Segundo o Banco Central, a taxa Selic está fixada em 9,25% ao ano até o momento, o que com certeza é ótimo para os investidores da renda fixa, uma vez que a rentabilidade aumenta consideravelmente. No entanto, muitos ainda têm dúvidas se entre Poupança, CDB ou Tesouro Direto qual é a melhor opção para investir em 2022.

Via regra geral, essas são as aplicações da renda fixa que mais chamam a atenção dos investidores brasileiros quando a Selic aumenta, mas saiba que há diferenças consideráveis na remuneração.

Sem contar que os investimentos em ano eleitoral sofrem grande impacto do mercado, pois a inflação tende a aumentar e se reduz os estímulos na economia.

Então, para fazer seu dinheiro render mais este ano, confira conosco qual é a melhor opção de investimento na renda fixa!

Onde vale mais a pena investir em 2022? Poupança, CDB ou Tesouro Direto?

Como já mencionado, em ano de eleição presidencial todo o mercado é afetado, principalmente o que tange a economia e investimentos.

Assim, é esperado para 2022 um ano com alta volatilidade, ou seja, inflação, Selic, mercado de ações, juros, tudo aumentando de uma hora para outra.

Embora os investimentos da renda fixa sejam os menos afetados, em comparação a renda variável, saiba que ainda assim é preciso pensar onde aplicar o seu dinheiro, pois a rentabilidade mudará.

Assim, segundo os especialistas financeiros, a primeira dica é apostar nos investimentos de curto prazo, para tentar sofrer o mínimo de impacto possível.

Isso porque, quanto maior o prazo de aplicação, maior é o risco do seu dinheiro sofrer com a volatilidade das taxas do mercado.

Além disso, recomenda-se para os investimentos de 2022 montar uma carteira para aplicações pós-fixadas. De modo geral, os investimentos pós-fixados são aqueles onde a remuneração acompanha a Taxa Selic.

Embora sejam produtos financeiros para perfis de investidores mais conservadores (faça o teste aqui e descubra qual é o seu perfil), ainda assim é a melhor alternativa em momentos de alta da taxa de juros.

Melhores investimentos da renda fixa para 2022

Então, pensando sobre tudo isso, as melhores indicações para investir em 2022 são:

  • Certificados de Depósito Bancários (CDB)
  • Debêntures
  • Letras de Crédito (LC)

Isso porque além da ótima rentabilidade e segurança, esses são investimentos da renda fixa isentos de Imposto de Renda, ou seja, o lucro é todo seu.

Já com relação à Conta Poupança, não é um investimento indicado para este ano, visto que com a Selic em alta, a regra de rendimento mudou.

Basicamente, quando a Selic está acima de 8,5% ao ano (atualmente está em 9,25% ao ano), a poupança rende menos e você literalmente perde dinheiro para a inflação, mesmo que a Taxa Referencial (TR) tenha saído do zero.

Então, agora você já sabe que se a ideia é guardar dinheiro com segurança e boa rentabilidade, a aposta deve ser em aplicações de curto prazo e pós-fixadas, como os títulos emitidos por bancos e empresas, públicos ou privados.