A vida do brasileiro não será fácil em 2021, principalmente se não tiver uma renda extra, pois com o mercado de trabalho tão fraco (30 milhões de pessoas desempregadas atualmente) e sem o auxílio emergencial, o orçamento doméstico vai ficar ainda mais apertado este ano.

E embora muitos ainda se perguntem sobre quando será o fim do auxílio emergencial, já que há rumores de que seja novamente prorrogado devido a atual crise provocada pela pandemia do coronavírus, o fato é que muitos não podem mais contar com esse dinheiro para as despesas básicas.

Em 2020, o auxílio emergencial contribuiu para a renda de cerca de 68 milhões de famílias brasileiras, em um total de R$300 bilhões investidos (valor quase 10% mais alto que o orçamento anual do programa Bolsa Família). Contudo, o governo afirma que a atual restrição fiscal do país impede a continuidade do pagamento do auxílio à população brasileira.

Além disso, o governo federal ainda não se pronunciou sobre a continuidade do pagamento do auxílio e nem informou a criação de um programa social substituto que ajude os brasileiros neste momento tão delicado, onde o custo de vida aumentou, as contas não param de chegar e o salário não dá conta. 

Por isso, para tentar ajudar você a continuar com as finanças em dia ou até mesmo ter alguma fonte de dinheiro para complementar o orçamento familiar, daremos neste post exclusivo algumas dicas de como fazer renda extra neste ano tão difícil! Confira!

Procure um hobby lucrativo

Todos nós temos algum passatempo, alguma atividade que fazemos sem a mínima pretensão, mas que é tão agradável que pode se tornar um algo fixo, concorda?

Nesse sentido, se você tem algo que gosta de fazer, como, por exemplo, prestar algum serviço (dar aulas de inglês, cuidar animais domésticos ou crianças) ou vender algum produto (crochê, bolos e salgados, papelaria personalizada e etc.), é hora de monetizar com isso.

Mas, para que esse negócio seja realmente lucrativo é preciso planejamento. Para isso, sente e organize suas ideias para renda extra, como: 

  • Quanto tempo gasta na atividade (o tempo gasto compensa ou é melhor buscar outra atividade?)
  • Quanto custa para fazer (vale a pena o investimento, considerando o retorno?)
  • Como você irá fazer (você tem estrutura, capital e apoio para realizar a atividade?)
  • Qual será a margem de lucro (essa é suficiente para você pagar as suas contas?)
  • Quanto gostaria de receber por isso (o valor de venda é atrativo ao mercado, tem público para isso?)
  • Como irá divulgar (as redes sociais serão o suficiente para dar visibilidade ao seu negócio de renda extra?)

Somente dessa forma você conseguirá estruturar a sua ideia de renda extra na quarentena e consequentemente ter bons resultados.

Caso contrário você só perderá seu tempo e como sabemos, tempo é dinheiro, certo?!

Invista em cursos online para se qualificar

É possível também aproveitar este momento para fazer uma renda extra online, pois a internet hoje em dia é um dos principais meios de comércio. 

Assim, aproveite o seu tempo livre (especialmente aqueles que estão desempregados ou em home office por causa da pandemia) e procure cursos para se qualificar ou aprender algo novo.

O que não faltam são sites na internet que oferecem cursos 100% online, totalmente gratuitos e com certificado. 

Por isso, aproveite dessas oportunidades para melhorar seu currículo (será essencial para voltar ao mercado de trabalho depois) ou até mesmo se capacitar para fazer uma renda extra na internet ou conseguir um emprego temporário. 

Comece a poupar e guardar dinheiro

Quando os seus trabalhos para renda extra começarem a engrenar, ou seja, estiverem dando bastante lucro, o suficiente para cobrir suas despesas e ainda sobrar algum dinheiro, comece a pensar em uma reserva financeira.

É importante não gastar tudo na mesma hora, pois 2021 tende a ser bem complicado financeiramente. 

Por isso, criar uma reserva de emergência é fundamental para lhe ajudar nos momentos de dificuldade, especialmente porque não sabemos como será o mês seguinte. 

Esperamos ter lhe ajudado com essas três dicas de como fazer renda extra, pois sabemos que não está fácil para os brasileiros, especialmente aqueles que possuem uma renda menor. 

E, infelizmente, a projeção para 2021 é que a crise de desemprego continue alta e que o mercado de trabalho informal aumente. 

Sendo assim, comece já no início do ano a se planejar para fazer uma renda extra, pois a tendência é que as contas fiquem mais caras e o salário diminua (quem tiver um salário fixo…).

Então, faça do fim do auxílio emergencial a oportunidade perfeita para dar um “up” em suas finanças!