Se tem uma pergunta que não sai da cabeça dos consumidores brasileiros é sobre qual o score para cartão de crédito, não é mesmo? Isso porque é essa pontuação de crédito uma das mais avaliadas durante uma análise de crédito para o banco/financeira decidir se vai aprovar ou não o seu pedido de cartão.

O problema é que, de uns anos para cá, o que era para ser uma solução está se tornando um problema, ou seja, ter um score de crédito alto ou baixo virou um verdadeiro “pesadelo” na vida da maioria das pessoas.

Quem tem uma baixa pontuação no score Serasa se frustra e, na maioria dos casos, tem seus pedidos de crédito negados no mercado. Já quem tem uma pontuação mais elevada, vive sob “pressão”, para tentar manter o score na faixa ideal.

Mas, e quanto a você? Sabe qual score é bom para cartão de crédito? Como essa pontuação interfere na hora de solicitar um cartão de um banco? Tem bancos e financeiras que liberam cartões mesmo o score estando baixo? Bom, neste guia vamos responder essas e outras dúvidas sobre o assunto! Vamos nessa?!

O que é score para cartão de crédito?

O score de crédito é uma pontuação dada pelos birôs de crédito, como SPC e Serasa. Normalmente, o score vai de 0 a 1.000 pontos e quanto maior a sua pontuação, melhor a sua credibilidade no mercado.

Assim, essa nota de crédito é utilizada para praticamente todas as operações de crédito hoje em dia, seja quando você vai pedir um empréstimo, solicitar um cartão de crédito ou o aumento de limite no mesmo, requerer um financiamento imobiliário, comprar no carnê de loja, enfim.

Por isso, a pergunta sobre qual o melhor score para cartão de crédito, visto que dependendo da sua pontuação você pode ter seu pedido negado pelo emissor.

Inclusive, não é só com relação à aprovação, mas também nas condições de pagamento, pois, de modo geral, quem tem o score mais alto, paga menos juros, visto que as chances de inadimplência são menores.

Como é avaliado o score?

Para saber o seu score, a empresa faz uma consulta do seu CPF nos principais órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o Quod.

Isso é chamado de análise de crédito, que é como se fosse um estudo sobre a sua atual situação financeira, ou seja, se está com dívidas em seu nome, se as contas estão em dia ou atrasadas, se você realizada seus pagamentos dentro da data de vencimento e etc.

Com isso, a instituição consegue ter uma melhor noção sobre se você é um bom ou mau pagador.

Quanto melhor a sua pontuação de crédito, mais segurança você passa, menores as chances de não quitar suas contas e consequentemente melhores as condições oferecidas a você, como taxas de juros mais baixas.

O que é avaliado na análise de crédito?

De modo geral, o processo de análise de crédito dos bancos, financeiras e empresas leva em conta os seguintes fatores:

  • Dados pessoais
  • Score de crédito
  • Restrições em seu CPF
  • Renda
  • Garantia de pagamento (em alguns casos)

Como funciona o score para cartão de crédito?

De modo bem grosseiro, podemos dizer que o score funciona como uma régua de sua vida financeira, ou seja, uma escala numérica que reflete o quão boa ou ruim está as suas finanças.

Como a nota vai de 0 a 1.000 pontos, quanto maior a sua classificação, melhor sua capacidade de pagamento e é justamente esse tipo de pessoa que tem mais chances de conseguir crédito no mercado.

Como o score de crédito é calculado?

Embora o mais famoso seja o score Serasa, saiba que cada birô de crédito faz seu próprio cálculo para dar uma nota ao consumidor.

Mas, como essa pontuação é calculada? Bom, normalmente, essa escala é medida através de: consultas em seu CPF, histórico financeiro e de pagamentos e negativações em seu nome.

Entretanto, além desses critérios, os birôs também levam em conta as seguintes informações na hora de calcular seu score:

  • Quantos empréstimos você solicitou ultimamente
  • Qual é a movimentação financeira em sua conta bancária
  • Se você possui empréstimos e financiamentos ativos em seu nome e quantos já quitou
  • Qual é a sua situação no Cadastro Positivo
  • Se você paga suas contas em dia ou com que frequência costuma atrasar o pagamento
  • Entre outros pontos

Nota do score

Com base nas informações acima, o birô de crédito chega a uma pontuação de crédito específica para cada consumidor. De modo geral, temos as seguintes notas de crédito:

  • Baixo score: 0 a 300 pontos
  • Médio score: 301 a 700 pontos
  • Alto score: 701 a 900 pontos
  • Excelente score: 901 a 1.000 pontos

Então, qual o score mínimo para cartão de crédito?

Se a sua dúvida é sobre qual seria o score bom para cartão de crédito, entenda que não existe uma pontuação exata para isso, visto que cada instituição tem autonomia para aprovar ou negar o pedido de acordo com a sua própria análise de crédito.

Contudo, de modo geral, o que se observa no mercado é que o score mínimo para cartão de crédito é de 400 pontos.

Mas, pode ficar tranquilo se você está abaixo disso, pois existe opção para todo o tipo de público, até mesmo cartão de crédito para negativado e autônomo, por exemplo.

Sendo assim, mesmo que você esteja com o score menor que 400 pontos, não é preciso se frustrar, pois existem boas opções de cartão de crédito para quem tem score baixo.

Além disso, é importante lembrar que quanto maior o score para solicitar cartão de crédito, mais chances de ser aprovado você tem.

Ou seja, se você tiver 700 pontos de crédito, será muito mais fácil conseguir um bom cartão de crédito, ou seja, com mais vantagens e benefícios.

Como descobrir o meu score de crédito?

Bom, agora que você já sabe qual score é bom para cartão de crédito, ficou na dúvida sobre como consultar o seu, não é mesmo?

Para isso é muito simples e rápido, basta uma consulta ao site do Serasa para consultar seu score de crédito.

Na página, caso você ainda não tenha conta, faça um cadastro breve. Se já tiver, é só informar seu CPF e a senha de acesso.

Assim, em poucos cliques, você saberá exatamente qual é a sua pontuação, tendo uma noção mais clara sobre como anda a sua situação financeira e quais são as suas chances de ter crédito aprovado no mercado.

Como melhorar meu score de crédito?

Se após a consulta você percebeu que o seu score está baixo, há algumas coisas que pode fazer para aumentar a sua pontuação de crédito, como:

  • Pagar as dívidas em atraso
  • Colocar seu CPF na nota fiscal
  • Atualizar seus dados no cadastro, principalmente seus rendimentos e endereço atual

Além disso, existe uma ferramenta que possibilita que você aumente o seu score de crédito muito mais rápido, conhecida como Serasa Turbo.

Dessa forma, se você tiver dívidas registradas em seu nome, pode consultar para ver se tem uma proposta de negociação turbo para você, no qual basicamente, após pagar o débito, você turbina a sua pontuação, ganhando mais pontos positivos que o normal.

Conclusão

Portanto, terminamos o nosso conteúdo especial sobre score para cartão de crédito! Esperamos ter lhe ajudado a esclarecer as principais dúvidas sobre o tema!

Saiba que ter uma boa pontuação de crédito é fundamental hoje em dia, não só para você ter um cartão de crédito, mas também para ter melhores condições de pagamento no mercado, com prazos mais estendidos e menores juros, por exemplo.

Por essa razão, procure ao máximo manter as suas finanças sob controle, pagando suas contas em dia e evitando o endividamento, pois esse é o principal segredo para ter um score de crédito alto!