Comprar um carro novo está na moda, afinal, o que não faltam são incentivos do governo e grandes “promoções” e “feirões” que as montadoras fazem.

Mas, o problema é que para boa parte dos brasileiros trocar de carro ainda é uma despesa alta e que pesa no dia-a-dia.

Contudo, sabemos que hoje em dia um automóvel não é mais um artigo de luxo e sim de necessidade básica, considerando que é um meio de transporte que facilita a nossa rotina, além de estar financeiramente mais acessível que o transporte público ou privado.

Assim, se você já passou de quando trocar de carro (o ideal é trocar a cada 3 e 5 anos, caso use entre 15 e 20 mil quilômetros no mês), é preciso pensar em como irá incluir mais essa conta em suas finanças, pois seja pagando à vista ou financiando, esse será um gasto que irá pesar no orçamento familiar por um bom tempo.

A alternativa então para quem precisa trocar de carro e não tem condições no momento de  comprar um automóvel zero é aproveitar as ofertas de carros semi-novos, ou seja, o carro “usado”).

Pensando do ponto de vista da boa Educação Financeira, se você está gastando cada vez mais com manutenção e gasolina, vale a pena trocar de carro para evitar problemas maiores.

E, a solução nesses casos é apostar em um bom carro usado, sendo essa a atitude mais inteligente para seu bolso!

Trocar de carro deve ser uma compra bem planejada

Se você é o tipo de pessoa que gosta de trocar de carro todo ano e essa despesa cabe em seu orçamento, tudo bem.

Entretanto, é preciso pensar na real necessidade disso, visto que mesmo sendo um item que facilita a nossa vida, a compra de um carro pode acabar se tornando um pesadelo em suas finanças.

Por isso, uma das dicas para trocar de carro é organizar seu orçamento para não correr o risco de criar dívidas.

E, o carro usado nesse sentido é uma ótima oportunidade, pois além de economizar dinheiro, você fica com uma conta de menor valor, principalmente se for financiar.

Inclusive, a tendência é que a oferta de carros seminovos fique mais atrativa nos próximos meses, pois esses terão uma queda de preços maior que a dos carros novos.

Carros usados farão você economizar mais

Muito além da diferença de preços entre carros novos e usados, a economia em seu dinheiro é enorme.

Ao comprar um usado, você economiza em diversos sentidos, como:

  • O carro novo se desvaloriza muito nos primeiros 2 anos de uso, ou seja, se você troca em pouco tempo, está perdendo dinheiro;
  • Os semi-novos tem custos menores, como gastos com licenciamento, IPVA e seguro.

É claro que aquele “cheirinho de carro novo” é muito bom e “desfilar” com um carro zero pelas ruas também é uma massagem no ego.

Mas, lembre-se na hora de trocar de carro que você não precisa ter o carro do ano para se satisfazer. 

Na verdade, se você pegar a diferença de valor que pagaria em um novo ou até mesmo economizar nos juros de um financiamento de automóveis, poderá investir esse dinheiro e aproveitar para realizar outros sonhos de consumo.

Contudo, é fundamental saber como trocar de carro, isto é, avaliar o risco de um carro semi-novo, especialmente com relação aos possíveis problemas de manutenção.

Mas, via regra geral, a diferença de preço entre um novo e um usado pode significar uma grande economia em sua vida financeira! Analise com calma e boas compras!