Carregando

0%

Têm meses em que literalmente falta dinheiro para pagar todas as contas e por isso, quando você precisar atrasar o pagamento, deve saber quais são as dívidas que devem ser pagas primeiro e quais nunca é bom atrasar, considerando os juros altos, maior risco de inadimplência e até mesmo ação judicial.

Inclusive, embora muitos consumidores não saibam, além de correr o risco de ter seu nome cadastrado na lista de devedores, como SPC e Serasa, as dívidas podem ser cobradas judicialmente, ou seja, você pode ter que vender os bens registrados em seu nome para quitar o saldo devedor.

Então, para não passar perrengue, evitar pagar taxas de juros altas e diminuir as consequências do atraso em sua vida financeira e pessoal, confira conosco qual é a lista de prioridade de pagamento quando o dinheiro não dá para tudo! Aproveite!

Recomendações de o que pagar primeiro se precisar atrasar o pagamento

As dívidas são verdadeiros agentes do caos, pois sugam nossa energia vital, desequilibram nossas finanças, mudam nosso orçamento do dia para a noite, geram ainda mais prejuízos financeiros, enfim…

Por isso, se você chegou a um mês onde o saldo devedor é maior que o saldo da conta corrente ou conta salário, saiba que é importantíssimo saber o que priorizar.

Tanto pensando no sentido financeiro, para evitar ao máximo as taxas de juros altas, multas e correções monetárias, quanto para não ter seu nome negativado ou até mesmo correr o risco de colocar seu patrimônio à venda.

Então, sem mais delongas, confira a seguir quais são as prioridades na hora do pagamento das contas quando você precisa atrasar!

1 – Financiamento

Conseguir a aprovação de uma linha de financiamento de imóvel ou veículo é sempre uma grande conquista, considerando que a burocracia é alta e nem todos conseguem.

Entretanto, esse tipo de dívida nos acompanha por longos anos e tem uma das taxas de juros mais altas do mercado ao mês.

E para piorar ainda mais a situação, ao contratar um financiamento, o cliente assume uma grande responsabilidade e caso não pague algumas prestações, pode vir a perder o bem em questão e ainda ficar no prejuízo.

Isso porque, normalmente, após um mês de atraso o banco ou financeira pode solicitar que o bem financiado vá a leilão e o saldo arrecadado seja usado para quitar a dívida.

Entretanto, o ponto negativo é que na maioria dos casos o bem, como uma casa ou carro, não é vendido no leilão no preço total da dívida, ou seja, além de perder todo o dinheiro pago nas parcelas até então, ter seu bem leiloado, ainda provavelmente ficará com uma boa dívida pendente no banco.

Então, se você tem um financiamento e precise atrasar o pagamento, sempre dê prioridade a essa conta, pois caso contrário poderá se meter em sérios problemas.

2 – Empréstimos com garantia

Os empréstimos com garantia de imóvel e veículo são super indicados, inclusive, são a modalidade que possui a menor taxa de juros para o consumidor brasileiro.

No entanto, no mesmo caso do financiamento, caso você venha a não pagar a parcela do mês, o banco ou financeira poderá pedir a penhora do bem dado como garantia, conhecida como alienação fiduciária.

Assim, a dica é só contratar esse crédito quando você tiver certeza de que as prestações caberão em seu orçamento, para evitar a penhora.

3 – Dívidas federais, estaduais ou municipais

Seguindo nossa lista de prioridades caso você precise atrasar o pagamento, recomendamos pagar na sequência as dívidas federais, estaduais ou municipais.

Basicamente, uma dívida pública é aquela onde o credor é a União ou o Governo. Alguns exemplos são:

  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)
  • Imposto de renda
  • DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais)
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
  • IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Embora os juros desse tipo de dívida não assustem tanto como os exemplos acima, a lei da prioridade é justamente devido à complicação financeira e o risco de perder bens ou direitos.

Por exemplo, no caso de quem é Microempreendedor Individual, o risco de não pagar corretamente sua contribuição mensal ao INSS está em perder seus direitos previdenciários, bem como ser seu CNPJ cancelado.

