeça no mundo digital!