Durante as compras do dia-a-dia em supermercados, farmácias, postos de combustíveis, cinemas e etc., hoje em dia é comum escutar do atendente a seguinte frase: “Deseja colocar o CPF na nota fiscal?”, não é mesmo?

Essa pergunta é feita aos consumidores não por força do hábito ou porque o governo quer controlar seus gastos e ver o quanto você ganha por mês (teorias da conspiração…), mas sim porque se trata de um programa de benefícios muito vantajoso para os brasileiros.

É isso mesmo! Cadastrar CPF na nota fiscal pode ser bem útil para as suas finanças e para você como cidadão brasileiro quanto, considerando que as vantagens vão além dos ganhos em dinheiro.

Por isso, para você não perder mais tempo e benefícios, separamos algumas das melhores vantagens do cadastro do CPF na nota fiscal, para ganhar descontos, participar de sorteios e até mesmo dinheiro de volta na sua conta! Vamos nessa?!

Afinal, porque incluir o CPF na nota fiscal?

Infelizmente, ainda poucas pessoas aqui no Brasil sabem, mas cadastrar CPF na nota fiscal está cada vez mais vantajoso para o seu bolso.

Basicamente, o Programa CPF na nota começou como uma iniciativa do governo federal para diminuir a sonegação de impostos das empresas brasileiras, que muitas vezes não registravam as compras feitas em seu estabelecimento, para tentar mascarar seus ganhos.

No entanto, as campanhas geraram resultados tão positivos que os benefícios começaram a aumentar e se tornar cada vez mais interessantes para os consumidores.

Dessa forma, toda vez que você decide incluir o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) na nota fiscal de um produto ou serviço que está comprando, acaba gerando um documento fiscal bom para você e para o governo.

Com relação ao governo, você está ajudando a impedir que os estabelecimentos comerciais escondam seus ganhos na hora da declaração do imposto de renda (IR).

Já para benefício próprio, está abrindo a possibilidade de ganhar dinheiro fácil, seja através de descontos em programas do governo, como no IPVA, participando de sorteios, distribuição de ingressos para shows e jogos e muito mais.

Vantagens do cadastro do CPF na nota fiscal

Saber como cadastrar CPF na nota fiscal é muito produtivo para ambos os lados. Por isso, para incentivar os consumidores a incluírem o número na nota durante as compra, alguns estados brasileiros criaram benefícios interessantes, como:

Sorteios em dinheiro

Dependendo do estado em que você mora, é possível concorrer a prêmios em dinheiro (até R$1 milhão) com o cadastro do seu CPF na nota fiscal, como é o caso dos estados de MG, PA, RO, RS, SE e SP.

A boa notícia é que as chances de ser sorteado com uma “bolada” dessas é que quanto mais vezes você incluir seu CPF na nota, mais vezes seu nome aparecerá na lista de sorteio.

Mas, atenção, pois é preciso conhecer as regras do programa do seu estado, visto que, na maioria deles, é preciso ir até o site e cadastrar as notas fiscais para participar do sorteio, ou seja, não basta simplesmente pedir para incluir seu CPF durante a compra no estabelecimento.

Descontos exclusivos

Outra possibilidade de tirar proveito do cadastro do CPF na nota fiscal é através dos descontos oferecidos por alguns estados. Nesse sentido, o consumidor pode ganhar um bom abatimento no valor de alguns impostos, como é o caso de descontos no IPVA e IPTU.

Além disso, existem também estados brasileiros que oferecem descontos em lojas parceiras, como, por exemplo, durante a compra de livros.

Alguns estados que oferecem a opção de desconto a partir dos seus ganhos com o CPF na nota fiscal são: BA, DF, PE, RN, RO e RS.

Dinheiro de volta na conta

Você já ouviu falar do cashback? Se não, saiba que na tradução significa “dinheiro de volta”. Basicamente, toda vez que realiza determinada compra, uma porcentagem do valor da compra volta em dinheiro para você.

Assim, alguns programas de Cadastro de Pessoa Física na nota fiscal oferecem a opção de ganhar parte do valor gasto, podendo sacar a quantia periodicamente ou utilizar o valor para novas compras, com desconto.

Conclusão

Viu só como é interessante e vantajoso saber como funciona o CPF na nota fiscal? Os benefícios são muitos, esses são apenas alguns dos melhores.

Por isso, não acredite nessas teorias de que não vale a pena incluir o CPF ou que o governo vai lhe cobrar imposto depois sobre o valor. Os programas de benefícios são ótimos para você e para o seu bolso!

Sendo assim, procure como ativar o CPF na nota fiscal no programa do seu estado e comece agora mesmo a aproveitar de todas essas vantagens incríveis!