Já se você não pagar seu devido Imposto de Renda junto à Receita Federal, automaticamente cai na malha fina e tem seu CPF suspenso.

4 – Fatura do cartão de crédito

As próximas dívidas que mencionaremos a seguir, geralmente, não levam a consequências tão graves, mas podem ocasionar na negativação e isso é péssimo para qualquer pessoa, pois aumenta a dificuldade em conseguir crédito no mercado, já que o score de crédito baixa.

Nesse sentido, se você não tem nenhuma das dívidas anteriores ou já pagou e sobrou dinheiro para quitar mais uma, recomendamos pagar a fatura do cartão de crédito.

Isso porque os juros do cartão é o maior e que mais pesa no bolso dos brasileiros, visto que pode passar de 300% ao ano.

Além disso, estamos falando de um tipo de débito que aumenta muito rápido. Só para ter uma ideia, pagando o mínimo da fatura por um mês você já desequilibra seu orçamento por no mínimo três meses.

Então, o ideal é dar prioridade ao pagamento total e caso não consiga, recorra ao parcelamento da fatura, que tem menores juros que o pagamento mínimo.

5 – Limite do cheque especial

Outro grande problema na vida financeira dos consumidores brasileiros e que muitos nem fazem ideia é o cheque especial

No Brasil, pedir dinheiro emprestado para o banco, aquele crédito pré-aprovado que fica na sua conta e você paga no mês seguinte, tem uma das maiores taxas de juros do mercado.

De modo geral, os juros do cheque especial são elevados (em média 125% ao ano) e podem fazer com que você entre na famosa bola de neve, onde o valor da dívida cresce muito e em pouco tempo.

Então, se caso você precise atrasar o pagamento, tenha o cheque especial como prioridade na sua lista.

6 – Empréstimos em geral

Os empréstimos também possuem taxas de juros altas, principalmente o empréstimo pessoal (o consignado é mais barato).

Mas, além dos juros incididos sobre o valor das parcelas previamente acordadas, tem a cobrança do CET (Custo Efetivo Total), que são várias taxas juntas e com certeza pesa no orçamento, sem falar em multa por atraso e etc.

Então, se você tem um empréstimo em andamento e precise atrasar o pagamento, tente dar um jeito de pagar em dia, pois o prejuízo é grande.

7 – Contas de consumo

Por último, podemos dizer que as contas de consumo são as mais irrelevantes, como é o caso de boletos de crediário, da conta de luz, de água, da internet, do aluguel e etc.

O grande motivo para essa conclusão é que as taxas de juros cobradas nesse tipo de dívida são bem menores que as demais citadas.

Além disso, normalmente, o consumidor tem um maior prazo para pagar tais contas, visto que mesmo em caso de atraso às vezes as empresas demoram meses para realizar o corte do serviço.

Mas, pensando em ficar com o nome sujo, saiba que você pode entrar no cadastro de inadimplentes já nos primeiros dias de atraso.

O que fazer para conseguir dinheiro e não atrasar o pagamento?

Se você está em “maus lençóis”, como dizem por aí, e infelizmente o dinheiro não vai dar conta de tudo, saiba que há soluções que podem ajudar a evitar o atraso nos pagamentos.

Uma boa dica nesses casos é recorrer aos empréstimos, principalmente se for para quitar dívidas mais altas e com maiores juros, como financiamentos, por exemplo.

Além disso, saiba que hoje em dia dá para ter dinheiro extra até mesmo através do cartão de crédito, pois muitos oferecem a opção de saque emergencial, onde você saca parte do seu limite disponível.

Sem contar que com a nova lei do superendividamento, o consumidor tem um respaldo a mais na justiça para esses casos.

Via regra geral, é possível acionar a justiça para fazer uma negociação de todas as dívidas registradas em seu nome, se você comprovar que está destinando mais de 100% da sua renda mensal para pagar tais débitos.

Então, avalie bem as opções, coloque na ponta do lápis quais são as taxas e o risco e não deixe o problema se agravar, pois depois com certeza será bem mais difícil de resolver!