Sendo brasileiro, é quase impossível não ter escutado por aí como ganhar dinheiro com pirâmide financeira, não é mesmo? Geralmente, essa ideia é apresentada como uma solução rápida e fácil para faturar uma renda extra ou até mesmo mudar de vida totalmente. 

Mas, na prática, será que é possível ganhar dinheiro tão fácil assim? Será que basta trazer amigos para o “seu negócio” que todo mundo sai ganhando? Você já pensou sobre os riscos envolvidos nesse modelo financeiro?

Bom, primeiramente, saiba que pirâmide financeira é crime aqui no Brasil! Fuja dessa cilada enquanto é cedo, pois o que não faltam são relatos de golpes e fraudes em investimentos que prometem ficar rico em pouco tempo. 

É comum escutar frases como “fature dinheiro sem precisar sair de casa”, “multiplique seus investimentos com pouco”, “negócio garantido em pouco tempo”. Mas, saiba que essas são promessas falsas!

E, como informação é a melhor munição contra os golpistas, no tema de hoje vamos lhe explicar melhor o que é uma pirâmide, como ela funciona e como identificar um esquema desses e evitar perder seu dinheiro! Vamos lá?!

Afinal, o que é uma pirâmide financeira?

Muitos brasileiros nunca nem ouviram falar desse termo, mas saiba que para muitos essa já foi uma ideia para resolver os problemas financeiros… 

Mas, então, pirâmide financeira o que é? Bom, trata-se de um tipo de negócio que não sustentável. Na prática, uma pessoa entra e vai indicando outras para criar uma rede lucrativa. 

Assim, resumidamente, você só consegue ganhar dinheiro se mais pessoas entrarem, caso contrário estará jogando seu dinheiro fora. 

Além disso, uma característica desse negócio é que, normalmente, há a venda de produtos, como é o caso da pirâmide financeira Hinode.

Esse é um bom exemplo do quanto somos enganados. Muitas pessoas pensam que ao entrar no Grupo Hinode, estão vendendo produtos de catálogo, como acontece em grandes empresas sérias como a Avon e Natura, mas saiba que nesse caso é diferente. 

O modelo de negócios da Hinode é uma pirâmide disfarçada, pois embora tenha a venda de produtos, a pessoa é obrigada a comprar um determinado valor em produtos da marca todos os meses.

Além disso, se você ficar certo período sem ativar a sua conta, acaba perdendo o cadastro e tudo o que conseguiu juntar até o momento.

Então, não se iluda com informações falsas e rasas. Se for preciso investir certa quantia periodicamente, mesmo tendo a venda direta de produtos, é pirâmide. 

Entenda como funciona a pirâmide financeira

O esquema de uma pirâmide é bem simples:

  1. Vendedor do topo: pessoa que começa a convidar membros para o degrau abaixo. Assim, cada pessoa que entra será responsável por formar seu próprio grupo, no nível mais a baixo e assim por diante
  2. Novo membro: cada pessoa que entra no grupo tem que fazer um investimento logo no início e assim todos os seus superiores ganham uma porcentagem do investido

Para entender o funcionamento da pirâmide financeira no Brasil é só imaginar uma pirâmide mesmo. 

Quem está no topo ganha dinheiro sobre todos os outros níveis do negócio. Assim, quem está embaixo vai sustentando os que estão mais acima.

Mas, porque esse modelo é insustentável?

Pode parecer uma ótima solução ganhar dinheiro com pirâmide financeira, mas saiba que no mundo real as desvantagens são maiores que as vantagens.

De maneira simples, podemos dizer que esse esquema é péssimo, pois requer investimento de todos e porque nem todas as pessoas conseguem incluir novos membros. 

Ou seja, para se sustentar, a pirâmide financeira precisa continuar crescendo sempre, tanto em número de pessoas quanto em valor investido.

Pirâmide é crime, tome cuidado

O modelo de negócio de pirâmide financeira é considerado crime, sendo proibido aqui no Brasil.

A lei que regulamenta esse esquema é a de Crime contra a economia popular (Lei 1.521/51), visto que só é um esquema vantajoso enquanto novos investidores estão sendo atraídos. 

A partir do momento que os investidores param de entrar, o negócio não consegue cobrir os retornos prometidos e entra em colapso e é por isso que a pirâmide é crime.

Como identificar um esquema de pirâmide financeira?

O golpe da pirâmide financeira está aí, mas será que só cai quem quer? Bom, nem sempre isso é verdade. 

Existe muita gente sem maldade e que não sabe reconhecer um esquema fraudulento. Além disso, a empresa pode esconder informações, fazendo com que fique difícil identificar que se trata de um esquema de pirâmide.

Por isso, para não perder seu tempo e seu dinheiro, confira a seguir algumas características que lhe ajudarão a identificar esse tipo de negócio!

  • Falsas promessas de que ganhar dinheiro é fácil, rápido
  • Negócios onde o lucro é alto e o retorno garantido, precisando investir pouco
  • Promessas de ganhos extras ao indicar novos clientes 
  • Pouca informação sobre o produto oferecido 
  • Falta de informação básica sobre a empresa responsável pelo negócio

Via regra geral, duvide de negócios chamativos e que prometem lucros extraordinários com ganhos rápidos e fáceis.

Além disso, atenção nos detalhes, pois nem sempre o golpe vai se apresentar como uma pirâmide. 

É comum o esquema de pirâmide financeira se mostrar como empresas de marketing multinível (um modelo de negócios permitido pela lei, mas que serve de fachada para a pirâmide).

Conclusão

Portanto, esperamos ter lhe ajudado a esclarecer mais sobre o que é e como funciona a pirâmide financeira

Seu dinheiro é o recurso mais precioso que você tem para realizar seus sonhos e pôr sua vida financeira nos eixos e sendo assim, não o desperdice com esses golpes!

Não existe essa ideia de dinheiro fácil e rápido, pois até mesmo os grandes investidores da bolsa de valores precisam de tempo e estratégia para multiplicar seu capital e ficarem ricos.

Então, não entre nessa onda de que é possível ganhar dinheiro com pirâmide financeira!