Conforme dezembro vai se aproximando, cada vez mais os brasileiros vão repensando em sua vida financeira, seja se preocupando em quitar as dívidas e começar o novo ano no azul ou utilizar os valores extras ganhos (como o 13° salário e férias) para aproveitar em grande estilo as comemorações de natal e ano novo.

Mas, e quanto a você, já parou para pensar quais são os erros que te fazem perder dinheiro no final de ano? Será que realmente é falta de dinheiro ou nós que não estamos sabendo administrar?

Bom, é justamente nesta reta final de 2021 que precisamos organizar as finanças, planejar os gastos e usar nosso dinheiro com sabedoria.

Então, neste guia especial vamos te mostrar quais são os 4 vilões que fazem você perder dinheiro com gastos desnecessários no fim de ano. Vamos conferir e mudar esses hábitos?!

4 erros que te fazem perder dinheiro no final do ano

Muitas são as tentações na época de Black Friday, natal e ano novo, afinal, é um período que geralmente os brasileiros costumam ter mais dinheiro no bolso, mas também acabam gastando mais.

Por isso, separamos a seguir quatro pecados capitais que podem fazer você usar seu dinheiro de forma errada nessa reta final de ano. Confira!

1 – Usar o décimo terceiro salário sem planejamento

O valor integral do 13° salário aos trabalhadores brasileiros deve ser pago até o dia 20 de dezembro deste ano e muitas pessoas já estão fazendo planos de como usar esse dinheiro extra no orçamento…

Contudo, a grande maioria dos brasileiros irá usar o décimo para fazer compras, ao invés de priorizar quitar dívidas, antecipar o pagamento de contas ou até mesmo investir e criar uma reserva de emergência.

Por isso, se você quer uma boa dica de educação financeira, saiba que não é indicado usar o 13° salário para comprar presentes de final de ano ou para custear as comemorações natalinas e de réveillon.

A ideia é usar esse valor não previsto no orçamento para organizar suas contas e assim evitar o endividamento.

2 – Aproveitar todas as promoções que aparecem

Nessa época do ano as empresas investem pesado em publicidade para chamar a atenção dos consumidores, seja em anúncios na televisão, nas redes sociais, em sites, enfim.

Contudo, se você não quer se endividar e quer fazer seu dinheiro render mais, saiba que é preciso fugir da tentação, ou seja, evitar as compras por impulso.

Compre apenas o que realmente for necessário e que esteja com uma oferta boa e não apenas uma propaganda enganosa.

Nesse sentido, uma das dicas dos especialistas é pesquisar bastante, comparar preços e se não houver desconto, utilizar o cartão de crédito para parcelar.

20 CARTÕES FÁCEIS DE APROVAR PARA COMPRAR AINDA HOJE

Isso porque os cartões de crédito hoje em dia oferecem benefícios muito vantajosos ao nosso bolso, como cashback (dinheiro de volta), programa de pontos, descontos exclusivos em parceiros, parcelamento diferenciado e muito mais.

3 – Evite os presentes caros

Quem dera nós pudéssemos dar o presente mais caro do mundo para quem amamos, não é mesmo? Mas, antes de gastar, é preciso pensar na sua situação financeira.

Infelizmente, um dos erros que te fazem perder dinheiro no final do ano é justamente comprar sem pensar no valor

Por mais que você queira dar um presente especial aos seus familiares e amigos no natal, tudo deve ser colocado na ponta do lápis, para que a conta de janeiro não leve ao seu endividamento.

Além disso, o valor não está no preço e sim na intenção e no carinho que é depositado no presente, então, repense esse tipo de gasto em seu orçamento.

4 – Não ter metas para o novo ano

Uma pessoa sem metas e objetivos é uma pessoa que está perdida na vida, ou seja, está vivendo por viver, sem um propósito.

Então, aproveite os últimos dias do ano para repensar sobre suas metas e planeje-se financeiramente para realizá-las no próximo ano.

Por exemplo, se você quer adquirir seu carro próprio no ano que vem, que tal começar a pensar sobre um consórcio? Qual será o valor da prestação mensal? Quanto você terá que economizar para conseguir conquistar essa meta?

Então, saiba que é preciso segurar o dinheiro na carteira e isso começa já este ano, evitando gastos supérfluos, cortando despesas necessárias e economizando ao máximo com presentes e alimentação na época do final de ano.

Conclusão

Então, gostou de saber quais são os principais erros que te fazem perder dinheiro no final de ano?

O ideal é que você aproveite os últimos dias do ano e os dinheirinhos extras que costumam entrar na conta para organizar suas finanças e aproveitar melhor, sem se endividar!